x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 4

acessos 812

Transporte de passageiros

Leidiane

Leidiane

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 26 agosto 2014 | 10:24

Bom dia,

Uma empresa de transporte de passageiros, enquadrada no Cnae 4929-9/02, realizada transporte sobre regime de fretamento, e por exigência da Antt, utiliza a nota fiscal de serviço de transporte modelo 7.
Esta atividade, incide ICMS ou ISS?

Att,

Leidiane

Ademir Benedito da Silva Junior

Ademir Benedito da Silva Junior

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 26 agosto 2014 | 10:58

Bom dia Leidiane,

Se for transporte municipal é ISS, conforme art. 152, da Lei 170/83, Item 16.01.
Se for intermunicipal, interestadual e internacional é ICMS, conforme art. 1º, Inciso II, do RICMS/SC.

Art. 1º O imposto tem como fato gerador:

I - [...]
II - prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal, por qualquer via, de pessoas, bens, mercadorias ou valores;
[...]


Fontes: RICMS/SC
Código Tributário de Chapecó

Atenciosamente,

Ademir Benedito da Silva Junior
-------------------------------------
“Habilidade só se ganha fazendo.” Ralph Waldo Emerson

Leidiane

Leidiane

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 26 agosto 2014 | 11:20

Obrigada Ademar,

Aproveito também, para esclarecer outro ponto: a empresa realiza viagens para o Exterior.
Neste caso, há isenção de Icms quando o percurso é por ex: Florianópolis, Uruguai, Florianópolis?


Att,

Leidiane

Ademir Benedito da Silva Junior

Ademir Benedito da Silva Junior

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 26 agosto 2014 | 11:50

Leidiane,

Se o transporte iniciar em Florianópolis e terminar em Florianópolis, mas passando por outros lugares será devido o ICMS.

Atenciosamente,

Ademir Benedito da Silva Junior
-------------------------------------
“Habilidade só se ganha fazendo.” Ralph Waldo Emerson

Kelen

Kelen

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 17 setembro 2014 | 16:00

Boa tarde, estou com uma dúvida em relação à incidência ou não de ISSQN em uma determinada prestação de serviço. É uma prestação de serviço de transporte de passageiro, intermunicipal, no meu entendimento serviço de transporte intermunicipal não tem incidência de ISSQN e sim do ICMS. Porém a prestação é para a prefeitura municipal do meu município, e transportou atletas para o município vizinho, eles alegam que por serem o tomador de serviço tem direito a cobrança do ISSQN. Alguém pode me passar um embasamento legal a respeito?

Trajeto: Vera/MT - Sinop/MT - Vera/MT.

Tomador de serviço: Prefeitura Municipal de Vera/MT.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.