x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 9

acessos 11.075

Conta com Divergência Cadastral

Ricardo Braz da Silva

Ricardo Braz da Silva

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 17 setembro 2014 | 12:09

Bom dia!

Gostaria muito de receber orientação de alguém experiente:

Tenho uma rescisão a fazer, porém quando solicitei o extrato para fins rescisórios,
consegui apenas um relatório de rejeições com o código (06) - Conta com divergência cadastral;
pedi um relatório da inconsistência e diz que o PIS é inexistente. O PIS que estava cadastrado desde a admissão do funcionário e que foi informado em todas as GFIPS.

Pois bem, acessei o site da previdência e consegui um outro número NIT desse mesmo funcionário; pedi o extrato para fins rescisórios informando esse outro número, e a mensagem agora é: NIT não localizado.

Qual a maneira mais prática de solucionar o problema?
Tem como fazer isso pelo Conectividade Social?

Grato!

Kátia Dias

Kátia Dias

Ouro DIVISÃO 1, Encarregado(a) Pessoal
há 9 anos Quarta-Feira | 17 setembro 2014 | 12:25

Bom dia!

Já passei por isso algumas vezes.
Primeiro passo é preencher a RDT informando o número de PIS correto do funcionário e protocolar na agência da Caixa junto com as cópias dos documentos pessoais e da carteira de trabalho.

Segundo passo, retificar todas as GFIP que foram com o número de PIS errado do funcionário.

Assim que for finalizado o processo na Caixa, você poderá acessar o extrato de FGTS dele normalmente.

Se me esqueci de alguma coisa, por favor me corrijam rsrs

PRISCILA ALQUIMEDICI

Priscila Alquimedici

Ouro DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 17 setembro 2014 | 12:25

Bom dia

Ricardo,

A mensagem de NIT não localizado é porque na conta da empresa consta o NIT recolhido desde da admissão do funcionário.

o que você terá que fazer é uma RDT(retificação de dados do Trabalhador) que pode ser feito pela Conectividade ICP
no mesmo lugar aonde tira extrato e chave do FGTS , você vai encontra a DRT.
clique em DRT coloque o numero de NIT incorreto do funcionário, vai passar para outra tela de correção.
na tela de correção coloque o numero de NIT correto do funcionário e confirme.
feito todo o processo tente tirar o extrato, se ainda estiver saindo o NIT incorreto espere um dia e tente novamente.
caso não consiga tera que fazer a RDT por meio de formulário.
no formulário preencha todos os dados do funcionário com o numero do NIT incorreto, no campo a retificar coloque o NIT correto.

espero que tenha entendido.

Qualquer duvida estou a disposição

Att: priscila

Katia

Não precisa retificar as SEFIPS

Priscila R.Silva
Agnaldo A. Lima

Agnaldo A. Lima

Ouro DIVISÃO 2, Analista Pessoal
há 9 anos Quarta-Feira | 17 setembro 2014 | 12:27

Bom dia,

1º) vc deve ir a agencia da CAIXA e descobrir qual é o PIS do funcionário, ou pelo 3004 1104 (Capitais e regiões metropolitanas)
0800 726 0104 (Demais regiões)

2º) após vc descobrir o nº do PIS correto terá que, refazer/transmitir todas as GFIP'S do período de trabalho dele e aguardar o processamento da CAIXA, para ai vc eolicitar o extrato.

Agnaldo Lima
Analista de Pessoal
[email protected]
Kátia Dias

Kátia Dias

Ouro DIVISÃO 1, Encarregado(a) Pessoal
há 9 anos Quarta-Feira | 17 setembro 2014 | 12:31

Nos processos que eu fiz, precisei retificar todas.

A RDT online só é possível quando tem algum depósito de FGTS no PIS errado e ele consegue visualizar. Muitas vezes não consegue (Não custa tentar) E pelo que eu li, o PIS é ''inexistente'' desde a admissão do funcionário.

PRISCILA ALQUIMEDICI

Priscila Alquimedici

Ouro DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 17 setembro 2014 | 13:59

Katia

o PIS é inexistente porque na verdade é um NIS aqueles que fazemos para contribuinte individual ou domestica.

eu sempre fiz da Maneira que passei acima e sempre consegui e nunca precisei retificar a sefip

A caixa econômica não reconhece NIS como NIT é por isso que de u a mensagem de erro.

Mesmo que o recolhimento tenha sido feito se for NIS e não NIT/PIS a caixa econômica não vai reconhecer.

Att: Priscila

Priscila R.Silva
Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 9 anos Sexta-Feira | 19 setembro 2014 | 12:17

Boa tarde Pessoal

Priscila a informação da Kátia é procedente.

É necessário sim retificar todas as GFIP's do período independente da RDT.

A RDT corrige as informações na Caixa;
A retransmissão das GFIP's na modalidade 9 corrige as informações na Previdência Social;

Se não corrigir, não aparecerão as contribuições do empregado para fins de aposentadoria.

Portanto Ricardo, RDT e retificação de todas GFIP's.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.