x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 5

acessos 4.088

Mudança de CNAE - impedimentos

Alexandre

Alexandre

Iniciante DIVISÃO 4, Administrador(a) Empresas
há 9 anos Quinta-Feira | 31 julho 2014 | 19:38

Olá Pessoal

Estou montando um engenharia de serviços na construção civil, meu contador errou no Código CNAE que eu tinha indicado para ele e escolheu outro. Agora eu tenho umas perguntas ao respeito da mudança deste código.

CNAE Atual:
7112-0/00: Serviços de engenharia

CNAE Desejado:
4299-5/99: Outras obras de engenharia civil não especificadas

O objeto do contrato social pode ser impeditivo a essa mudança?

Ouvi dizer que com o código 42995-99 é obrigatório a abertura de inscrição no estado, onde é solicitado o contrato de locação do imóvel em nome da empresa ou do sócio. Onde eu posso verificar essa informação?

Grato

Beatriz Rodrigues

Beatriz Rodrigues

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Escritório
há 9 anos Quinta-Feira | 31 julho 2014 | 23:43

Boa noite Alexandre,

Primeiro procure verificar se realmente o contador se enganou no CNAE ou se a atividade que você pretender exercer é que exige o CNAE que foi colocado.
Quanto a obrigatoriedade da inscrição estadual quando for preencher os dados da coleta Web, se for obrigado o programa dará um alerta (pendencia), o que costumamos deixar claro é que se a empresa comprar mercadoria, por algum motivo precisar trocar e no processo de troca for necessário emissão de nota fiscal ela terá que ter a inscrição estadual.
Quanto a apresentação do contrato de locação normalmente a Secretaria da Fazenda exige algum documento se constatar que já existe uma I. E. registrada no endereço da empresa.
Não se esqueça, que quando a atividade da empresa envolve engenharia é necessário cadastro no CREA.
Espero ter ajudado.


Alexandre

Alexandre

Iniciante DIVISÃO 4, Administrador(a) Empresas
há 9 anos Sexta-Feira | 1 agosto 2014 | 09:08

O objeto do contrato social é obras de engenharia civil, serviços de engenharia, obras de fundação, atividade técnica na área da engenharia e serviços especializados para construção, infraestrutura, edificação.

A atividade principal é ir em campo nas obras fazer medições (controle tecnológico, laudo técnico), e entregar relatórios de analises de engenharia.

Não é somente engenharia, tem uma parte de atuação técnica na obra para fazer os levantamentos. É por isto que eu acho mais adequado o CNAE 4299-5/99: Outras obras de engenharia civil não especificadas.

Enquanto do CREA já está resolvido.

Muito obrigado pelas respostas.

Fernando H. Buzaneli

Fernando H. Buzaneli

Ouro DIVISÃO 4, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 1 agosto 2014 | 11:00

Entendo que se você for fazer os serviços de engenharia (laudos, perícias, etc...) com mais frequencia, utilize o CNAE de serviços de engenharia.

Caso sua empresa também vá fazer a CONSTRUÇÃO, entendo que deve constar esse o CNAE dessa atividade também, aonde você deve inclusive atentar-se a desoneração da folha.

Exemplo prático de um cliente meu;
A empresa tem por objeto social a prestação de serviços de projetos, consultoria, assessoria, gerenciamento, administração e execução de obras de construção civil em geral , com aplicação de materiais e insumos.

Visto que no caso a empresa emite muito mais notas relacionadas a construção civil, a estrutura das atividades no CNPJ está assim definida:

Atividade Principal:
41.20-4-00 - Construção de edifícios

Atividade Secundária:
71.12-0-00 - Serviços de engenharia

Atenciosamente,
Fernando Buzaneli
https://www.buzaneli.com.br

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.