x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 1.764

Dúvidas Trabalhistas - 3 meses sem receber salário

Danilo Araújo da Silva

Danilo Araújo da Silva

Iniciante DIVISÃO 1, Agente Administrativo
há 9 anos Quarta-Feira | 20 agosto 2014 | 01:06

Venho por meio deste sanar algumas dúvidas referente a uma questão trabalhista, trabalho a 3 anos e meio em uma

construtora, em Taboão da Serra e já estou a 3 meses sem receber meu salário..Não posso sair da empresa no momento até que

paguem o que esta atrasado. Já solicitei uma posição para meus superiores, mas até agora não me deram respaldo nenhum.

É descontado INSS, contribuição sindical, mas segundo informações isso não é repassado, o FGTS também não é depositado na

Caixa Economica. Já foram feitas varias denuncias tanto no sindicato da categoria como no ministério do trabalho de varios

funcionarios, incluive do Rh da empresa, mas não apareceu nenhum fiscal ou representante do sindicato para nos dar um

posicionamento.

Tive contato com alguns ex-funcionarios que procuraram fazer acordo na justiça, mas mesmo assim a empresa anda cumprindo o

pagamento nos 2 primeiros meses e depois não pagam mais nada, quebrando a negociação forçando o ex-funcionario a entrar

com um novo recurso.

A empresa só efetua o recolhimento do FGTS e INSS apenas em situações de processos recisórios.

Ela também vem forjado o recibo de recolhimento do FGTS para apresentação aos seus clientes no processo de integração de

seus funcionarios na obra, não havendo a conferencia do recolhimento pelo cliente validando o processo corretamente. Onde

por esse motivo já aconteceu de ex-funcionarios processarem a empresa e também o cliente.

Eles pagam uma parte do salário por fora, pois recebo mais do que está na carteira de trabalho, a Empresa também não paga

multa para os funcionarios quando atrasa os pagamentos.

As minhas dúvidas são:

1)Já entramos em contato com o Gerente Regional do Ministério do Trabalho, mas não tivemos nenhum retorno. se o sindicato

e nem o ministério está nos dando retorno, aonde Denunciar ?

2)Como a situação financeira não me permiti contratar um advogado privado agora, como adquirir um advogado gratuitamente ?

3)Todas as minhas contas estão sendo pagas atrasadas, acarretando juros e multas. Há algum meio de ter um retorno disso

por parte da empresa, judicialmente ?

4)Se eu optar por recisão indireta, quanto tempo leva para dar entrada nesse processo e o Juiz dar a Sentença e quando eu

conseguiria a liberação do seguro desemprego, pois estou passando por dificuldades financeiras ?

5)Como eu faço para rever a oficialização do Recolhimento do INSS ? Devo entrar com um processo paralelo contra o INSS

para regularização do mesmo ?


Desde já, agradeço a atenção e espero ansioso por um posicionamento.

Atenciosamente

Letícia Costa

Letícia Costa

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Recursos Humanos
há 9 anos Quarta-Feira | 20 agosto 2014 | 07:56

Olá Danilo, que confusão hein !!!

Bom, no sindicato da classe, na maioria das vezes tem um advogado, a disposição do trabalhador, você pode estar procurando ele, para que te oriente, e até mesmo entrar com um processo.

O MTE só vai até o local quando há muitas denúncias, fora isso, demora muito tempo para tomar atitude, dificilmente o sindicato possuí um fiscal. Então procure um advogado trabalhista para que entre com um processo.

Depois nos conte como terminou essa história!

Boa sorte! ;)

Atenciosamente;

Letícia Costa

Tecnóloga em RH

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.