x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 58

acessos 45.553

RDF - Retificação de dados com devolução de FGTS

Isabella Santos

Isabella Santos

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Depto. Pessoal
há 9 anos Terça-Feira | 9 setembro 2014 | 10:40

Oi gente! Poderiam me dar uma ajudinha?

Tenho que preencher o formulário RDF para devolução de recolhimento de FGTS em duplicidade. Porém estou com algumas dúvidas.
As guias de FGTS dos clientes são pagas através da conta do escritório em que trabalho. O manual da caixa sobre o RDF diz que um dos documentos que deve ser anexado ao formulário para entrega na Caixa é a cópia de documento que comprove que a conta bancaria informada na RDF é de titularidade do empregador. Isso quer dizer que a devolução só pode ser feita na conta do empregador, não na conta do escritório que pagou a guia?
O manual diz também que, quando apresentado por procurador, é necessária uma procuração especifica. Como deveria ser essa procuração? Alguém tem um modelo?
Preciso preencher os campos 20 a 24 neste caso de recolhimento de duplicidade? E os campos 30 e 31?

Me desculpem tantas perguntas. O máximo que puderem me esclarecer, ficarei grata.

Atenciosamente,
Isabella
Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 9 anos Terça-Feira | 9 setembro 2014 | 11:30

Olá Isabella

Isso quer dizer que a devolução só pode ser feita na conta do empregador, não na conta do escritório que pagou a guia?
Sim, a devolução só poderá ser feita na conta do empregador.

O manual diz também que, quando apresentado por procurador, é necessária uma procuração especifica. Como deveria ser essa procuração? Alguém tem um modelo?
Onde você viu essa informação?

Preciso preencher os campos 20 a 24 neste caso de recolhimento de duplicidade? E os campos 30 e 31?
Apenas os campos: 19, 30 e 31

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Isabella Santos

Isabella Santos

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Depto. Pessoal
há 9 anos Terça-Feira | 9 setembro 2014 | 12:20

Oi Vânia!

Muito obrigada pelo esclarecimento!
Referente sobre o que li da procuração no manual é o seguinte:
ƒ

Cópia da procuração específica, quando o signatário do pedido de devolução
não for o representante legal da empresa nominada no contrato social;
ƒ Cópia da identidade do procurador;


Sobre os campos 30 e 31, não entendi bem o que deve ser informado. É o valor da remuneração ou da guia de FGTS?

Atenciosamente,
Isabella
Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 9 anos Terça-Feira | 9 setembro 2014 | 14:02

Localizei aqui. Seria uma procuração simples, com poderes para representar a Empresa perante a Caixa.
Quanto aos campos 30 e 31 informar apenas o valor pago a maior em duplicidade.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 9 anos Terça-Feira | 9 setembro 2014 | 14:30

Sem problemas Isabella, pode fazer todas perguntas que achar necessária :)
Não precisa, apenas a assinatura simples.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Paula Lorrany

Paula Lorrany

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Depto. Pessoal
há 9 anos Sexta-Feira | 27 fevereiro 2015 | 09:49

Obrigada Vânia.
Agora estou com a seguinte dúvida: Estou preenchendo a RDF (pedido de devolução por informação incorreta da inscrição). Tenho que preencher os campos 11 ao 16(11 e 12 são banco e agencia da caixa?) ( 13 é qual data?) (14 qual a competência?Foi recolhida 4 competências erradas) , (16 simples informado?) .. Estou com dúvida tambem no campo 20(onde acho esse codigo do trabalhador?)Estou com dúvida também no campo 25(categoria correta?) no campo 26(onde acho esse codigo de movimentação?)

Bem essas são minhas grandes dúvidas.. me desculpem por tantas perguntas!

Att. Paula Lorrany

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 9 anos Sexta-Feira | 27 fevereiro 2015 | 11:51

MOTIVO: Informação incorreta de inscrição do empregador

CAMPOS RDF: 19 e 30/31

SITUAÇÃO: Guia de recolhimento objeto de devolução; Cópia da página da RE que contém a remuneração/depósito objeto do pedido de devolução; Cópia da nova guia recolhida; Declaração da empresa onde ocorreu o recolhimento incorreto autorizando o débito.

Exemplo n° 32 - Retificação com Devolução por informação incorreta de inscrição do empregador
O empregador efetuou o recolhimento da competência 08/2003 incorretamente utilizando o CNPJ de outra empresa.
Para corrigir essa ocorrência, o empregador efetua novo recolhimento da competência 08/2003 utilizando-se de sua inscrição. Preenche o formulário RDF, campos 1 a 15 com a identificação do empregador e da guia paga, o campo 19 com o motivo da devolução, e os campos 28 a 31 com os valores de depósito ou remuneração pleiteados. Anexar comprovante de conta bancária de titularidade do empregador para depósito do valor a devolver, cópia da GFIP/GRF incorreta, cópia da nova GFIP/GRF recolhida na inscrição correta e declaração de autorização de débito (Anexo XIV), preenchida pela empresa onde ocorreu o recolhimento incorreto.
NOTA: 1. O formulário RDF é obrigatoriamente preenchido pela empresa que realizou o recolhimento indevido.


À
Caixa Econômica Federal
Gerência de Filial do Fundo de Garantia - GIFUG
Assunto: Recolhimento do FGTS em CNPJ incorreto

Senhor Gerente,

A empresa (Razão social da empresa receptora), (CNPJ/CEI), com sede (Endereço completo), vem informar que o recolhimento processado para a
inscrição deste empregador na data DD/MM/AAAA, no banco arrecadador (Nome do Banco Arrecadador), no valor total de R$ x.xxx,xx (xxxxxx Reais), não foi realizado por esta empresa.
Desta forma, autorizamos a Caixa Econômica Federal a promover o estorno dos valores recolhidos indevidamente e a adotar os procedimentos necessários à regularização da ocorrência.

Atenciosamente
_____________________________________
Nome completo do representante da empresa
Função que exerce na empresa Receptora


Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Paula Lorrany

Paula Lorrany

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Depto. Pessoal
há 9 anos Sexta-Feira | 27 fevereiro 2015 | 13:17

Vânia, muito obrigada, organizei toda a documentação necessária. A única coisa que falta é acabar de preencher a RDF, pois estou em dúvida em alguns campos dela. Vou ligar no 0800 da CEF e vê se eles me instruem.

Só mais uma dúvida.. aonde eu acho esse código do empregador e código do trabalhador?

Luciana Cristina Tressino Kanopka

Luciana Cristina Tressino Kanopka

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Depto. Pessoal
há 8 anos Quinta-Feira | 29 outubro 2015 | 11:45

Bom dia.


Preciso preencher essa RDF procurei, em alguns tópicos li o manual e não estou conseguindo entender.

Estou com um funcionário que tem duas contas de FGTS a 1ª em 2013 a 2ª em 2015 na mesma empresa. Na primeira demissão foi feito feito tudo correto chave e multa, porem agora o deposito da multa rescisória da 2ª conta (2015) caiu na 1ª conta (2013). Preciso fazer o estorno e gerar uma nova GRRF. Porem não estou conseguindo preencher essa RDF. Alguém já fez isso? sabe quais campos tenho que preencher? Obrigado

Ana Beatriz de Castro Guimaraes

Ana Beatriz de Castro Guimaraes

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 12 novembro 2015 | 14:21

Boa tarde,
Tudo bem?
Estou com a seguinte situação: dois funcionários receberam um aviso terminando em julho, na época da rescisão a empresa pediu para trocar os avisos pedindo para terminar em setembro, alegando que já tinha conversado com os funcionários e tudo mais.
Ao chegar na homologação os funcionários apresentaram o aviso antigo, com isso o sindicato não homologou e pediu para que eu trocasse tudo para a primeira data.
Para tirar a nova chave preciso pedir a devolução dos FGTS de julho e agosto de cada funcionário, minha dúvida é: preciso retificar as GFIP´s de julho, agosto e setembro? Tenho que cancelar a GRRF e fazer outra também?

Desde já agradeço.

Marcos

Marcos

Prata DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 7 anos Sexta-Feira | 23 setembro 2016 | 08:41

Bom Dia Pessoal!

Na falta de atenção do cadastro do funcionário no software o PIS foi digitado errado, logo a sefip desse funcionário foi enviada e o fgts foi recolhido com o PIS errado, agora preciso corrigir essa situação, colocar o PIS correto e transferir o FGTS depositado para essa pessoa incorretamente, para a funcionária da empresa em questão.

Alguem já passou por essa situação?

Só lembrando que a sefip é do mês 11/2015 movimentação mensal normal.

Página 1 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.