x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 5.764

Pedido de PIS funcionário de MEI

Sheyla Souza

Sheyla Souza

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 18 agosto 2014 | 21:11

Prezados, boa noite.

De acordo com a CEF, hoje temos que fazer um processo interno para pedido de PIS de um funcionário de empresas, via formulários FICUS, Convênio com a CEF, entre outros. Esse processo é feito com a utilização do Certificado Digital.

Ai me surgiu a seguinte dúvida. Hoje tenho uma empresa MEI, que deseja registrar seu funcionário no primeiro emprego, sendo assim deve ser solicitado o PIS. O MEI não é obrigado a fazer um certificado digital. Fui até uma CEF, e eles me informaram que deveria fazer a certificação de chave PRI, aquela antiga, via disquete, mais que não são todas as agências que fazem.

Minha irmã trabalha com RH, e me informou que esse acesso ao sistema da CEF, não é via certificado. E na internet não encontro nenhuma resposta para esse procedimento.

Alguem pode por gentileza me informar qual é o real procedimento? Tenho muitas duvidas de como devo proceder? Alguem já passou por isso?

Atenciosamente,
Sheyla Souza

CLICEU MONTEIRO

Cliceu Monteiro

Bronze DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 9 anos Quarta-Feira | 20 agosto 2014 | 15:40

Scheyla Souza

Você só precisa do certificado digital padrão IPC se quiser fazer a inscrição do PIS de forma online.
No teu caso preencha em duas vias o formulário DCN (documento de cadastramento do NIS) disponível para download no site da caixa, recolha as assinaturas exigidas, anexe o CNPJ da empresa e entregue para o funcionário para que ele encaminhe pessoalmente em qualquer agência da Caixa para efetuar o respectivo cadastramento, após isso, o trabalhador terá o seu número de inscrição do PIS, é de responsabilidade do empregador anotar o número do PIS na CTPS.

Att;

CLICEU

KLEBER  RIBEIRO

Kleber Ribeiro

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 20 agosto 2014 | 15:45

Sheyla,

Atualmente já é disponibilizado a opção para solicitar o PIS pela internet sem ser preciso ter o certificado digital.

Eu mesmo tenho acesso a várias empresas para solicitar on line o PIS.

É preciso que o MEI assine o FICUS autorizando outra pessoa (que tenha PIS) a acessar o sistema e fazer os pedidos de PIS quando necessário.

Veja no link abaixo como fazer esse procedimento.

http://www.caixa.gov.br/pj/pj_comercial/mp/pis/cadastro_nis_internet.asp

Kleber Ribeiro

CRC-GO 023025/O-8

Contador
SUSANA ANTUNES CAMARGO

Susana Antunes Camargo

Prata DIVISÃO 2, Assessor(a) Gabinete
há 8 anos Quinta-Feira | 18 junho 2015 | 21:20

Olá Kleber,

meu cliente é mei e já tem a chave PRI, dai enviamos a FICUS em nome do empreendedor para que ele possa gerar o PIS de um funcionário, já que o empreendedor tem PIS, agora a mais de um mês uma atendente da CEF disse que é só ele entrar na internet, entrei nesse site e digitei o PIS do MEI mas aparece a msg de que o NIS está sem cadastro social, o que pode estar acontecendo??

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.