x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 4

acessos 20.464

TCC sobre o MEI - Microempreendedor Individual

Lenita Karen Zanardo

Lenita Karen Zanardo

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 29 agosto 2014 | 13:57

Boa tarde Carla de Souza Nunes,

Eu faria uma abordagem explicando como funciona esse sistema informando as vantagens para o pequeno empresário sem que exista tanta burocracia. Como problemática abordaria a questão de não precisar ter contabilidade, eles fazem essa imagem de que não é necessário, mas geralmente pessoas que se inscrevem no MEI, não conseguem manter a boa ordem da empresa, apresentam dificuldades para fazer o acesso para emitir o DAS e fazer a declaração anual, tem dificuldades na elaboração do imposto de renda. ..

ROGÉRIO TOMÁS

Rogério Tomás

Iniciante DIVISÃO 1, Advogado(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 17 setembro 2014 | 18:53

Boa tarde!

Sou advogado e no momento estou encontrando uma grande dificuldade. Não há , nem de longe, uma unanimidade no tocante a uma uniformização sobre o entendimento de como tratar o MEI quando este tenta exercer sua atividade fora do seu Estado! Nem Sebrae, nem ministério da industria em Brasília, nem receita federal, sefaz dos Estados. o que de fato ocorre é que os Estado, atraves das suas respectivas secretarias acabam exigindo que o MEI page ICMS de forma presumida e antecipada, o que fere de morte a CF e a Lei Complementar 123/06. Já ouvi diversos argumentos, dos mais "loucos" possíveis, até mesmo de um chefe de fiscalização que não cabe aqui revelar, que MEI é MEI somente no Estado do origem...enfim uma aberração!! de uma pesquisada...acho um tema sensacional e além do mais vai ajudar mais pessoas como eu que não consigo saber ao certo o que fazer!!

Gabriela

Gabriela

Iniciante DIVISÃO 1, Micro-Empresário
há 9 anos Domingo | 21 dezembro 2014 | 21:33

Oi,boa noite,tenho um duvida
no site do PGME esta escrito"A contagem da carência (quantidade de contribuições necessárias para ter direito aos benefícios previdenciários) inicia-se a partir do PRIMEIRO PAGAMENTO EM DIA. "
so que hoje que eu fui me dar conta,eu não paguei o primeiro pagamento em dia,mas ja pago o DAS a qse dois anos
minha duvida é,por eu não ter pagado o primeiro pagamento em dia,isso acarretara algum problema qndo eu precisar usar algum recurso da previdência ?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.