x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 455

Maricelia Merola

Maricelia Merola

Bronze DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 27 agosto 2014 | 15:24

boa tarde, trabalho em uma empresa registrado como empregado e presto serviço a mais duas empresa jurídica e recolho mais um salario minimo no carne 20%, para dar o valor do teto máximo de contribuição, ouvi dizer que se estes quatro recolhimento q faço se não atingir o teto máximo na hora de eu me aposentar para fazer o calculo do salário será dividido por quatro e depois fazer todo o calculo da aposentadoria, isso procede ?

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 9 anos Quarta-Feira | 27 agosto 2014 | 15:34

Maricelia, boa tarde.

Segundo informaçãos no INSS, não é aconselhável fazer recolhimento em separado, que isso pode resultar na diminuição do valor na hora do cálculo de sua aposentadoria, pelo seguinte motivo:

O INSS considera cada código como recolhimento em separado e faz o cálculo separado também e caso você contribuiu, por exemplo, nos últimos anos pelo teto máximo e em dois recolhimentos, pode ter uma surpresa na hora de ver o valor que irá receber. O INSS calcula o valor de cada código em separado e faz a média de cada um. Depois soma os dois para ver o quanto você irá receber.

Sugiro a você que agende ligando no 135 e faça uma consulta pessoalmente no INSS, menciono isso para você não ter uma surpresa desagradável.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.