x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 8

acessos 1.462

Como emitir NFe

Luma

Luma

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 15 setembro 2014 | 14:01

Prezados,

Tenho um cliente optante pelo Simples Nacional, trata-se de uma Academia de Ginastica.

A partir de 07/2014 essa empresa passou a comprar roupas de ginástica e suplementos para revenda. No seu cadastro no CNPJ na RFB ela ja possui CNAE 47.63-6-02 - comercio varejista de artigos esportivos, 47.29-6-99 e 93.13-1-00, etc.

Como faço para começar a emitir NFe para essa empresa?

Alguém pode me ajudar?

Eduardo Lopes

Eduardo Lopes

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 15 setembro 2014 | 15:33

Maicon Silva Lima ,

Bem observado, no Posto Fiscal Eletrônico ira fazer a solicitação para emitir NF-e em produção.

att,

Eduardo Lopes
Marllon Freitas

Marllon Freitas

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Segunda-Feira | 15 setembro 2014 | 15:44

Luma, boa tarde.

Verifique também a possibilidade de seu cliente se cadastrar como emissor voluntário no Projeto NFC-e "Nota Fiscal Eletrônica de Consumidor"
Como a maioria dos clientes dele devem ser pessoas físicas que malham na academia, ou seja, Consumidor Final, a emissão da NFC-e pode ser mais indicada. A NF-e contém um número muito grande de informações que são dispensadas na NFC-e.
No link a seguir você pode ter maiores informações sobre o projeto clique aqui

Att.
Marllon Freitas
Duin Assessoria Contábil
http://www.duincontabil.com.br/
Luma

Luma

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 15 setembro 2014 | 16:27

Olá, Pessoal

Muito Obrigada pela ajuda.

Mas agora fiquei na dúvida se devo ir pela NFCe ou NFe. Entrei em contato com a SEFAZ MT e eles me disseram pra cadastrar como credenciamento voluntário de NFe.

Desculpe a ignorância mas o que seria o credenciamento no posto fiscal eletrônico? Ainda não tinha ouvido falar sobre isso.

OBS: ele ja possui certificado no CNPJ da academia

Obrigada.

Marllon Freitas

Marllon Freitas

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Segunda-Feira | 15 setembro 2014 | 16:36

Luma, como expus acima a quantidade de campos a serem preenchidos e de informações necessárias para emissão da NFe é bem maior que para emissão da NFCe tornando esta segunda mais indicada.
A NFe tem como objetivo substituir a NF Modelo 1, que é indicada para vendas entre PJ e PJ ou para fora do estado. Já a NFCe substitui o Cupom Fiscal e Nota Fiscal modelo 2, indicados para venda a consumidor final.

Não há problema no uso de nenhuma das duas opções, apenas acho mais prático e fácil a emissão da NFCe.

Att.
Marllon Freitas
Duin Assessoria Contábil
http://www.duincontabil.com.br/
Luma

Luma

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 18 setembro 2014 | 11:15

Olá, Marllon

Verifiquei no cadastro da Academia e a Secretária de Fazenda de Mato Grosso já institui automaticamente que ele seja emissor de Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica, acredito que pelos motivos que você expos abaixo.

Enfim, como faço pra baixar o programa e começar emitir essa Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica?

E qual CFOP devo usar? 5102 - Venda de Mercadoria adquirida ou recebida de terceiros
E quais informações devo colocar na nota? - que a empresa é optante pelo Simples por exemplo?

Poderia em ajudar?

Vou ler mais sobre o assunto porque ainda estou sem entendimento.

Muito Obrigada pela ajuda.

Marllon Freitas

Marllon Freitas

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 18 setembro 2014 | 13:45

Luma, o estado não disponibiliza software gratuito para emissão da NFC-e, a empresa deverá contratar um sistema ou pesquisar por algum software gratuito disponibilizado por empresas privadas.
O CFOP em geral é o 5102, mas tem que ser visto produto a produto... se for tem ou não substituição tributária por exemplo.
Estando com o sistema pronto para funcionar, fica mais fácil avaliar os campos que são de preenchimento obrigatório ou não.

Att.
Marllon Freitas
Duin Assessoria Contábil
http://www.duincontabil.com.br/

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.