x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 1.382

Empréstimo de sócios

Guilherme

Guilherme

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 2 setembro 2014 | 14:29

Boa tarde,
Tenho uma dúvida quanto a contabilização de empréstimos.
A empresa na qual estou contabilizando recebeu um empréstimo de seu sócio no valor de R$ 4000,00 para aumentar o conta bancária. Após 20 dias a empresa pagou esse empréstimo com com juros de R$ 400,00, tirando de seu Conta R$ 4.400,00.
Nesse tipo de empréstimo do sócio (pessoa física) para a empresa (pessoa jurídica), a empresa que estou contabilizando tem que apurar o IR ou pagar IOF pela operação?
Como faço para contabilizar essa operação, no caso de gerar o IR ou IOF?
A empresa é optante pelo Simples Nacional.

Anderson Martins de Melo

Anderson Martins de Melo

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 2 setembro 2014 | 15:26

Boa tarde

O Art. 65, § 4º, alínea "c" da Lei nº 8.981/1995 equipara a rendimentos de aplicação financeira, para efeitos de incidência do Imposto de Renda na Fonte, os rendimentos auferidos pela entrega de recursos à pessoa jurídica, sob qualquer forma e a qualquer título, independentemente de a fonte pagadora ser instituição financeira ou não.

O responsável pela retenção e o recolhimento do imposto é a pessoa jurídica; inclusive se optante pelo Simples:

a) mutuante (quem empresta), quando o mutuário for pessoa física;

b) mutuária (quem toma o empréstimo), nos demais casos.

O IOF incide sobre as operações de crédito realizadas entre pessoas jurídicas ou entre pessoa jurídica e pessoa física, conforme determina a alínea "c", inciso I, art. 2º do Decreto nº 4.494/2002.

As pessoas físicas ou jurídicas mutuárias ficam sujeitas às seguintes alíquotas:

- mutuário pessoa jurídica - 0,0041% ao dia;

- mutuário pessoa física - 0,0041% ao dia.

Maiores detalhes através do link: http://www.fisconet.com.br/user/materias/irpj/mutuo.htm

“Certa vez, foi solicitado a Albert Einstein que dissesse qual era a definição de luz. O que é a luz? Einstein, então, em um de seus famosos momentos de inspiração, respondeu: - A luz é a sombra de Deus...”

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.