x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 5

acessos 1.640

Cálculos IRPJ e CSLL

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 9 anos Sexta-Feira | 29 agosto 2014 | 00:04

Boa noite colegas. Preciso de auxílio:
1- IRPJ e CSLL de Lucro Presumido. A apuração é feita trimestralmente, pagando sobre as alíquotas vigentes (IRPJ 1,6%, 8%, 16% ou 32% aplicando 15% e CSLL 12% ou 32% aplicando 9%);
2- IRPJ e CSLL de Lucro Real. A apuração é feita trimestral ou anual. Caso seja feita trimestral, aplica-se no IRPJ 15% sobre o lucro contábil, e na CSLL 9% sobre o lucro contábil. Caso a opção seja anual, obrigatoriamente deve ser recolhido mensalmente o imposto, sobre uma base estimada, tanto para o IRPJ como a CSLL. Nesse caso é calculado da mesma forma que o LP, cfe demonstrado acima no item 1.
3-tanto no LR como no LP há o adicional de 10% de IRPJ;
4- o IRPJ e a CSLL, tanto no LR trimestral como no LP, a parcela pode ser paga a) no último dia do mês seguinte ao término do trimestre,b) divido em três quotas acrescidos da SELIC ou c) antecipado dentro do próprio trimestre;

Seria isto mesmo?
Desde já agradeço a quem puder me ajudar.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 9 anos Sexta-Feira | 29 agosto 2014 | 07:28

Bom dia Paulo.

Exatamente!

Apenas não se esqueça que no Lucro Real por Estimativa Mensal (Lucro Real Anual) você pode/deve esporadicamente levantar balanço de suspensão ou redução com vistas a ajustar os valores da IRPJ e da CSLL já pagos.

...

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 9 anos Sexta-Feira | 29 agosto 2014 | 10:30

Bom dia Saulo. Estava com mais dúvidas quanto ao pagamento da CSLL, se também podia ser paga cfe as 3 opções que citei no item 4. Mais uma vez obrigado pela ajuda Saulo.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.