x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 11.933

Passo a passo para registro de um empregado no MEI?

Paulo Roberto

Paulo Roberto

Iniciante DIVISÃO 4, Administrador(a) Empresas
há 9 anos Quarta-Feira | 17 setembro 2014 | 12:37

Bom dia Pessoal!


Tenho uma pequena loja PET e tenho uma funcionaria que trabalha comigo a alguns meses sem carteira assinada, mas preciso acertar sua situação. EU já entendi essa parte de percentuais que inclusive consta no portal do micro empreendedor: Sobre o salário do empregado, o empreendedor individual deverá recolher mensalmente 8% a título de Fundo de Garantia por Tempo de Serviço - FGTS. Além desse percentual, o empreendedor deverá também recolher sobre o valor do salário 3% a título de contribuição patronal ao INSS. Esses recolhimentos, mensais, serão suportados pelo Empreendedor. O empregado, por sua vez, terá descontado de seu salário e recolhido pelo empreendedor o percentual mensal de 8% a
título de contribuição do empregado para o INSS.



As minhas dúvidas são:


* Como Realmente efetiva-la como minha funcionária? Posso fazer o Pagamento do FGTS com aquelas guias de papelaria? Caso não seja possível, o que é preciso se for fazer de forma online. Pois, eu vi que seria preciso um certificado digital e não tenho conhecimento de qual comprar ou como utilizar. Os procedimentos são feitos todos no site da caixa ou existe um programa para ser utilizado?


Ficaria muito grato se alguém pudesse me passar esse passo a passo nessa parte de incio de registro do funcionário. Pois, essa funcionaria realmente se enquadra no que preciso para a loja, mas não tenho condições de pagar um contador só para fazer essa parte burocrática de registro.


Desde já agradeço a atenção de todos.




PRISCILA ALQUIMEDICI

Priscila Alquimedici

Ouro DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 17 setembro 2014 | 13:53

Boa Tarde

Paulo,

Você vai precisar de um sistema para gerar a folha de pagamento realmente vai precisar fazer um certificado Digital que pode ser feito pelo Caixa, Serasa, ou Certisign.

O procedimento para uma pessoa sem Experiencia vai ser realmente complicado que muitas das vezes sera realmente necessário a ajuda de um contador. Existem contadores que cobram barato pelos procedimentos.
Para fazer a abertura do MEI o Contador é obrigado a fazer todo o procedimento de Abertura gratuitamente, mais na parte de registro dos empregados ja é outra coisa.
Você devera observar se todo o custo que você vai gastar para fazer sua própria folha de pagamento, não seria mais viável procurar um contador

Bem Vamos la.

Apos feito a abertura do Mei com a ajuda de um contador (gratuitamente).

A funcionaria devera fazer o atestado admissional
www.ilocal.com.br

documentação para a admissão da funcionaria
cetconsultores.com.br

Vai precisar de um sistema para gerar a folha de pagamento ( na Internet existem muitos programas gratuitos), mais nunca Utilizei
começo o sistema Alterdata que você terá o custo da instalação do sistema e o custo mensal de manutenção.

Apos conseguir o programa faça o registro da funcionaria

Preencher a carteira de Trabalho
https://www.webhome.com.br/pdf/ctps.pdf

e imprimir os relatórios de contrato de experiencia
no sistema contratado devera ter esses relatorios

o Senhor devera compra um livro de registro dos empregados para colocar as informações do funcionário.

Apos feito a admissão do funcionário Faça o Certificado Digital
http://www.certificado.caixa.gov.br/

Agora o MEI foi aberto, a funcionaria esta registrada e ja foi feito o certificado digital

todo o mes devera ser gerado a folha de pagamento, recibo de salario ( no sistema)
INSS (no sistema ou pela previdenica social
www2.dataprev.gov.br

os sistemas gratuitos não sei se gerar o aquivo para fazer o FGTS, mais o Alterdata eu sei que gera.

se não tiver como gerar terá que preencher manualmente dentro só Sefip.

devera ser baixado no site da caixa a conectividade social, GRRF e SEFIP em download no site da caixa

Os procedimentos sã meios complicados que aconselho a ser feito por etapa.

espero que tenha entendido

Qualquer duvida estou a disposição

Att: Priscila


Paulo se precisar de um auxilio estarei a disposição

Priscila R.Silva

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.