x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 7

acessos 10.956

procedimentos salario maternidade

Róger Freitas

Róger Freitas

Bronze DIVISÃO 4, Coordenador(a) Recursos Humanos
há 16 anos Terça-Feira | 25 março 2008 | 10:30

Prezada Ana Paula,

NOTIFICAÇÃO
A empregada deve, mediante atestado médico, notificar o seu empregador da data do início do afastamento do emprego, que poderá ocorrer entre o 28o dia antes do parto e a na ocorrência deste.

PAGAMENTO SALÁRIO MATERNIDADE
A empresa que pagar o salário maternidade fará a compensação do respectivo pagamento, quando do recolhimento das contribuições do INSS incidentes sobre a folha de salários e demais rendimentos pagos ou creditados

Espero ter ajudado!

At.
Róger Freitas

ANA PAULA

Ana Paula

Bronze DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 16 anos Terça-Feira | 25 março 2008 | 10:46

Prezado Róger Freitas,
a funcionária pariu ontem, e nao entregou nada ainda p/ empresa. quem deve dar entrada na previdencia social?se for a empresa quais os documentos?no site da previdencia nao tem requerimento p/ empregada, os q tem la sao so p/ domestica, empregada q adotou ou contribuinte individual.obrigada

MARCIA REGINA DESZO

Marcia Regina Deszo

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Depto. Pessoal
há 16 anos Terça-Feira | 25 março 2008 | 11:10

Oi Ana Paula,

Conforme explicação do amigo Roger, vc pode estar pagando o salário maternidade dela, e abatendo este valor da GPS, ou como se diz efetuar a compensação mês a mês (30%)
Peça pra alguém da familia , assim que possivel entregar a certidão de nascimento da criança, Deve afasta-la na folha de pagamento no qual devera ser discriminado no hollerith, Salario Maternidade

Róger Freitas

Róger Freitas

Bronze DIVISÃO 4, Coordenador(a) Recursos Humanos
há 16 anos Terça-Feira | 25 março 2008 | 11:15

Ana,

A sua funcionária no estado pós-operatório de parto, neste momento poderá solicitar ao seu esposo ou parente que entregue ao RH de sua empresa o atestado de licença maternidade emitido pelo médico-obstetra. Sendo assim, em sua folha de pagamento você deverá alterar o status de funcionário ativo para opção de salário maternidade ou definição parecida.

A opção que você viu no site do INSS para dar entrada na licença maternidade é voltada para profissionais liberais. A nova resolução da Previdência, institui que a própria empresa realize o pagamento do salário maternidade, e que faça o desconto em sua GPS, como deduções FPAS.

Ok?

Marileide Souza

Marileide Souza

Prata DIVISÃO 1, Encarregado(a) Pessoal
há 16 anos Terça-Feira | 22 abril 2008 | 09:00

Marcia Regina Deszo
Bom dia vc respondeu acima:
(Oi Ana Paula,

Conforme explicação do amigo Roger, vc pode estar pagando o salário maternidade dela, e abatendo este valor da GPS, ou como se diz efetuar a compensação mês a mês (30%)
Peça pra alguém da familia , assim que possivel entregar a certidão de nascimento da criança, Deve afasta-la na folha de pagamento no qual devera ser discriminado no hollerith, Salario Maternidade )

Minha duvida é:
A funcionaria entrou de licença em 09/2007 a guia da GPS começou a ter credito em 09/2007 ate 12/2007 agora em 04/2008 vou começar a fazer a compensaçao... Vê se eu entendi:
Na minha folha de 04/2008 tenho um valor de GPS a pagar de R$: 285,00, eu devo deduzir 30% destes 285,00?
EX:
Em 09/2007 saldo: R$: -102,00
Em 04/2008(Qd vou começar a compensar) R$: 285,00 x30%=85,50
entao:
dos -102,00 - 85,50 ainda fica a deduzir 16,50 é isso???

Desde ja agradeço a resposta...
Tenham uma otima semana

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.