x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 5

acessos 2.285

Emissão de Nota Fiscal MEI comércio

Kleber André Seidel

Kleber André Seidel

Iniciante DIVISÃO 3, Micro-Empresário
há 9 anos Quarta-Feira | 20 agosto 2014 | 17:22

Boa tarde, fiz registro no MEI esta semana estou criando um site que irá revender produtos eletrônicos, sem ter estoque, as pessoas compram do meu site e eu compro de distribuidores, recebo deles na minha casa o produto e encaminho para o cliente final que fez o pedido. Se ele for pessoa fisica, preciso emitir nota fical para encaminhar via transportadora para ele? e o valor da nota tem algum custo pra mim? Por favor, sou novo no negocio, nao entendo muito de contabilidade. .. obrigado!

Beatriz Rodrigues

Beatriz Rodrigues

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Escritório
há 9 anos Quarta-Feira | 20 agosto 2014 | 23:42

Boa noite,

Não existe obrigatoriedade do MEI de emissão de NF para pessoa física, apenas para pessoa jurídica, mas no caso enviar a mercadoria via transportadora sem emissão de NF acho difícil você conseguir isso.
Quanto a sua pergunta se o valor da NF lhe trará algum custo, se o que você quer saber é se terá incidência de algum imposto, a principio lhe digo
que não, mas não se esqueça de atentar ao valor do limite de faturamento para o MEI.
Aconselho você verificar se realmente o MEI atende a sua necessidade.

Rodrigo Henrique Dias

Rodrigo Henrique Dias

Prata DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 9 anos Quinta-Feira | 21 agosto 2014 | 07:54

Bom dia, Kleber

Para emissão de NF pelo MEI, se não estiver obrigado à NF-e (Nota Fiscal eletronica) deverá ser feito o pedido de talão modelo 1 pelo site do posto fiscal, entrar com a senha e pedir autorização da AIDF
o site é https://www.fazenda.sp.gov.br/pfe/Login.asp?Acao=Logon

Agora para criar a senha, você deve entrar em contato com o Posto Fiscal de sua jurisdição e verificar como está o procedimento de criação de senha hoje em dia, que deve ter que preencher algum formulário e ir pessoalmente no Posto Fisca.



Ja se sua empresa estiver obrigada à emissão de NF-e, que você pode consultar aqui pelo CNAE da sua empresa https://www.sefaz.rs.gov.br/NFE/NFE-OBR-CNA_1.aspx

Você deve fazer o credenciamento no site, obter certificado digital da pessoa jurídica e baixar o programa da NF-e.

Lembrando que você deve se atentar ao limite anual do MEI, para que isso não prejudique sua empresa, fazendo-o ter que mudar o regime de tributação. E também não deve destacar impostos nenhum na NF


Att
Rodrigo Dias

Kleber André Seidel

Kleber André Seidel

Iniciante DIVISÃO 3, Micro-Empresário
há 9 anos Quinta-Feira | 21 agosto 2014 | 09:41

Bom dia Rodrigo, obrigado pela ajuda também, porém, estou com muita dificuldade, segue um exemplo:

Vendi pelo meu site para uma PF um computador por R$ 1.200,00, comprei o mesmo de meu fornecedor, recebi em minha empresa e agora preciso enviar ao comprador, então ONDE e COMO eu faço a Nota Fiscal para enviar junto com o o computador por transportadora ou pelo correio??

Fernanda Lépore Ramon

Fernanda Lépore Ramon

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 30 outubro 2014 | 07:41

Bom dia!
Tenho um caso de um MEI que é comércio de roupas. Como ele não está obrigado a emitir nota fiscal para pessoa física e não tem vendido para pessoa jurídica, como fazer para emitir as vendas do mês para dar baixa no estoque?
Existe algum previsão de fazer uma nota no final do mês com o total vendido?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.