x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 7

acessos 50.270

Transferências de Mercadorias entre Matriz e Filial

Taise Rosana Kestring

Taise Rosana Kestring

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 1 agosto 2014 | 10:16

Bom dia, temos uma empresa que tem Matriz e Filial, e faz transferências de mercadorias da matriz para filial e vice versa, escriturando por exemplo nas Saídas pela CFOP 5152 na filial e na CFOP 1152 nas entradas da Matriz.

Os lançamentos utilizados na contabilidade são:
CFOP 1.152: D- Compra de Mercadorias (CMV)
C- Transferências de Mercadorias ( CONTAS TRANSITÓRIAS)

CFOP 5.152: D- Transferências de Mercadorias ( CONTAS TRANSITÓRIAS)
C - Compras de Mercadorias (CMV)

Minha dúvida é se no final do exercício esse grupo das contas transitórias deve entrar no zeramento, ou quais os lançamentos que deve ser efetuado, apesar de as contas sintéticas do grupo (Contas Transitórias) zerarem devido entrar o credito e debito, no ano seguinte continuam os saldos das contas analíticas.

Desde já obrigada.

Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 9 anos Sexta-Feira | 1 agosto 2014 | 12:57

Ola Taise!
Na minha opinião, essas contas transitórias não estão corretas, já que voce tem o livro de inventário das duas localidades (matriz e filial). Pelo que percebi pelo CFOP que voce colocou, elas são dentro do próprio Estado, mesmo assim, cada unidade tem a sua personalidade juridica, a sua escrita fiscal individualizada e por isso, devem estar representadas na contabilidade, também individualmente, no AC - Conta Estoques - Matriz e Filial.
A conta do Estoque - Filial, somente será "zerada" caso você faça o retorno para a Matriz, mediante emissão de nota fiscal.

Espero ter ajudado.

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida
Diangelis Brandt

Diangelis Brandt

Prata DIVISÃO 3, Supervisor(a) Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 1 agosto 2014 | 14:33

Boa tarde Taise,

Concordo com o nosso colega Eduardo com referência a criação de contas correntes Matriz e Filiais, pois já li matérias aqui e em outras fontes que me ajudaram nesse tipo de contabilização.

Nós criamos aqui parâmetros de importação das notas fiscais de transferência, do sistema fiscal para o contábil. Os lançamentos ficaram assim:

Exemplo: Transferência de Mercadorias da Matriz para Filial

Lançamentos Contábeis
Matriz
D - Conta Corrente Filial ( AÑC )
C- Estoque
Filial
D- Estoque
C- Conta Corrente Matriz (PÑC)

Nota que na consolidação do Balanço Patrimonial, o total do Ativo Não Circulante e o total do Passivo Não Circulante devem ser iguais. Tanto na DIPJ, FCONT e SPED, tais valores não precisam ser evidenciados por ser tratar de uma única empresa.
Essas contas devem ser criadas em ambas as empresas, inclusive no caso de as filiais transferirem para a matriz.

Ainda com relação a essas contas, as mesmas só zeram quando uma delas se extinguem por contrato, "zerando" a conta na mesma contra um conta de custo.

Caso eu encontre o matéria aqui no forum que fale sobre esses eventos, eu posto o link para o seu maior embasamento.

Um abraço

"Sozinho, você vai mais rápido... juntos, vamos mais longe!"

“Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração como para o Senhor e não para homens” (Colossenses 3:23)
DANIEL ROCHA DE OLIVEIRA

Daniel Rocha de Oliveira

Bronze DIVISÃO 2, Analista
há 8 anos Sexta-Feira | 8 maio 2015 | 15:50

Boa tarde,

Trabalho no sistema S e tenho uma dúvida, a matriz irá fazer a transferência de mercadoria e imobilizado para as filiais, porém a inscrição estadual está cadastrada apenas na matriz, ou seja, quando a matriz encaminhar para filial inclui a inscrição estadual na nf e quando a filial enviar para matriz como proceder uma vez que ela não tera inscrição estadual?

Muito agradecido.

Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 8 anos Segunda-Feira | 11 maio 2015 | 08:05

Daniel, complementando nosso colega Itamar, qual a atividade exata da Matriz e da filial??

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida
CAROLINE FERNANDES DORIGAN

Caroline Fernandes Dorigan

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Quinta-Feira | 16 julho 2015 | 14:12

Gente, estava lendo alguns fóruns de transferência de mercadoria de matriz para filial e me surgiu uma duvida.
Se a matriz emitir nota de transferência e a filial não der entrada nisso... como se contabilizaria ??
Porque vai abaixar faltando um lançamento para fechar na contabilidade.
E se a filial der entrada no próximo ano ? Existe uma conta de ativo ou passivo?? Pq se fechar no custo, como nos outros fóruns, o saldo zera... porém irá fechar com saldo ao contrario na conta.
Grata

Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 8 anos Quinta-Feira | 16 julho 2015 | 16:52

Boa tarde Caroline!

Mas qual o motivo que a filial não deu entrada nessa nota?

Vamos supor o seguinte episódio (sendo o empresario muito cruel..rsrsr..)

Transferência de uma mercadoria da Matriz para a Filial, onde a NF foi confeccionada e transmitida (NFe) às 23:50hs do dia 31/12/20xx (cruel esse patrão)...e ela chega na filial dia 03/01/20xy

LANÇAMENTO NA MATRIZ - SAÍDA DA MERCADORIA

D - Estoque Filial (AC)
C - Estoque Matriz (AC)
Saída NFe nº xxx, refe. transferencia mercadorias para Filial
Data Lançamento: 31/12/20xx

LANÇAMENTO NA FILIAL - ENTRADA DA MERCADORIA

D - Estoques Terceiros (Matriz) (AC)
C - Mercadorias em Transferência (PC)
Entrada Nf nº xxx, ref. transferencia mercadorias da MAtriz
Data Lançamento: 03/01/20xy


Sds

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.