Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 47

acessos 84.141

Lançamentos do livro caixa

Ronaldo Lopes

Ronaldo Lopes

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 17 anos Terça-Feira | 12 setembro 2006 | 22:20

Quando temos depósitos, cpmf ou taxas bancárias, no extrato bancario da empresa, estes são lançados como saidas no livro caixa,

Estou em dúvida quanto ao lançamento de:

Recebimento de cartão de credito (deposito feito pela visa) Entrada ou Saida?

Cheques compensados - Entrada ou Saida?

Cheques devolvidos - Entrada ou Saida?

Obrigado.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 17 anos Quarta-Feira | 13 setembro 2006 | 09:48

Bom dia Ronaldo,

Se consegui entender, ao invés de contabilidade regular, está escriturando apenas o Livro Caixa, certo?


Se for isto o raciocínio é bem simples. Considere todo o movimento a partir do Livro Caixa, a conta bancária (neste caso) servirá apenas como referência, ou seja, ela apenas justificará "onde está o dinheiro" além de comprovar a origem de algumas despesas financeiras ou tributárias, como a CPMF, taxas bancarias e etc..

Neste conceito, todos as entradas e saídas de numerários na conta bancária serão também entradas e saídas do caixa. Vale dizer que aquilo que a empresa receber via crédito em conta bancária, será reconhecido como recebimento via "entrada" do Caixa.

Dito de outra maneira, seria afirmar que o Banco e o Caixa devem ser tratados como uma conta única. Se houve um crédito no Banco (depósito do Visa, por exemplo) você vai considerar isto como um recebimento de caixa.

Você não tem que fazer um lançamento de saída do caixa e entrada no Banco para justificar um depósito feito no Banco. A conta é uma só, a diferença é que ao invés deste dinheiro estar guardado em espécie na empresa está guardado no Banco, mas ainda assim é controlado pela conta Caixa. Se fizer um pagamento em cheque vai reconhecer isto como um pagamento feito pelo caixa.

Assim, se foi debitado no Banco despesas com CPMF, você fará uma saída correspondente no Caixa mencionando ser uma despesa com CPMF (neste caso, despesa tributária). No final do dia o saldo de seu Caixa deverá ser a soma do dinheiro que você tem em espécie na empresa e o saldo bancário disponível.

É claro que a conta bancária deverá ser conciliada diariamente para lhe oferecer o saldo exato de suas disponibilidades.

A parte disto, chamo sua atenção para o fato de que a simples manutenção do Caixa (ainda que contábil) só atende as exigências da Receita Federal. A legislação comercial e inclusive o CRC exigem a contabilidade regular, mesmo para as empresas enquadradas no Simples.

Rogério César
Administrador

Rogério César

Administrador , Analista Sistemas
há 17 anos Sexta-Feira | 29 setembro 2006 | 17:15

Modelo de Movimento de Caixa enviado por Ponciano Basílio da Costa

Obrigado Ponciano

Obrigado

Rogério César
CEO Portal Contábeis. Idealizador, administrador e webmaster do Fórum Contábeis. Graduado em Ciências Contábeis e Análise de Sistemas, empresário Contábil atuante desde 1993.

Respeite as Regras do Fórum
Nilce Peres

Nilce Peres

Prata DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 17 anos Segunda-Feira | 2 outubro 2006 | 11:40

Obrigada Ponciano pela planilha.
Mas eu não sei como utilizá-la.
Na verdade eu não trabalho em escritório contábil, mas tenho a necessidade de saber como funciona para a devida conferência.
A minha necessidade é exatamente em conciliar a conta caixa e banco para demonstrar gerencialmente todo mês as entradas e saídas do caixa/banco, aonde pretendo demonstrar como está financeiramente a empresa e quais são os gastos que temos. O formulário/relatório para isso eu já criei, entretanto necessitava de uma planilha aonde eu possa buscar facilmente os dados (caixa/banco) para inserir no relatório.

Hoje eu utilizo um controle do caixinha da empresa e uma planilha com todos os pagamentos realizados na empresa que não tenha saído do caixinha, e estou com dificuldades de como conciliar os dois juntos para inclusive ficar fácil para no fim do mês encaminhar para minha contabilidade.

Atenciosamente,

Nilce

Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 16 anos Terça-Feira | 24 julho 2007 | 16:03

Nilce, tenho uma planilha de uso próprio, que simula um livro caixa, estou disponibilizando no site. Veja se ajuda.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 16 anos Terça-Feira | 28 agosto 2007 | 07:19

Bom dia Anália,

Se você emite um cheque para suprimento de Caixa naturalmente não terá de contabilizá-lo posto que no conceito acima demonstrado, você estaria simplesmente "trocando o dinheiro de lugar".

Você não tem que fazer um lançamento de saída do Banco e entrada no Caixa para justificar uma retirada em cheque para suprimento do Caixa. O controle é um só, a diferença é que ao invés deste dinheiro estar "guardado" no Banco estará guardado em espécie no Caixa, mas ainda assim é controlado apenas pela conta Caixa.

Lembre-se que o saldo diário de Caixa é representado pela soma das disponibilidades existentes em espécie mais os saldos diários das contas bancárias.

...

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 16 anos Sexta-Feira | 12 outubro 2007 | 22:21

Boa noite Lucimar,

Você há de comigo convir que da maneira que postou seu questionamento ninguem terá condições de ajudar.

Isto porque pelo que acima consta não há como "adivinhar" se a Declaração a que se refere é de Pessoa Jurídica ou Fisica, se de Pessoa Jurídica qual a tributação a que está sujeita, e muito menos quais são suas dúvidas.

...

SILVANA CARDOSO

Silvana Cardoso

Bronze DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 16 anos Segunda-Feira | 15 outubro 2007 | 12:25

ainda tenho duvidas de como escriturar o livro caixa de uma empresa que tem conta em um banco ou mais bancos, consegui entender alguma coisa lendo as respostas acima, mas ainda tenho duvidas, como por exemplo, saque p/ reforço de caixa? quando faço deposito, o que lançar? quando faço saque? se alguem puder esclarecer melhor eu agradeço

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 16 anos Segunda-Feira | 15 outubro 2007 | 14:40

Boa tarde Silvana,

Dúvida e questionamento idênticos aos seus foram postados neste mesmo tópico (acima) pela Anália Santana e Oliveira.

Na época (28/08/2007) eu tentei explicar de maneira bastante simples como "fuciona" as contas Caixa e Bancos em empresas que têm a contabilidade pelo Regime de Caixa.

Recomendo que acompanhe o raciocínio ali exposto e se ainda assim persistirem dúvidas, entre em contato.

...

Tania

Tania

Bronze DIVISÃO 4, Autônomo(a)
há 16 anos Segunda-Feira | 15 outubro 2007 | 16:28

Gostaria de saber, como fazer, no caso de um profissional liberar que está iniciando as suas atividades e ele precisa dispor de dinheiro como capital de giro inicial. Como faço este lançamento de entrada no livro caixa? Posso simplesmente dar a entrada do dinheiro como aporte de capital? Neste caso, a conta credora qual seria?

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 16 anos Segunda-Feira | 15 outubro 2007 | 16:42

Boa tarde Tania,

Se a contabilidade desta empresa individual (profissional liberal) está sendo elaborada pelo Regime de Competência, o lançamento será a débito da conta "Caixa" no Ativo Disponível e a crédito da conta "Capital Social Subscrito" no Patrimônio Líquido.

No entanto se a empresa adotou o Regime de Caixa para reconhecimento de seu movimento (receitas e despesas) nos moldes admitidos pela Receita Federal, não há que se pensar em "contrapartidas", pois não haverão lançamentos contábeis.

Neste caso simplesmente registre a entrada no numerário em Caixa mencionando que se trata da integralização do Capital Social da empresa.

...

Tania

Tania

Bronze DIVISÃO 4, Autônomo(a)
há 16 anos Segunda-Feira | 15 outubro 2007 | 16:54

Ok, obrigada, uma outra dúvida que me restava era qual seria a denonimação da conta do patrimônio líquido para se referir ao capital social de uma empresa individual, mas pelo que entendi a denominação é a mesma de uma sociedade, é isto?

SILVANA CARDOSO

Silvana Cardoso

Bronze DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 16 anos Terça-Feira | 16 outubro 2007 | 14:29

Saulo, sobre o laçamento l.caixa/banco nao devo lançar deposito e nem saque, o historico de um pagamento c/ ch. deve ser apenas por ex.(pgto DAS refe 09/2007 c/ cheque 00000). E como proceder: Tenho um cliente prest. de serv. que emite a NF e a pessoa deposita para ele no banco, como eu faço esse lançamento ex. receb. da NF 0000?. gostaria da sua colaboracao nessa dúvida. obrigada

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 16 anos Terça-Feira | 16 outubro 2007 | 16:52

Boa tarde Silvana,

Na mesma ordem que você colocou os questionamentos:

Saques Bancários para suprimento de Caixa
Os saques de numerários de Bancos para suprimento de Caixa não devem ser escriturados no Livro Caixa posto que se trate apenas da movimentação do dinheiro que "saiu" do Banco e agora está em espécie na empresa. Enquanto este dinheiro não for gasto, não deverá haver lançamentos no livro, pois (para todos os efeitos) ele ainda está no Caixa.

Depósitos Bancários
- Se efetuados pelo Caixa (empresa), não há necessidade de escrituração no Livro, já que não houve "aumento nem diminuição" do saldo de Caixa, o que houve foi uma simples transferência ou movimentação do dinheiro da empresa para o Banco. A exemplo do que acontece com os saques bancários, o "controle" deste dinheiro será efetuado pelo Livro Caixa.

- Se efetuados por Terceiros, deve ser escriturada a "entrada" de numerário para o Caixa mencionando-se no histórico o objeto do recebimento, o autor do depósito e o Banco em que foi depositado.

Pagamentos efetuados com Cheques
Os pagamentos efetuados com a emissão de cheques devem ser escriturados no Livro Caixa como "saídas" mencionando-se no histórico o objeto do pagamento, o favorecido o Nº do Cheque e o Banco contra o qual o cheque foi emitido.

Emissão de Cópias de Cheques
É importante que os cheques sejam emitidos com cópias, isto facilita de sobremaneira o controle de contas bancárias além de servirem temporariamente como comprovantes de pagamentos até que o documento original venha para contabilidade, quando por qualquer motivo não estão juntos com as cópias de cheques.

Nota
As cópias de cheques (repito) não são comprovantes hábeis ou idôneos sob a ótica da legislação, no entanto, servem temporariamente como tais para que se tenha inclusive condições de "cobrar" a documentação original, uma vez que trazem todos os detalhes do pagamento.

...

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 16 anos Terça-Feira | 8 janeiro 2008 | 18:29

Boa tarde Delmar,

Toda colaboração é benvinda e será de grande valia. Estou certo de que aprenderemos muito com sua experiência.

Ao colocar-se a disposição, você dá continuidade ao principal propósito do fórum que se traduz na troca de experiências onde todos ensinam e aprendem.

...

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 16 anos Sábado | 26 janeiro 2008 | 10:52

Bom dia Dilson,

A contabilização pelo sistema de Caixa se dá no momento em que o numerário lhe é adicionado ou subtraído, ou seja, apenas quando o recebimento ou pagamento acontecem de fato.

Quando você recebe um cheque pré-datado, pode-se dizer que você recebeu apenas o direito de resgatá-lo, não houve a efetiva entrada do dinheiro em caixa, logo o reconhecimento deste recebimento se dará no momento em que você depositá-lo ou sacá-lo.

O mesmo raciocínio deve servir para emissão e recebimento de duplicatas, cheques pré-datados, cartões de crédito e etc...

Clique aqui para ler mais sobre a escrituração do Livro Caixa.

...

Página 1 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.