x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 103

acessos 62.355

SCP - Obrigatoriedade de Obtenção do CNPJ

Hugo Lucindo Ferreira

Hugo Lucindo Ferreira

Iniciante DIVISÃO 2, Assistente Tributário
há 9 anos Terça-Feira | 13 janeiro 2015 | 12:37

Boa tarde pessoal.

Alguém tem alguma novidade referente à criação do CNPJ da SCP pelo coleta Web?
Todavia ainda não conseguimos realiza-lo.

Também entramos em contato com a RFB da nossa cidade e o atendente não sobre informar qual era o procedimento necessário para a realização do cadastro do CNPJ.

Obrigado desde já!

ANA MARIA

Ana Maria

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 14 janeiro 2015 | 14:42

Boa tarde

Pela coleta WEB ainda não da certo.
Já protocolei o pedido do CNPJ por ofício junto a Receita Federal.
Estou aguardando, disseram que essa semana já vão me passar o CNPJ.

ANA MARIA

Ana Maria

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 15 janeiro 2015 | 11:37

Bom dia

Abaixo o modelo

ILUSTRISSIMO SENHOR CHEFE DA AGÊNCIA DA RECEITA FEDERAL DA CIDADE DE .............................................., ESTADO DE SÃO PAULO.


........................................................, sociedade empresária limitada, regularmente inscrita no CNPJ/MF sob o nº ........................................., neste ato representada por seu administrador, ................................., brasileiro, casado, empresário, portador da cédula de identidade RG nº. .................................-SSP/SP, inscrito no CPF/MF sob o nº. ..................................., com sede na cidade de ........................................, Estado de São Paulo, na Rua .................................................., vem respeitosamente a presença de Vossa Senhoria expor e requerente o quanto segue.

A Requerente é pessoa jurídica que explora o ramo imobiliário e, em determinado negócio, formou, com pessoas físicas e jurídicas, alguns contratos de Sociedade em Conta de Participação.

Em razão das alterações trazidas pela Instrução Normativa RFB n.º 1.470/2014, passou-se ao entendimento de que tais sociedades, ou seja, as chamadas SCPs, precisam fazer inscrição do CNPJ junto à Receita Federal.

Por ser a sócia ostensiva nas sociedades, cabe a Requerente providenciar tal cadastramento, porém, como não estava conseguindo realizar o cadastramento pela Web, em razão de um erro que aparece no site, ingressou junto a Receita Federal com um pedido formal de orientação de como proceder, sendo orientada, através da Comunicação 141/2014/ARF/PFA (doc. anexo), em proceder ao pedido de cadastramento, de oficio, no CNPJ, formalmente.

Dessa forma, é a presente para requerer que se digne Vossa Senhoria em proceder, de oficio, o cadastramento da Sociedade em Conta de participação formada entre a ........................................................... e .......................................................para que produza seus efeitos jurídicos e legais.

Para tanto, segue anexo o formulário com os dados das empresas utilizados no “Coleta Web”, bem como, os documentos indicados no Anexo VIII, da Instrução Normativa RFB 1470/2014.

Termos em que,
Pede deferimento.

..........................................................., 08 de janeiro de 2014.

Rita Corte

Rita Corte

Bronze DIVISÃO 2, Não Informado
há 9 anos Quinta-Feira | 22 janeiro 2015 | 14:25

Tentei dar entrada de Oficio no registro de SCP, no cadastro me informaram que não estão aceitando, so iria perder tempo , Receita Federal do Parana, Curitiba, que tem que ser através WEB, se sócio ostensivo for pessoa Jurídica , deve ser incluído o CPF do representante da sociedade( sócio ostensivo) deste como responsável pela SCP, e no quadro societário as quotas do sócio ostensivo, e o percentual restante em tesouraria. Alguém já conseguiu obter CNPJ em situação semelhante?

Eduardo Costa

Eduardo Costa

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 22 janeiro 2015 | 17:18

Boa tarde a todos!

Uma outra questão que gera dúvida é se o CNPJ será uma extensão do CNPJ da sócia ostensiva (como acontece no RET) ou será um novo CNPJ.

Alguém já verificou sobre esta situação?

Abraços.

Adm. Eduardo Costa
Administrador Empresas
Técnico Contábil
Fatima Oliveira Sousa

Fatima Oliveira Sousa

Bronze DIVISÃO 4, Analista Fiscal
há 9 anos Sexta-Feira | 30 janeiro 2015 | 15:56

Pessoal, Boa tarde!

Alguém já conseguiu enviar o DBE online? Caso positivo se puderem me ajudar... Não sei mais o que fazer, pois fui na RFB de Santos e os mesmos informaram que isso tem que ser feito pela coleta online ( DBE).
Quando vocês estão preenchendo o DBE vocês abrem com "Demais estabelecimentos", evento 102 e usando a Natureza Jurídica 212-7?

Já fiz o DBE conforme acima, mas não é aceito. Alguém pode ajudar.
Desde já agradeço!

Fátima

João Freitas

João Freitas

Prata DIVISÃO 3, Tecnólogo
há 9 anos Quinta-Feira | 5 fevereiro 2015 | 14:36

Aproveitando o tópico sobre scp´s, alguém sabe me informar se há algum problema uma scp ter o sócio oculto com 90% e o ostensivo com apenas 10%?

JS-Brasil Consultoria Contábil
"Fazendo a conta certa"
JACQUELINE COSTA

Jacqueline Costa

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 10 fevereiro 2015 | 13:06

Sou de Belo Horizonte, e somente tentei fazer o cadastro sincronizado on line para abertura de CNPJ para sociedade em conta de participação e ainda não consigo cadastrar uma pessoa jurídica como sócia ostensiva. Alguém já conseguiu ?

Elisangela Roncato de Almeida

Elisangela Roncato de Almeida

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 11 fevereiro 2015 | 19:14

Olá Pessoal,
Tenho acompanhado este tópico desde e o início.

Também não consegui fazer o CNPJ da SCP com o sócio ostensivo PJ.

Na hora de fazer a verificação dá o seguinte erro:

"Na opção Dados do Sócio/Administrador:
Para esta qualificação só é permitido Pessoa Física como sócio".

LUCIA HELENA KUHNEN SCHULLE

Lucia Helena Kuhnen Schulle

Bronze DIVISÃO 4, Gerente Administração Contratos
há 9 anos Terça-Feira | 17 fevereiro 2015 | 09:46

Estou com o mesmo problema de todos, o Coleta On-line - CNPJ, não está aceitando o CNPJ como sócio Ostensivo.
mas tenho novas dúvidas:
se tenho vários contratos com as mesmas empresas com incorporações diferentes, mas com a mesma porcentagem entre o sócio Ostensivo e o Oculto, terei que fazer um CNPJ para cada incorporação? se todas terão o mesmo nome, sócios e porcentagem? a única diferença são as datas e o capital aplicado.
falando em datas, qual data colocar, a data atual? ou a data do contrato? mesmo que o contrato tenho ocorrido em 2011? E as obrigações acessórias estariam vencidas?

ELEN KEMMERICH

Elen Kemmerich

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 5 março 2015 | 08:56

Bom dia Colegas

Estive ontem na Receita Federal de Itajaí com essa situação, de PJ ser a sócia ostensiva e no preenchimento do DBE não permitir essa condição. Levei tudo impresso e pedi a solução, onde me foi dito que, como sócio ostensivo tem que colocar o CPF do representante da PJ (sócio-administrador da sócia ostensiva)! Sim, isto mesmo. E que não vão mudar nem arrumar nada na coleta web, que vai continuar ser assim, até mesmo porque pra eles isso nem faz muita diferença mesmo, é meramente cadastral, já que os resultados da SCP são apurados pela sócia ostensiva (PJ), que também é responsável pela declaração de rendimentos e pelo recolhimento dos tributos e contribuições devidos pela SCP.
Já solicitei o DBE e estarei encaminhando o pedido à eles na semana que vem para então obter o dito CNPJ.

MARCOS CRISTINO BOVALENTE SANTO

Marcos Cristino Bovalente Santo

Iniciante DIVISÃO 3, Consultor(a) Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 11 março 2015 | 17:55

Boa tarde a todos,

Tendo como orientação a informação publicada pela Contabilidade Ômega, informamos que devemos informar o CPF do representante legal da sócia ostensiva, gostaria de saber como ficamos, em relação às obrigações já transmitidas com o CNPJ da Sócia Ostensiva?

Será exemplo, depois de gerar um SPED, com o CNPJ da ostensiva, conseguiremos editar a declaração e trocar para o CNPJ da SCP, pois no sistema fiscal as notas são lançadas pelo CNPJ da ostensiva, gerando um arquivo a se importado. Alguém já viu esta questão com fornecedor de sistema?

Sds

Marcos Cristino

LUCIA HELENA KUHNEN SCHULLE

Lucia Helena Kuhnen Schulle

Bronze DIVISÃO 4, Gerente Administração Contratos
há 8 anos Quarta-Feira | 3 junho 2015 | 11:05

Olá a todos!
já fiz os CNPJ das SCP, conforme instruções da Receita Federal, onde coloca apenas os dados do sócio ostensivo - somente colocar o CPF do responsável dela empresa ostensiva e o capital dele. fiz no sistema Coleta Web. para cada contrato um CNPJ, mesmo que sejam entres as mesmas empresas.
já recebi os CNPJ . Tudo certo.

Danilo Poleza Kolczycki

Danilo Poleza Kolczycki

Prata DIVISÃO 3, Perito(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 4 junho 2015 | 22:41

Lucia, quanto tempo, em média, está demorando para sair um CNPJ pelo Coleta Web?

Obrigado!

Danilo Poleza Kolczycki
Perito Contador
Professor de Perícia Contábil
Instagram: @danilokolczycki
Youtube: Carreira em Cálculo
Juliana Canani

Juliana Canani

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 11 junho 2015 | 10:04

Lucia Helena, vc poderia me ajudar? a minha dúvida é a seguinte, na data do evento coloco a data do contrato? e no quadro societário, coloco somente o sócio ostensivo com 100%?, ou tenho q colocar o participante em cotas de tesouraria?Obrigada

Sergio Paulo do Nascimento

Sergio Paulo do Nascimento

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 11 junho 2015 | 16:58

Lucia Helena, boa tarde!

Também estou com a mesma dúvida da Juliana. Coloquei apenas o percentual do sócio ostensivo 80%, porém o sistema Coleta WEB só aceita a informação de 100%. O próprio sistema não permite a informação do sócio participante.
Nesse caso, você colocou os sócios participantes como cotas em tesouraria ?

Grato

Juliana Canani

Juliana Canani

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 11 junho 2015 | 17:32

Boa tarde Sérgio Paulo,

Fiz uma consultoria hj e me passaram o seguinte:

No QSA (quadro de sócios e administradores) deverá constar somente o sócio ostensivo detendo 100% da sociedade. Isto porque é o sócio ostensivo que responde ilimitadamente pela SCP.

E achei essas dicas no site do crc : Para inscrição no CNPJ da SCP, a sócia ostensiva deverá solicitar o cadastro via Internet, informando como evento o código 101 - Inscrição de primeiro estabelecimento e como data do evento, o dia em que foi assinado o documento de constituição da SCP. Informar como natureza jurídica 212-7 - Sociedade em Conta de Participação, e escolher um nome fantasia para a SCP, objetivando facilitar a movimentação de documentação para efeitos contábeis e fiscais, e informar a atividade econômica da SCP. O endereço a ser informado será o local da atividade da SCP. No Quadro Societário (QSA), informar somente o sócio/administrador da empresa (sócio ostensivo), CPF e a data da entrada deste na SCP, com a qualificação 31 - sócio ostensivo. O documento a ser juntado ao pedido deverá comprovar a existência da Sociedade em Conta de Participação com a discriminação do sócio ostensivo e do(s) demais participante(s), sem necessidade de registro em qualquer órgão.

LUCIA HELENA KUHNEN SCHULLE

Lucia Helena Kuhnen Schulle

Bronze DIVISÃO 4, Gerente Administração Contratos
há 8 anos Sexta-Feira | 12 junho 2015 | 10:42

Cristiano, o importante é que a razão social espelhe o contrato.
por exemplo: nome da incorporada ostensiva, acrescido no nome da obra e termina com SCP
por exemplo: construtora azul residencial amarelo SCP.
tive que fazer isto, porque uma mesma construtora tinha 11 contratos e não podem ter o mesmo nome.

foi rápido a entrega dos documentos e o recebimento dos CNPJs

informando a outros, como informou a Juliana, é sempre um CNPJ novo. inscrição do primeiro estabelecimento.

Juliana Canani

Juliana Canani

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 12 junho 2015 | 10:55

Lucia Helena Kuhnen Schulle , preciso por SCP no final do nome então?

outra dúvida que tenho é que no meu contrato está escrito a atividade de gerenciamento de cargas somente,
será que posso adicionar mais algumas CNAES no DBE que sejam pertinentes a atividade, por ex. comissaria de despachos, mesmo não constando isso escrito no contrato?

Cristiano B. da Costa

Cristiano B. da Costa

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 12 junho 2015 | 13:09

Juliana Canani, em relação as atividades no seu caso talvez um aditivo ao contrato resolva. Em relação a sigla SCP; coloca-la facilita o entendimento de quem tiver acesso ao CNPJ que se trata de uma SCP e mostra para o colaborador da receita federal que estiver analisando o requerimento que se trata de uma Sociedade em Conta de Participação.

Página 2 de 4
1 2 3 4

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.