x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 64

acessos 105.594

DISO On Line x Alterar dados obra

zenaldo P S

Zenaldo P s

Prata DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 8 anos Segunda-Feira | 25 maio 2015 | 11:31

Ok..agradeço...
Mas não é isso...sei lá.....fui lá prá eles alterarem...resolver...falaram que era so preencher de novo...que daria certo.....agora vem de novo essa mensagem...'- Esta DISO encontra-se em período de decadência. Favor dirigir-se a uma Unidade para validação das informações prestadas e cálculo das Contribuições Previdenciárias.' Sacanagem...ter que voltar lá..pior que tem que agendar..!! O que fazer?
Grato,
@Oculto
________________
Reiterando....
Agradeço as opiniões daqueles que se preocuparam...tá resolvido a minha situação ..dúvidas...fui lá na Receita..pois não entendia falavam uma coisa...lia aqui outra..!!
Isso que vou abaixo relatar vai ajudar muita gente:
Estava sem saber...pois não havia orientação(uma coisa tão simples e não existe regra..) quanto a DISO(construção/obra)...ARO...eis abaixo:
Faz DISO de acordo com a CEI, envia via sistema internet..agende na Receita, antes prepare doctos. junto á Prefeitura e cartórios(Certidões de áreas e datas, matrícula atualizada, Planta...alvará de início e término de Obras...feito o agendamento leve tudo + DISO(caso tenha problema na DISO, dá p/ alterar lá, numa sala de atendimento..) apresente no dia do agendamento DISO, Doctos(todos) e aí irá gerar o ARO..(ela vai gerar o ARO)...eu não entendia isso..queria arrancar o ARO e a GPS..mas não...penso que é só na receita..!! Como foi?...levei tudo..e consegui emitir ARO, junto c/ a GPS...paguei..daqui 5 dias voltarei á receita de pois de pago e emitirei na Receita a CND..uffaaa!! tão fácil e complicavam...
Valeu gente..abçs..
Zenaldo

Márcia Helena dos Santos

Márcia Helena dos Santos

Prata DIVISÃO 2, Não Informado
há 8 anos Quarta-Feira | 27 maio 2015 | 21:15

Boa noite a todos os colegas!
Estou para iniciar o envio de uma DISO com contabilidade regular, e teve mão-de-obra própria, porém quando utilizo o método calculando pelo CUB fica bem mais alto que o valor recolhido em GPS.
Quando existe essa diferença entre o valor recolhido e o calculado pelo CUB x metragem , vocês saberiam me dizer se é feito o cálculo da diferença?
Creio que meu caso é parecido com o da colega Tatiana Lopes que teve que apresentar documentação, alguém saberia me orientar?
Desde já agradeço a atenção.

Márcia Helena dos Santos
MHS Contabilidade e Administração Ltda.
Uilton Fernando de Souza

Uilton Fernando de Souza

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 12 junho 2015 | 14:25

Boa Tarde!!

Fiz uma Diso e acabei colocando o Área de redução errada, foi encaminhado a receita e o atendente pediu para alterar mais quando entro para fazer a alteração não aparece opção pois esta com status de finalizada mais não foi gerado a GPS e com isto não foi feito o Recolhimento, o que devo proceder neste caso gerar uma nova Diso ou solicitar ao atendente que cancele a mesma??

Uilton Fernando de Souza
zenaldo P S

Zenaldo P s

Prata DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 15 dezembro 2015 | 16:22

Pessoal...uma ajuda...
REF.: DISO sem ter o Habite-se
Eu estou tentando gerar a DISO só que não tenho o Alvará (habite-se) final....só tenho o inicial...!!
Quem puder falar sobre o assunto me ajude...pois acho que todos nós já sofremos muito com esse TREM de JAVA não é?!!
há há...aguado...!!
Grato
zenaldo

EDUARDO CABRINI

Eduardo Cabrini

Bronze DIVISÃO 4, Consultor(a) Informática
há 8 anos Quarta-Feira | 16 dezembro 2015 | 11:00

Pessoal,

Testei em todas as versões do Java que consegui e em todos os navegadores, os sites já estavam configurados no Java... faz a DISO, grava normal... Exatamente ao enviar, aparece o erro "Erro ao enviar a DISO. Por favor tente novamente mais tarde, ou contacte o administrador do sistema."

Faz alguns dias que tento e nada...

Ta normal o de vocês?

Eliana Pepe

Eliana Pepe

Iniciante DIVISÃO 1, Subcontador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 3 março 2016 | 14:21

boa tarde, pessoal!
sou neófita....tinha uma venda concretizada de um imóvel, para agilizar, agendei na receita federal e preenchi a diso eletrônica, constava que estava decadente, compareci a receita e, não estava decadente... o alvará de construção foi expedido em 2010, mas o habite-se é de 2014, o agente me orientou a alterar alguns dados que preenchi de maneira incorreta e como era dia 02/03, ainda não tinha saído o cub, assim ele não emitiu a guia......em suma, o comprador desistiu do negócio, tem como cancelar a diso? ela está em suspenso, pois é necessário retificar alguns dados, a receita pode cobrar a gps? em quanto tempo o sistema deles acusa que a diso está em aberto? estou desesperada!!!

BRUNA

Bruna

Bronze DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 7 anos Quinta-Feira | 31 março 2016 | 08:25

Bom dia Colegas,


Trabalho em uma empresa e precisamos regularizar uma obra e para isso preciso enviar a DISO. Como nunca trabalhei com construção civil estou com muitas dificuldades, espero que alguém possa me ajudar.

Minha maior duvida é referente ao preenchimento dos anexos (notas fiscais e mão de obra), não sei quais devo informar, se são todos ou apenas o que tem retenção.



Se alguém tiver algum material e puder me encaminhar tbm ajudaria.

@Oculto


Desde já agradeço.

Att

Marcia

Marcia

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 24 outubro 2016 | 10:53

Bom dia!

Li todas as postagens, sou totalmente leiga no assunto, e gostaria de uma ajuda...

Estou tentando ajudar uma amiga para finalizar a venda de um imóvel, ela fez uma obra e precisa regularizar ...
nem a data de inicio e fim da obra eu tenho exatamente.....

Tenho o Habite-se de 2016 com a obra finalizada. E um carne de complemento da obra de 2015, imagino que tenha finalizado no ano passado.
Fui consultar o CEI para pegar o numero e ver como procedo na DISO, e vi que ela tem 3 números de CEI, e nenhum deles corresponde a essa alteração na obra que ela fez,

Pergunta:
Posso cadastrar novo CEI agora e já partir pra DISO para que esta informação esteja correta?
Tem algum lugar que eu possa saber quais a guias recolhidas das NFs, já que ela me deu tudo muito "bagunçado/desorganizado" ?

Alguém pode me ajudar?

Thiago Galaes

Thiago Galaes

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 27 novembro 2017 | 16:26

Boa tarde. Mesma duvida da Jessika...
Enviei a DISO e gerei o ARO, depois de tudo pronto o cliente me pediu apara alterar pois me passou dado errado.
Tentei fazer uma nova DISO, mas qnd vai finalizar, ja diz ter um ARO gerado. E não aparece a opção excluir, na listagem.
A primeira foi feita como reforma, e a correta seria obra nova. de 3,000,00 o GPS, segundo ele foi na receita e fizeram simulaçãoi la, saiu por 17,000,00 mas no sistema nao aparece nada mais...

Ecoplan Contabilidade
Eunápolis / Porto Seguro - BA
APARECIDA MOTA

Aparecida Mota

Ouro DIVISÃO 2, Consultor(a) Contabilidade
há 6 anos Segunda-Feira | 27 novembro 2017 | 18:07

Neste caso somente o auditor da RFB consegue fazer as alterações. Agende um horário e leve todos os documentos comprobatórios que lá eles fazem as alterações devidas e já imprime a GPS a pagar, se for o caso.

APARECIDA MOTA
Felipe Farias dos Santos

Felipe Farias dos Santos

Iniciante DIVISÃO 5, Engenheiro(a) Civil
há 5 anos Segunda-Feira | 9 abril 2018 | 11:07

Prezados boa tarde,

Estou preparando a DISO de uma obra de infaestrutura e estou com algumas dúvidas.

Para as notas de prestação de serviço preciso apresenta-las a receita (cópias físicas)? Se sim existe uma ordem pré determinada? Apresentarei aproximadamente 4000 notas e adotei a ordem da competência do serviço executado, ha algum problema?
Estou cadastrando no sistema da DISO (obra de infra estrutura) e vi que cada vez que eu entro para lançar as notas, não mantem a ordem . O sistema organiza por ordem de lançamento, em pequenos grupos. Essa ordem sera diferente do que separei.

Atenciosamente
Felipe Farias
@Oculto

Felipe Farias dos Santos

Felipe Farias dos Santos

Iniciante DIVISÃO 5, Engenheiro(a) Civil
há 5 anos Sexta-Feira | 8 junho 2018 | 11:01

Prezados bom dia,

estou fazendo a DISO de uma obra e estou incluindo aproximadamente 4000 notas. Em determinado ponto a digitação fica um pouco automática e cometi alguns erros.
Como faço para corrigir esses pontos? Vou na nota na opção editar, mas não encontro opção para salvar.

O que faço? Não quero excluir a nota para não perder a ordem.

Atenciosamente
Felipe Farias
@Oculto

Pedro Gennar da Silva Junior

Pedro Gennar da Silva Junior

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 11 julho 2018 | 14:11

Boa tarde

Fiz a DISO e Finalizei e emiti a GPS porém não paga.
O problema é que emiti com a area errada, fiz uma nova DISO porém não me deixar finalizar porque estou usando o mesmo, faço um novo CEI pra Obra?

Pedro Gennar
Coordenador Contábil/Tributario
Rafael Fernandes

Rafael Fernandes

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 5 anos Quarta-Feira | 5 dezembro 2018 | 13:00

Bom dia,

Dirijo-me a Aparecida Mota ou a alguém que possa me ajudar na seguinte situação.

A construção foi iniciada em 18/05/2011 (data do alvará de construção) e foi finalizada em meados do primeiro semestre de 2012.

O imóvel foi alugado para uma empresa pouco tempo depois. Existe um contrato de locação, com firma reconhecida de ambas as partes, datado de 29/08/2012.

Além disso, existe também um carnê de IPTU pago, referente ao exercício de 2012 onde já consta a área construída. A data de vencimento/pagamento é dia 06/07/2012, ou seja, após o término da construção.

Recentemente houve o recebimento de uma "carta de convocação" emitida pela RFB e recepcionada no dia 29/11/2018, cujo conteúdo sugeria o seguinte:
1 - Que fosse regularizada a obra através da DISO;
2 - Que fosse prestado esclarecimentos.

Foi, então, procurado um profissional, da área da construção civil, o qual orientou que fosse até a prefeitura para emissão do "Habite-se" cuja data consta 03/12/2018 (segunda-feira).

Perguntas:
1 - Como ficaria nesse caso a questão do prazo decandecial, já que segundo informações da própria Receita é contado "a partir do primeiro dia do exercício seguinte àquele em que o crédito poderia ter sido constituído."?

2 - Segundo informações de uma servidora da RFB, a Receita poderia estar constituindo o crédito até o final do atual exercício, tendo em vista que o prazo para decadência não seria 01/01/2018, mas sim, 31/12/2018. Isso procede?

3 - Caso não proceda, mesmo com a emissão do "Habite-se" agora, poderia ser provado que a obra foi finalizada em 2012? Através do carnê de IPTU e do contrato de locação?
A RFB diz:
"Cabe ao interessado a comprovação da realização de parte da obra ou da sua total conclusão em período abrangido pela decadência."

Pois bem, fica então as dúvidas, pois, pela lógica, se a obra foi concluída em 2012 e o prazo decadencial começaria a contar a partir de 01/01/2013 (primeiro dia do exercício seguinte ao término da obra), deveria encerrar-se em 01/01/2018 (cinco anos completos) ao invés de contar todo exercício de 2018 conforme citado pela servidora da RFB.

O que acham?

APARECIDA MOTA

Aparecida Mota

Ouro DIVISÃO 2, Consultor(a) Contabilidade
há 5 anos Quarta-Feira | 5 dezembro 2018 | 19:40

1. O Contrato de Locação, com firma reconhecida, serve como documento comprovatório para este caso. OK
2. O carnê de IPTU pago, referente ao exercício de 2012 onde já consta a área construída. SIM este Também serve.
3. Solicite da Prefeitura: A certidão de lançamento tributário contendo o histórico do respectivo IPTU. Ou uma Declaração da Prefeitura que conste a data em que a Edificação foi Cadastrada.
4. Só o Carnê e o Contrato já são suficientes, porém se puder levar a Declaração da Prefeitura ajuda mais. E como tem o Carnê significa que tem este lançamento no Cadastro da Prefeitura.
5. A "carta de convocação" emitida pela RFB e recepcionada no dia 29/11/2018, tem o número do CEI que foi emitido por Ofício. Use esse CEI.
6. A Emissão do "Habite-se" é necessária, a título de Regularização.

Perguntas:
1 - Como ficaria nesse caso a questão do prazo decadencial, já que segundo informações da própria Receita é contado "a partir do primeiro dia do exercício seguinte àquele em que o crédito poderia ter sido constituído."?

R: É isso mesmo.
Para fins de início de contagem do prazo decadencial a regra é aquela contida no inciso I do artigo 173 do CTN, ou seja, inicia a contagem a partir do primeiro dia do exercício seguinte àquele em que o lançamento poderia ter sido efetuado.

2 - Segundo informações de uma servidora da RFB, a Receita poderia estar constituindo o crédito até o final do atual exercício, tendo em vista que o prazo para decadência não seria 01/01/2018, mas sim, 31/12/2018. Isso procede?

R: É isso mesmo, na prática, o CTN dá margem para que os órgãos possam fazer as cobranças até uns 6 anos.
Como já tem a documentação em mãos, entre no site de Regularização do DISO, com o CEI que foi criado para esta obra e vá preenchendo os dados, com as datas de início e final que constam nos documentos:
Início – Alvará - 18/05/2011
Final – Declaração da Prefeitura Ex: 01/07/2012
O Próprio programa vai indicar se houve a decadência.
Se tiver dúvidas em preencher, para PF o analista da RFB preenche.
Pelas datas parece que se enquadra na decadência, porém somente preenchendo o programa, pois nem o analista pode interferir. O PROGRAMA DISO é que fará os cálculos conforme os dados que forem inseridos.

APARECIDA MOTA
Fabiana

Fabiana

Bronze DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 5 anos Sexta-Feira | 8 março 2019 | 10:56

Bom dia amigos! Estou com uma dúvida. Já emiti a DISO e enviei.
Na Receita me informaram que os campos da metragem quadrada da obra não estava informada. Entrei novamente no sistema e como não posso fazer uma alteração na DISO já enviada, cadastrei uma nova DISO, e não encontro este campo para colocar as informações de áreas da obra.

Alguém sabe me informar pq este campo não aparece pra mim?

Na DISO já emitida tem 4 observações: 1- Uma que preciso levar documentos de GPS para comprovações, OK! 2 - A Outra que a obra esta em decadência, que não é nosso caso, pois é uma obra grande feita em fases; 3- Outra diz que a obra é não mensurável em metros quadrados, coisa que é. 4- Possui formulário com assinatura contabilidade regular; Enfim...pq não consigo encontrar esta campo?

De antemão agradeço a todos que puderem me ajudar!

Página 2 de 3
1 2 3

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.