x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 11

acessos 4.120

compensação salário maternidade na GFIP

Juliana Zanotti Aragão

Juliana Zanotti Aragão

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Depto. Pessoal
há 9 anos Terça-Feira | 2 setembro 2014 | 18:15

Boa tarde, verifiquei em outros tópicos porém não vi nada sobre minha dúvida: no caso o meu sistema só puxou a compensação do salário maternidade durante o periodo da licença (120 dias) porém ficou um valor consideravel de INSS a compensar em favor da empresa, minha dúvida é devo preencher esse valor total na GFIP, coloco o periodo da licença maternidade, e nos meses seguintes como procedo? Vou colocando o valor total descontando o valor que a empresa pagaria de INSS ou coloco sempre o mesmo valor?

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 9 anos Quarta-Feira | 3 setembro 2014 | 09:18

Olá Juliana

isso mesmo. No seu software de folha tem um campo onde você preenche o valor a compensar para que importe para o SEFIP.
Faça uma planilha de controle interno dos valores.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Juliana Zanotti Aragão

Juliana Zanotti Aragão

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Depto. Pessoal
há 9 anos Quinta-Feira | 4 setembro 2014 | 10:04

Bom dia,
Então vou verificar com o pessoal do sistema pois não achei onde colocar o valor a compensar, só na SEFIP, só para confirmar se entendi, esse mês a empresa teria que pagar 800,00 de INSS mas o valor que ela tem de saldo é R$3.000,00 coloco esse valor de compensação e a SEFIP faz o abatimento, ai no mês seguinte ficaria 3.000,00 menos o valor do mês, seria isso?

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 9 anos Quinta-Feira | 4 setembro 2014 | 10:27

Não Juliana, exemplo:

Você tem um saldo de R$ 3000,00 e todo mês seu INSS da um valor de R$ 1000,00.
Por 3 meses você preencherá o valor de R$ 1000,00 para que seja compensado.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Juliana Zanotti Aragão

Juliana Zanotti Aragão

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Depto. Pessoal
há 9 anos Quinta-Feira | 4 setembro 2014 | 15:05

Boa tarde, desculpe minha insistencia mas ainda não ficou claro para mim o procedimento, no caso o valor que a empresa tem de " crédito " é R$ 3.000,00 , mas o INSS mensal deu R$ 800,00, no campo compensação da SEFIP eu coloco os 3.000,00 ou 800,00? E no mês seguinte eu faço como?

Neide Santos

Neide Santos

Ouro DIVISÃO 1, Diretor(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 29 setembro 2014 | 11:30

Bom dia senhores ...poderiam me tirar uma dúvida? Tenho uma funcionária que tem um salario de 1200,00 por mês, entra esta semana de licença matenidade. Nos caso eu pago pra ela estes 1200,00 inteiros? minha GPS deu 264,00 a pagar , pois a empresa é pequena (3 funcionários)... como eu devo proceder para pagar estes 264,00? ou como proceder para que estes 1200,00 que paguei para a funcionaria compense este GPS? li algo sobre 30% de abatimento mensal, isto confere? Suponhamos a funcionaria vai ficar 4 meses de licença ou seja vou pagar para ela no final das contas 4800,00... sendo que todo mês minha GPS vem em torno de 264,00 ... Como posso abater estes 4800,00 ? ou vou ficar o resto da vida abatendo GPS? Por favor me ajudem nesta questão.

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 9 anos Segunda-Feira | 29 setembro 2014 | 11:35

Bom dia Neide

A compensação é de 100%

Ou seja, se o salário é R$ 1200,00 teremos R$ 4800,00 de saldo a compensar.
Se sua média é de R$ 264,00, por 18 meses mais ou menos você não pagará INSS.

Faça uma planilha de controle interno de compensação.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Neide Santos

Neide Santos

Ouro DIVISÃO 1, Diretor(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 29 setembro 2014 | 11:40

Vânia Z R Campos Deus a abençoe... estava mesmo imaginando todo este tempo sem pagar GPS ... Obrigada pela dica da planilha de controle vou mesmo ter que fazer pois corro o risco de me perder nisto.

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 9 anos Segunda-Feira | 29 setembro 2014 | 11:43

Amém...
Faça uma planilha simples, mês a mês com os valores compensados no Excel mesmo. Vai te ajudar.

Abraços

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.