x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 6.619

Rendimento Tributado X Rendimento Bruto de aplicações financ

Natália Barbosa

Natália Barbosa

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 8 agosto 2014 | 10:41

Estou com o seguinte caso:
A empresa é do Lucro Presumido, fez aplicação financeira no fundo BB Referenciado DI LP 90 mil, e durante o ano houveram R$ 3.076,01 de rendimentos bruto, conforme soma dos extratos mensais, que foi o valor lançado na Contabilidade e no fim do ano o saldo do extrato estava igual ao saldo do razão.
No começo deste ano o cliente tirou um Demonstrativo de rendimentos financeiros IRPJ, que apresenta dados trimestrais de rendimento tributado no valor total do ano de R$ 2.830,24. O valor do IR bate com o lançado na contabilidade, e ele me questionou porque os rendimentos estão diferentes e quer que eu lance esse valor na contabilidade, pois na DIPJ ele vai colocar o valor do rendimento tributado. Minha dúvida: esse rendimento tributado deve aparecer nas demonstrações? De que forma? Não consegui entender como lançá-lo, pois se eu o fizer, os saldos do razão não vão bater com o do extrato.

Atenciosamente,
Natália Barbosa
Graduanda em Ciências Contábeis
Diangelis Brandt

Diangelis Brandt

Prata DIVISÃO 3, Supervisor(a) Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 8 agosto 2014 | 11:06

Bom dia,

Esse valor de R$ 2830,24 é o valor liquido desse rendimentos? Caso sim, provavelmente esse demostrativo está mostrando já descontados o IOF e o IR. Se cliente deseja esse valor, toda vez que lançar o rendimento bruto terá concomitante a isso as despesas financeiras e c/IR.

Na DIPJ, o valor bruto já entra na parte de rendimentos tributáveis exclusivamente na fonte. Já na DIRF, tal retenção e rendimento bruto devem ser discriminados.

Espero ter ajudado.

Até mais.

"Sozinho, você vai mais rápido... juntos, vamos mais longe!"

“Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração como para o Senhor e não para homens” (Colossenses 3:23)
Natália Barbosa

Natália Barbosa

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 8 agosto 2014 | 11:18

O total de IRRF foi de R$ 636,25 e de IOF foi R$ 302,57. Ele ainda me apresentou um demonstrativo da Receita Federal que não lembro qual é, onde mostra o conhecimento da Receita Federal do valor de Rendimento Tributado de R$ 2.830,24, ou seja, igual o valor do rendimento tributado informado no demonstrativo fornecido pelo banco. Por isso ele quer que esse valor apareça na DRE, porque a Receita sabe que ele teve 2.830,24 de rendimento, mas como já falei, só lançando o rendimento bruto de 3.076,01 dos extratos mensais é que os saldos batem.

Atenciosamente,
Natália Barbosa
Graduanda em Ciências Contábeis
Diangelis Brandt

Diangelis Brandt

Prata DIVISÃO 3, Supervisor(a) Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 8 agosto 2014 | 11:51

Será necessário verificar quais foram os lançamentos de rendimento na DIRF, para saber quais foram as fontes de pagamento de rendimentos que a empresa auferiu (pode ser que os dados contábeis não estejam equiparaveis a DIRF).

Depois disso, pedir ao seu superior que imprima esse novo modelo de extrato dos 12 meses. Caso o diário não tenha sido impresso e autenticado, você pode retificar as informações, afim de que a contabilidade e a DIPJ apresentem somente os valores líquidos, seja lançando o rendimento líquido de cada mês ou lançando as deduções da receita (despesas de iof e ir).

Mais simples que isso, é fazer um lançamento de regularização de saldo no final do ano, reconhecendo as despesas incorridas e retificando a DIPJ, se assim a empresa através do responsável achar devido.

"Sozinho, você vai mais rápido... juntos, vamos mais longe!"

“Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração como para o Senhor e não para homens” (Colossenses 3:23)
Natália Barbosa

Natália Barbosa

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 8 agosto 2014 | 16:10

Desculpe a minha ignorância, mas ainda não compreendi.
Eu já havia lançado as despesas com IRRF e IOF, mesmo assim não bate os valores como citei na postagem anterior. Pelo que eu entendi, no banco há um rendimento bruto todo mês, mas ele não é tributado totalmente, pois a cada trimestre o banco fornece um demostrativo com informações de valores de um "rendimento tributado", que é o que tá causando confusão, porque pelo que eu entendo tenho que lançar o rendimento bruto, mesmo a empresa sendo do lucro presumido, ou seja, regime de caixa para apuração dos impostos, estou certa ou não?
ou tenho que lançar esse rendimento tributado? o pior é que se eu fizer isso os saldos não vão bater, e não sei como o banco chega a esse valor ele simplesmente apresenta em um demostrativo resumido do trimestre.

Atenciosamente,
Natália Barbosa
Graduanda em Ciências Contábeis
Diangelis Brandt

Diangelis Brandt

Prata DIVISÃO 3, Supervisor(a) Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 8 agosto 2014 | 17:13

Você deve se basear apenas no modelo de extrato para simples conferência, onde vão conter:

- Saldo inicial
- Rendimento
- IOF e IR
- Saldo final

É necessário a empresa chegar no consenso de qual relatório se utilizar, uma vez que o utilizado já bate com o contabilizado. Tudo que falei acima, sobre DIRF e DIPJ são necessários para que não haja divergência nos dados na Receita Federal.

A princípio, o modo feito por você sobre rendimento bruto, IR e IOF já indica que os saldos estão corretos.

Bom final de semana!

"Sozinho, você vai mais rápido... juntos, vamos mais longe!"

“Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração como para o Senhor e não para homens” (Colossenses 3:23)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.