x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 5

acessos 11.767

Imposto DIFERIDO

Rafael Bardete Corrêa

Rafael Bardete Corrêa

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 16 setembro 2014 | 09:23

Bom dia,
estou fazendo um trabalho sobre interpretações das demonstrações contábeis e acabei não entendendo direito sobre o assunto em questão.
Alguém poderia, de uma forma breve, me explicar sobre os impostos diferidos? E assim, na DRE em estudo, o IRPJ/CSLL Diferido encontra-se com valores positivos, não entendi essa questão também, porque acho que deveriam ser de valores negativos.. preciso de ajuda!!

Agradeço desde já.

Rafael Bardete Corrêa.

Anderson Kolera Silva

Anderson Kolera Silva

Ouro DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 9 anos Terça-Feira | 16 setembro 2014 | 16:34

boa tarde Rafael

Aconselho a você pesquisar sobre o tema no Manual de Contabilidade da FIPECAFI no item "Diferimento da despesa do Imposto de Renda" lá você encontra uma boa explanação sobre o assunto e com exemplos práticos.






Att.
Anderson Kolera Silva
[email protected]
https://www.linkedin.com/in/anderson-n-silva-17948740/
Consultoria e Freelancer:
Lucro Real | DFC - Demonstrativo do Fluxo de Caixa | ECD/ECF | Demonstrações Financeiras | Notas Explicativas |
"Quem come o fruto do conhecimento, é sempre expulso de algum paraíso"
Kássio de Freitas Silva

Kássio de Freitas Silva

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 8 anos Segunda-Feira | 11 maio 2015 | 11:28

Bom dia prezados!

Estou com algumas dúvidas em relação ao aproveitamento do IR e CS diferidos s/ prejuízo fiscal (lucro real) .

Qual o valor que posso compensar relativo aos tributos diferidos? Limite de 30% por período?

Ex.: lucro liquido - R$ 100.000,00
dedução do IR - R$ 20.000,00
Base IR - R$ 80.000,00 x 25%
IRPJ - R$ 20.000,00
compensação IR diferido - R$ 20.000,00
IRPJ a recolher - R$ 0,00

Saldo de IR diferido R$ 70.000,00 - R$ 20.000,00 = R$ 50.000,00

É esta a linha de raciocínio?

Atenciosamente.
Kássio de Freitas Silva

Maurício T.

Maurício T.

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 21 maio 2015 | 08:40

Bom dia Kássio,

A compensação de prejuízos anteriores (30%) na apuração do lucro real se dá pelo saldo da Parte B do LALUR e não pelo saldo de IR/CS diferidos no balanço.

O saldo do balanço é o reflexo da Parte B, entende? Da maneira que você está fazendo poderá ocorrer equívocos até porque os impostos diferidos não são exclusivos para prejuízos fiscais, pois também podem conter diferenças temporárias/permanentes.





O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.