x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 1.612

Escrituração e Classificação Contábil de Terrenos

Jadson Matias Nascimento de Jesus

Jadson Matias Nascimento de Jesus

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 2 setembro 2014 | 15:38

Prezados,

Ajudem-me a tirar uma dúvida.

Situação: Minha empresa tem um terreno, recentemente construir um prédio no lugar, e agora sugiram as dúvidas para registro na contabilidade;

devo registrar os gastos para construção do prédio na conta ( Imóveis Edificados) e o terreno permanece na conta de (Terrenos) ou devo considerar tudo na conta de ( Imóveis Edificados?




Walter José de Oliveira

Walter José de Oliveira

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 2 setembro 2014 | 16:28

Deve manter a conta Terrenos com seu valor segregado da Edificação, que durante a construção manterá o status de obra em andamento.

Isso pois Terrenos não são depreciados, assim deve-se manter seu valor separadamente. E a depreciação da edificação só deverá ser iniciada após a entrada do bem em operação (conclusão da obra).

Att.

Walter Oliveira.
Jadson Matias Nascimento de Jesus

Jadson Matias Nascimento de Jesus

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 2 setembro 2014 | 17:05

Veja se eu entendi corretamente: No final da obra continuará existindo o terreno e os valores gastos com a obra vão fazer parte da conta Imóveis Edificados após saírem da conta imobilização em andamento . é isso?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.