x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 12

acessos 22.355

Mercadorias Avariadas - Contabilização

Vanivaldo Avelar
Articulista

Vanivaldo Avelar

Articulista , Contador(a)
há 17 anos Sábado | 9 setembro 2006 | 11:52

Uma empresa de transporte de cargas, ocorre as vezes algumas AVARIAS nas mercadorias transportadas. Essas mercadorias avariadas são repassadas para os meus funcionários a preço de custo, descontando em folha de pagamento. COMO CONTABILIZAR ESSA SITUAÇÃO? COMO PROCEDER? Se possível com exemplos praticos.

Proteja a sua familia, REZE por ela! EU protejo a minha familia, EU REZO POR ELA.
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 17 anos Segunda-Feira | 11 setembro 2006 | 17:45

Oi Vanivaldo

Esclareça-nos alguns pontos de sua dúvida para que possamos nos posicionar;

A mercadoria avariada pertence a sua Transportadora, ou é de terceiros e quando isto acontece (são avariadas) sua empresa indeniza os donos e fica com ela a preço de custo?

De que tipo de mercadorias estamos falando?

Existe uma autorização dos empregados para o desconto em Folha de Pagamento?

Vanivaldo Avelar
Articulista

Vanivaldo Avelar

Articulista , Contador(a)
há 17 anos Terça-Feira | 12 setembro 2006 | 11:49

Amigo Saulo,
1 - A mercadoria transportada é de terceiros, portanto, faço a reposição das mercadorias avariadas por outras mercadorias.
2 - As mercadorias que estamos falando é na maioria das vezes como enlatados (óleo, extrato de tomate, azeitonas, palmitos), acontece avarias (amassadas) nas latas, por isso a necessidade de reposição.
3 - Sim, todos os funcionários estão de acordo com o desconto em Folha.
Grato.

Proteja a sua familia, REZE por ela! EU protejo a minha familia, EU REZO POR ELA.
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 17 anos Terça-Feira | 12 setembro 2006 | 15:16

Vanivaldo,

Agora fia mais fácil.

Sua receita básica é a de serviços (transportes) conseqüentemente, qualquer gasto necessário à percepção desta receita será custo dos serviços prestados. Nesta premissa o ressarcimento de mercadorias eventualmente avariadas faz parte deste custo uma vez que contribui para diminuição do lucro operacional.

Por outro lado, o referido custo será diminuído a cada vez que houver a compensação (recuperação) ocorrida com o repasse das mercadorias avariadas aos funcionários.

Para exemplificar contabilmente admitamos a seguinte situação e valores:

Frete Cobrado - 1.000,00
Reposição da mercadoria avariada - 200,00
Valor do repasse a Funcionários - 150,00

Na prática fica assim:

Pela cobrança do frete

D - Caixa ou Bancos (AC) ... se a vista, ou
Clientes (AC)..... se a prazo
C - Receitas de Prestação de Serviços (CR) ... 1.000,00

Pela reposição da mercadoria avariada

D - Custo dos Serviços Prestados
Reposição de Mercadorias avariadas (CR)
C - Caixa ou Bancos (AC) se a vista, ou
Fornecedores. (PC) ...... se a prazo........ 200,00

Pelo repasse e desconto das mercadorias para os funcionários

D - Folha de Pagamento (PC)
C - Custo dos Serviços Prestados
Reposição de Mercadorias avariadas (CR)... 150,00

AC - Ativo Circulante
PC - Passivo Circulante
CR - Contas de Resultado

- Note que seu custo e o valor dos salários a serem pagos serão diminuídos pelo repasse das mercadorias para os funcionários.

- Se preferir, pode mudar o nome da conta "Reposição de Mercadorias avariadas" por outro que achar melhor, mas qualquer que seja o nome adotado deve ser claro e estar dentro do grupo de "Custos dos Serviços Prestados"

- É importante que haja uma autorização por escrito de cada funcionário e a cada vez que forem efetuados os referidos descontos em Folha de Pagamento. A simples concordância verbal não caracteriza autorização.

- Não repasse tais mercadorias por valores maiores do que o de custo, se isto acontecer,estará caracterizada a proposição de lucro e você terá que ter em suas atividades também o comercio de mercadorias. Neste caso, os lançamentos seriam diferentes dos acima expostos.

Vanivaldo Avelar
Articulista

Vanivaldo Avelar

Articulista , Contador(a)
há 17 anos Terça-Feira | 12 setembro 2006 | 16:15

Amigo Saulo,

em momento algum irei utilizar da conta de Adiantamento a Funcionários (AC)?

Proteja a sua familia, REZE por ela! EU protejo a minha familia, EU REZO POR ELA.
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 17 anos Terça-Feira | 12 setembro 2006 | 19:27

Boa Noite Vanivaldo,

A necessidade do uso da conta Adiantamento a Funcionários vai depender da frequência com que se pratica o repasse e do tempo que esta mercadoria fica em poder de sua empresa.

Se costuma fazer isto várias vezes por mês é aconselhável que use a conta (sim) porque nela você teria inclusive controle contábil dos débitos e créditos de cada funcionário. No entanto, se isto só ocorre eventualmente, nada o impede de (na contabilidade) registrar o fato lançando-o a débito da conta "Folha de Pagamento" e a crédito de Custos.

Você está certo quanto a ter o cuidado de registrar o repasse na conta de Adiantamentos a Funcionários, a rigor deveríamos lançar (também) as mercadorias recebidas com avarias no grupo Ativo Circulante na conta Estoques - Outros Estoques, ou qualquer outro nome que melhor identifique a conta em questão, para que não se perca o controle, principalmente se elas ficam por bastante tempo na sua empresa.

Daí a necessidade de sabermos se o tempo em que as mercadorias ficam em poder de sua empresa é ou não significativo. Isto porque se lançadas unicamente como custos dos serviços prestados, ao final do exercício você terá esta conta zerada pela apuração do Resultado e, naturalmente, perderá o controle de quanta mercadoria ainda possui.

Pelo acima exposto, repito, os lançamentos e consequentes controles nas contas de Adiantamentos a Funcionários e Outros Estoques serão determinados pela frequência que a operação se repete não havendo necessidade destes, se são fatos esporádicos, a menos que haja interesse por parte da empresa do controle específico.

Vanivaldo Avelar
Articulista

Vanivaldo Avelar

Articulista , Contador(a)
há 17 anos Quarta-Feira | 13 setembro 2006 | 10:28

Amigo Saulo,
Muito obrigado pela sua opinião e auxilio.

Proteja a sua familia, REZE por ela! EU protejo a minha familia, EU REZO POR ELA.
LUCIANO SILVA HONORATO

Luciano Silva Honorato

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 14 anos Sexta-Feira | 2 outubro 2009 | 11:22

Senhores,

Bom Dia !

Estou com o seguinte problema, somos uma distribuidora de bebidas, e temos no grupo uma empresa de transporte. Tivemos uma mercadoria avariada na empresa de transporte, e gostariamos de realizar o repasse para a empresa de distribuição . Qual forma legal poderemos adotar para tal procedimento ?

Vanivaldo Avelar
Articulista

Vanivaldo Avelar

Articulista , Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 13 novembro 2009 | 15:42

Prezado Luciano,

Boa tarde!

Não sei se existe alguma outra forma, mas nos trabalhamos em forma de contrato.

Espero ter ajudado.

Att,

Vanivaldo Avelar.

Proteja a sua familia, REZE por ela! EU protejo a minha familia, EU REZO POR ELA.
Augusto Cesar Carvalho Kruschewsky

Augusto Cesar Carvalho Kruschewsky

Bronze DIVISÃO 3, Diretor(a) Financeiro
há 13 anos Quinta-Feira | 8 abril 2010 | 15:54

Amigos preciso da ajuda de vocês.
Estou trabalhando em uma empresa de alimentos e temos avarias na transportadora que opera conosco. Temos duas situações. A avaria pode ocorrer no trajeto da entrega ou então no trajeto de uma devolução de mercadoria pelo clientes ou mesmo no retorno da mercadoria (essa ultima quando o clientes nem a recebe). Qual a forma correta de contabilização para cobrar a transportadora após retorno da mercadoria e qual o documento formal para dar suporte a essa baixa no estoque após retorno da mercadoria e cobrança junto a transportadora?

Augusto Kruschewsky
Sávylla Tayanã de Souza Silva

Sávylla Tayanã de Souza Silva

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 21 junho 2011 | 20:31

Boa noite, trabalho como supermercado e gostaria de saber como é o procedimento com as avarias, é necessário a emissão de NF, tem direito a algum crédito?

Já agradeço.

Nota da moderação:
Sávylla, favor postar seu questionamento na sala de Legislações Estaduais-Municipais

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.