x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 12

acessos 22.246

Plano de Contas Referencial

Belmiro Pagung

Belmiro Pagung

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 3 setembro 2014 | 16:15

Estou precisando muito de ajuda: só trabalho com imunes e isentas! Onde e como faço para baixar o Plano de Contas Referencial? Qual o link e qual o passo a passo. Confesso que não encontrei no site da Receita Federal.

Clovis Igarashi

Clovis Igarashi

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a) Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 3 setembro 2014 | 16:32

Belmiro

Não sei qual sistema contábil você utiliza, mas a maioria dos sistemas dispõem de plano de contas diferenciados, lucro real, micro-empresas, entidades do 3º setor, etc. Também é possível adequar o plano de contas com os modelos para o Sped www1.receita.fazenda.gov.br

Bom trabalho

Contador com especialização no Terceiro Setor

http://clovisakira.blogspot.com
twitter: clovisakira
Facebook: Clovis Akira Igarashi
Belmiro Pagung

Belmiro Pagung

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 3 setembro 2014 | 16:38

Clovis, obrigado pela pronta resposta! Na verdade, minhas dúvidas é a partir daí em diante. O que baixar? Qual o passo a passo a partir desta página da Receita Federal. Meu sistema é da E-Contab e ela só me dá suporte a partir do momento que tiver esse Plano de Contas Referencial baixado no meu PC. Agradeço se puder ajudar novamente. Abraço!

 Eduardo  Freitas

Eduardo Freitas

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 12 setembro 2014 | 10:13

Caro Clovis,

Em relação a planos de contas que vem padronizados na maioria dos sistemas conforme descreveu em seu post, tive um pequeno problema que me deixou em duvida epeço sua ajuda. Trabalho em uma empresa que tem sua contabilidade terceirizada e fui contratado para "trazer" a contabilidade para dentro da empresa. Testei alguns sistemas e defini um deles que me atende bem. Ao escolher um plano de contas padronizado pelo sistema(de acordo com a resolução CFC 1418/12), qual não foi minha surpresa ao verificar que a conta bcos c/mov. aparecia como analítica, sendo sintética a conta Caixa.
Bom amigo, liguei pro suporte da empresa do sistema e "convenci" o tecnico que me atendeu a proceder a modificação da conta de analitica para sintética e inclui os 3 bancos com os quais minha empresa opera. No dia seguinte, me ocorreu a duvida, será que eu procedi errado? a 1418/12 prevê que a conta bcos c/mov faz parte da conta sintética Caixa? Me ajude a esclarecer essa duvida!

Bom trabalho e ótimo fds!

Eduardo Freitas
FMS CM
Controlador Geral
[email protected]
Clovis Igarashi

Clovis Igarashi

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a) Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 12 setembro 2014 | 11:18

Caro Eduardo

O plano de contas padronizado da resolução 1418/12 está correto, no sintético deve vir como "Caixa e equivalentes de Caixa".

Esses planos padronizados são elaborados por especializadas na área, e raramente são detectados erros, os usuários é que devem se adaptar ao plano e não o contrário.

Espero ter ajudado.

Bom trabalho

Contador com especialização no Terceiro Setor

http://clovisakira.blogspot.com
twitter: clovisakira
Facebook: Clovis Akira Igarashi
 Eduardo  Freitas

Eduardo Freitas

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 16 setembro 2014 | 09:22

Caro Clovis,

Obrigado por sua resposta. Vc poderia por gentileza me dar uma ideia de como controlar as contas que minha empresa possui(são 3)? Até porque, gostei do plano de contas padrão e pretendo usa-lo.
Mais uma vez obrigado!

Bom trabalho e ótima semana!

Eduardo Freitas
FMS CM
Controlador Geral
[email protected]
 Eduardo  Freitas

Eduardo Freitas

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 18 setembro 2014 | 09:35

Bom dia Clovis,

Na verdade eu pensei em usar o plano de contas padrão da 1418/12 mas pensei melhor e vou utilizar um PC mais abrangente que me dê mais possibilidades e opções.

De qualquer forma, obrigado pelo interesse em me ajudar!

Forte abraço!

Eduardo Freitas
FMS CM
Controlador Geral
[email protected]
Wagner Coelho

Wagner Coelho

Iniciante DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 18 setembro 2014 | 14:46

Belmiro Pagung

Belmiro, boa tarde!!!

Eu trabalho numa empresa Filantrópica e estou com algumas dificuldades com relação ao enquadramento das contas contábeis com o plano referencial.
Se puder, gostaria de uma ajuda sua.

Wagner


Nota da moderação:
Mensagem editada pela moderação por conter pedido de ajuda por e-mail.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.