Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 7

acessos 1.414

Registro de Funcionário - Como proceder

Rogerio

Rogerio

Prata DIVISÃO 4, Não Informado
há 9 anos Terça-Feira | 16 setembro 2014 | 14:47

Boa tarde à todos.

Fiz abertura de um produtor rural(filial 0003) e agora preciso proceder para fazer o registro de 2 funcionários, salário de 1000,00 e 2000,00 bruto, como faço isso? Não sou tão leigo no assunto, pois trabalhei anos em escritorio de contabildiade fazendo outros departamentos sei que devemos recolher FGTS, INSS, fazer CAGED enfim, as obrigações acessórias, porém nunca fiz nenhum registro, não sei o procedimento, devemos fazer o contrato na CTPS e no livro de empregados e não sei mais o procedimento, se deve se inscrever na SEFIP, enfim, não sei o procedimento para se fazer o registro e gerar o INSS e FGTS.

Podem por favor me ajudar?

Andrei Fernandes da Costa

Andrei Fernandes da Costa

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 16 setembro 2014 | 14:55

Rogerio, ambos precisaram realizar o exame admissional, não registar sem antes desse exame. Além da carteira de trabalho, será necessário que o empregado informe através de documentos, certidão de nascimento ou casamento, certidão de nascimento, carteira de vacinação(em caso de filhos fora da obrigação escolar) ou histórico escolar dos filhos (filhos já obrigados a estudar), documentos pessoais do empregado.

Depois vai nesse sentido que você mesmo passou, registro no livro, na carteira, devidas anotações e assinaturas, contrato de experiência (30, 45 ou 90 dias direto).

Com certeza, os demais colegas vão passar mais informações que por hora não tenha informado.

"A sabedoria superior tolera, a inferior julga; a superior perdoa, a inferior condena.
Tem coisas que o coração só fala para quem sabe escutar!"

Chico Xavier
Rogerio

Rogerio

Prata DIVISÃO 4, Não Informado
há 9 anos Sexta-Feira | 17 outubro 2014 | 09:43

Boa tarde, Foi muito útil ambos.
Porém não sanou totalmente minhas dúvidas.

1º - O registro de contador/auxiliar contábil tem piso salarial? Registrei contador com salario de 2.000,00 e aux. com salarial de 1.000,00, futuramente terei problemas?

2º - Registrei sem contrato de experiencia, terei algum problema?

3º - Agora o processo é; gerar o INSS, gerar o FGTS e fazer o CAGED?

Desculpem a ignorancia, estou meio perdido no Departamento Pessoal.

Obrigado desde já.

PRISCILA ALQUIMEDICI

Priscila Alquimedici

Ouro DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 17 outubro 2014 | 09:57

Bom dia

Rogerio,

Vamos la

1º - O registro de contador/auxiliar contábil tem piso salarial? Registrei contador com salario de 2.000,00 e aux. com salarial de 1.000,00, futuramente terei problemas?
Sobre o piso salarial de uma olha da no sindicato, o salario não poderá ser menor que o piso do sindicato
o sindicato do contador
http://www.sindcontsp.org.br/menu/dissidios-coletivos

sindicato do auxiliar de contabilidade
http://www.sescon.org.br/

2º - Registrei sem contrato de experiencia, terei algum problema?
Tem Problemas sim, se bater fiscalização você poderá ser autuado, a lei não permite trabalho sem carteira assinada, sem carteira assinada não tem como gerar os impostos obrigatórios como INSS, FGTS e também não tem como enviar o caged.

3º - Agora o processo é; gerar o INSS, gerar o FGTS e fazer o CAGED?
Pra gerar os impostos os funcionários terão que estar registrados com carteira assinada, apos assinar a carteira sera feito mensalmente folha de pagamento INSS, FGTS, IRRF (DARF 0561) Enviar o caged na admissão e demissão (OBSERVAR A NOVA REGRA DO CAGED) e sera feito a RAIS anualmente.
também tem a DIRF que também é anual

Qualquer duvida estou a disposição

Priscila

Priscila R.Silva
Rogerio

Rogerio

Prata DIVISÃO 4, Não Informado
há 9 anos Sexta-Feira | 17 outubro 2014 | 11:01

ótima explicação, sanou a maioria das minhas dúvidas, apenas no contrato de experiencia que não ficou muito claro;

Vamos lá,

Entrei dia 20/06/2014 na empresa e estou me registrando agora, 17/10/2014, o que faço com o período de experiencia? Coloco inicio agora 17/10/2014, precisa ter contrato desse período, assinado por ambas as partes? Basicamente não muda nada estar nesse período de experiencia, nos conceitos burocráticos eu digo, vou recolher INSS, FGTS, fazer CAGED, tudo normal?

Obrigado

PRISCILA ALQUIMEDICI

Priscila Alquimedici

Ouro DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 17 outubro 2014 | 11:21

Rogerio,

Não existe contrato de experiencia sem carteira assinada, a carteira de trabalho deveria ter sido assinada a partir do primeiro dia, ou seja 20/06/2014.
como não for feito o que ficara valendo é a partir da data da assinatura da carteira. se a empresa preferir pode assinar a carteira sem contrato de experiencia. segue abaix u link que fala um pouco mais sobre contrato de experiencia.

www.guiadedireitos.org

Qualquer duvida estou a disposição

Priscila

Priscila R.Silva

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.