x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 7.621

lancamento Livro diario de Matriz e Filial

mirane

Mirane

Bronze DIVISÃO 4
há 9 anos Terça-Feira | 26 agosto 2014 | 14:32

Boa tarde, faço o livro diário de uma empresa que possui matriz e filial, sempre fiz separado, porem a matriz paga despesas da filial e a filial da matriz , acho que preciso criar uma conta de c/c transitórias entre matriz e filial e estou na duvida se crio no PC. Alguém pode me ajudar nessa dúvida?

Diangelis Brandt

Diangelis Brandt

Prata DIVISÃO 3, Supervisor(a) Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 26 agosto 2014 | 17:33

Boa tarde,

Eu aconselho você adotar nesses casos Contas Correntes Matriz e Filial para efetuar tais pagamentos (favor pesquisar no fórum pois já existe material sobre).

Gostaria de saber se você autentica os livros separadamente? Pois, no meu ponto de vista, o ideal é o livro consolidado - tendo em vista que as declarações federais são de forma consolidada.

Um abraço

"Sozinho, você vai mais rápido... juntos, vamos mais longe!"

“Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração como para o Senhor e não para homens” (Colossenses 3:23)
mirane

Mirane

Bronze DIVISÃO 4
há 9 anos Terça-Feira | 26 agosto 2014 | 22:00

Ate 2013 registrei separadamente, agora em 2014 vou unificar ate mesmo porque em 2015 sera obrigatório o envio do ECF das empresas do lucro presumido

Diangelis Brandt

Diangelis Brandt

Prata DIVISÃO 3, Supervisor(a) Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 27 agosto 2014 | 09:26

Ok...

Você verá que consolidado é bem melhor de gerenciar. Só é indicado comparar o BP da matriz e filial somando os valores, para ver se o sistema consegue gerar o consolidado sem diferenças (caso contrário, solicitar a manutenção que corrija o erro).

Crie as contas correntes segundo os materiais desse fórum, e qualquer dúvida é só entrar em contato. Vale lembrar que na hora de preencher uma DIPJ ou transmitir um SPED/FCONT, não há a necessidade de informar ou cadastrar tais contas pois esses valores não circulantes por si só "zeram" (também existe post que fala sobre isso).

Um abraço

"Sozinho, você vai mais rápido... juntos, vamos mais longe!"

“Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração como para o Senhor e não para homens” (Colossenses 3:23)
mirane

Mirane

Bronze DIVISÃO 4
há 9 anos Quarta-Feira | 27 agosto 2014 | 09:33

Obrigada pela atenção, vou proceder dessa forma,, creio que vai facilitar muito o meu servico


Diangelis Brandt

Diangelis Brandt

Prata DIVISÃO 3, Supervisor(a) Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 23 dezembro 2014 | 14:22

Gláucia,

A maioria dos sistemas já geram uma folha a parte, indicando as empresas bem como seus CNPJ`s consolidados. Inclusive, relatórios como balanço e DRE terão no fim de sua terminologia a palavra "Consolidado".

Veja as opções que o seu sistema tem, pois a maioria já possui essa ferramenta de consolidação. A única coisa que vai mudar nos termos é a palavra "consolidado".

Um abraço

"Sozinho, você vai mais rápido... juntos, vamos mais longe!"

“Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração como para o Senhor e não para homens” (Colossenses 3:23)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.