Paulo Roberto
Iniciante DIVISÃO 4, Administrador(a) Empresas Bom dia Pessoal!
Tenho uma pequena loja PET e tenho uma funcionaria que trabalha comigo a alguns meses sem carteira assinada, mas preciso acertar sua situação. EU já entendi essa parte de percentuais que inclusive consta no portal do micro empreendedor: Sobre o salário do empregado, o empreendedor individual deverá recolher mensalmente 8% a título de Fundo de Garantia por Tempo de Serviço - FGTS. Além desse percentual, o empreendedor deverá também recolher sobre o valor do salário 3% a título de contribuição patronal ao INSS. Esses recolhimentos, mensais, serão suportados pelo Empreendedor. O empregado, por sua vez, terá descontado de seu salário e recolhido pelo empreendedor o percentual mensal de 8% a
título de contribuição do empregado para o INSS.
As minhas dúvidas são:
* Como Realmente efetiva-la como minha funcionária? Posso fazer o Pagamento do FGTS com aquelas guias de papelaria? Caso não seja possível, o que é preciso se for fazer de forma online. Pois, eu vi que seria preciso um certificado digital e não tenho conhecimento de qual comprar ou como utilizar. Os procedimentos são feitos todos no site da caixa ou existe um programa para ser utilizado?
Ficaria muito grato se alguém pudesse me passar esse passo a passo nessa parte de incio de registro do funcionário. Pois, essa funcionaria realmente se enquadra no que preciso para a loja, mas não tenho condições de pagar um contador só para fazer essa parte burocrática de registro.
Desde já agradeço a atenção de todos.