x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 6

acessos 6.145

Alteração Contratual - Rio de Janeiro

Silva

Silva

Prata DIVISÃO 1
há 9 anos Quarta-Feira | 17 setembro 2014 | 16:31

Olá boa tarde!


Por gentileza, trabalho em um escritório de contabilidade em São Paulo onde uma empresa do Rio de Janeiro nos contratou para fazer a alteração contratual onde irá alterar o sócio administrador. Minhas dúvidas são:

Quais as normas e regras para alteração no RJ? Tem algum padrão referente ao formato que precisa ser? Pois em SP é um padrão e no RJ não sei se pode ser diferente.


Em São levamos a alteração para a Caaesp e de lá eles mandam para a junta, no Rio como funciona entrego na Jucerja ? Ou precisa ir em mais lugares?


Taxas referente a alteração? Quantos dias aproximadamente fica pronta?



Obrigada .

Att.
Tamires

JOÃO HENRIQUE L SANTOS

João Henrique L Santos

Iniciante DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 17 setembro 2014 | 17:18

Ola,

A elaboração da alteração contratual é padrão. Após feito a alteração vc precisa entrar em contato com a Junta Comercial do Rio de Janeiro e obter as informações para preenchimento dos formulários. Ex.: aqui em São Paulo como vc sabe é eletronico através do site com certificado digital.
Proximo passo é preencher o PGD online da receita federal (é preciso certificado digital do cliente ou procuração eletronica para vc ou o escritório contabil enviar o arquivo) e enviar. Aguardar a liberação do protocolo de transmissão consultando situação do pedido no site da receita federal (dispensa assinatura do sócio) e dar entrada na Junta do Rio de Janeiro. Após deferido na Junta os dados serão automaticamente atualizados na Receita Federal e na Secretaria da Fazenda do Rio. Verifica se na prefeitura é automatico tbm, (aqui não é).
Espero ter ajudado.

Eric Pereira

Eric Pereira

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Administrativo
há 9 anos Quarta-Feira | 17 setembro 2014 | 18:12

Boa tarde Tamires,

Como o colega João Henrique citou acima, a elaboração do contrato é padrão. Não há clausulas ou normas diferentes entre as UF's.

Leve a alteração contratual, em 2 vias, para a JUCERJA. Você deverá ter um requerimento padrão da junta, comprado em papelarias.
Leve, também cópia autenticada do CPF e RG do novo sócio da empresa.

Caso já queira alterar o cadastro na Receita, faça o DBE e o entregue em 2 vias, sem necessidade de reconhecimento de firma.

As taxas variam se a empresa for ME/EPP ou normal.
R$ 292,00 + Darf 6621 R$ 21,00 - empresas não enquadradas
R$ 146,00 + Darf 6621 R$ 21,00 - Empresas ME/EPP.

O prazo varia bastante, mas tenho recebido processos em 3 ou 4 dias.
O documento sairá inteiramente pela internet, sem necessidade de busca-lo.

Espero ter ajudado.

Att,

Eric Pereira

Silva

Silva

Prata DIVISÃO 1
há 9 anos Quarta-Feira | 24 setembro 2014 | 16:59



João e Erick obrigada pelas informações.


Vocês teriam algum modelo de alteração contratual do Rio de Janeiro para me basear, pois estou com receio de fazer seguindo o padrão de São Paulo e não aceitarem referente a formatação, espaçamentos.



Obrigada.

Tamires

Eric Pereira

Eric Pereira

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Administrativo
há 9 anos Terça-Feira | 7 outubro 2014 | 17:25

Boa tarde Luiz Felipe,

No caso do RCPJ, não é possível fazer a alteração no contrato e CNPJ juntos. Registre o contrato no órgão.
Caso haja uma passagem de mais de 50% das cotas, entre os sócios, anexe junto ao processo a certidão do INSS.
O valor do RCPJ varia de acordo com numero de folhas e atos, capital social e registro no diário oficial, portanto não posso lhe precisar o valor. e é pago na hora da entrada.
Não é preciso preencher o REGIN ou REQUERIMENTO ELETRÔNICO.

Posteriormente ao registro, faça o DBE. Envie cópia autenticada do CPF e RG(ou documento constante no contrato) do novo sócio e do ato alterador, ao endereço que a Receita informará.

Como não é feita consulta prévia de local, quando se é alterado apenas o sócio. Preencha o formulário do RUCCA manualmente.
http://www0.rio.rj.gov.br/clf/index.php?pg=formularios

Anexe, cópia da alteração, cpf e rg do novo sócio, CNPJ, o RUCCA, assinado por procurador ou pelo sócio responsável, o original do Cartão de Inscrição Municipal e procuração, no caso de terceiros forem buscar o processo.

Não será cobrada nova taxa de alvará.

Espero ter ajudado.

Att,

Eric Pereira

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.