x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 2.936

Registro no livro diário do inss retido dos funcionários e n

jarbas monteiro cabral

Jarbas Monteiro Cabral

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 14 agosto 2014 | 16:58

Boa tarde colegas,
Tenho uma empresa de pequeno porte enquadrada no Simples Nacional e por falta de experiencia deixei de cumprir com varias exigências legais que estou tentando resolver.
Sei que como optante pelo simples estou desobrigado a registrar o livro diario na junta comercial e a elaborar balanço patrimonial e DRE, no entanto como tenho previsão de prestar serviços para entes públicos gostaria de faze-los e registra-los.
As minhas duvidas são:
1- Sou enquadrado no anexo IV do simples (prestação de serviços de engenharia/Empreiteiro) e durante os serviços que realizei fiz a retenção do INSS dos funcionários,porém não recolhi ao fisco, no registro no livro diário como devo efetuar o lançamento?
2- E a empresa para a qual prestei serviço fez a retenção do INSS 11%, como lançar também no livro diário?
3- Minha contadora também não me informou sobre o recolhimento do INSS patronal (28,5%) sobre o valor da folha e não fiz o lançamento, como registrar isso também no livro diário?
4- Vou fazer o levantamento de todos os INSS retidos dos funcionários, somando com o o INSS patronal e compensar com o que foi retido pela empresa para a qual prestei serviços e o resultado se for positivo ou negativo, como vou registrar no livro diário?
5- E por último, alguém sabe me dizer se ainda pode ser feito o registro do livro diário em papel diretamente na junta comercial e se é necessário registrar o livro caixa junto?
Obrigado,
Jarbas Cabral

Agnaldo do Espírito Santo

Agnaldo do Espírito Santo

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 18 agosto 2014 | 23:59

Jarbas, os lançamentos no diario, surgem naturalmente ao registrar os fatos. O fato gerador, ocorre quando você faz o desconto. Se não pagou, do ponto de vista contábil, não tem nada errado. Tem apenas problema fiscal. quando pagar, aí sim este fato será registrado no diario. Optante do simples não existe não tem INSS Patronal. esta é uma das melhores vantagens do programa. é pertinente lembrar, que o exercício da contabilidade deve ser feito por um contador com Registro no CRC ou Técnico contábil. Os registros sem a assinatura deste profissional não terá validade em nenhuma instituição. Então, não se desgastes. deixe isso com o profissional competente. Lembrando que o contador possui os programas que geram essas informações naturalmente.

Saudações Contábilistas
http://aescontabilidade.com.br/
e mail: [email protected]

Da justiça de cada um, nasce a Paz - João Paulo II
jarbas monteiro cabral

Jarbas Monteiro Cabral

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 19 agosto 2014 | 01:15

Boa noite caro Agnaldo,
Só esclarecendo eu possuo esta empresa porém minha formação é em Ciências Contábeis e como as duas atividades demandam muito tempo preferi deixar nas mãos de uma colega de profissão a contabilidade de minha empresa, porém possuo um bom arcabouço na área e por isso sei que deixamos de cumprir com varias exigências.
No caso do INSS patronal, como estou enquadrado no Anexo IV do Simples Nacional (Serviços de Engenharia com colocação de mão de obra dentro do canteiro do tomador) estou obrigado a calcular e recolher 20% de INSS Patronal, 3,50% não me recordo a que título e mais 5% para outras entidades), assim diz a Lei.
Quanto ao registro no livro diário eu pensava que, como a contabilidade trabalha com o regime de competência, eu deveria provisionar o INSS retido dos funcionários que não foram recolhidos no passivo circulante assim como o INSS patronal e o INSS retido pelo tomador eu deveria lançar em uma conta do ativo, já que é um direito que tenho e posso utiliza-lo fazendo a compensação com o que devo, visto que na realização do Balanço Patrimonial e DRE como estes valores não foram pagos eles deveriam aparecer para mostrar sua existência pois estas peças contábeis são elaboradas com base neste livro (diário) e que altera o resultado da empresa.
Só lembrado que sei que estou desobrigado a fazer o livro diário, porém como pretendo prestar serviço para ente público, estes obrigam a apresentação de BP DRE, e como minha contadora esta muito ocupada estou pensando em aplicar meu pouco conhecimento para fazer minha própria contabilidade e para isso conto com a ajuda deste magnifico fórum para tirar as dúvidas.
Desculpe me se estiver errado, e por favor se puder me confirme estas informações.
Muito obrigado,
Jarbas Cabral.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.