x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 1.659

Pis - indevido

MARCIA JULIANA DA CRUZ

Marcia Juliana da Cruz

Prata DIVISÃO 2, Analista Pessoal
há 9 anos Quarta-Feira | 17 setembro 2014 | 16:54

Boa tarde

A Caixa pagou indevidamente o PIS a duas pessoas na empresa onde trabalho. O que gerou um transtorno enorme, pois são vendedores e recebem os mesmos valores de comissão, um deles não recebeu e alega que o RH que mandou errado as informações... consultando a RAIS percebi que os três não tem direito ao recebimento, porém a caixa liberou para dois o PIS. O que eles estão receosos é se a Caixa pode cobrar esses valores posteriormente.

Detalhe: o que mais vendeu foi um dos que recebeu...

Juliano Rodrigo Vieira

Juliano Rodrigo Vieira

Prata DIVISÃO 2, Analista
há 9 anos Quarta-Feira | 17 setembro 2014 | 16:58

Marcia,

O que os empregados (e a empresa) devem ter claro é que qualquer dúvida sobre o pagamento do PIS deve ser direcionado à Caixa Econômica, e não a empresa. A empresa não tem que avaliar quem tem ou não direito ao benefício, ela atua somente como agente repassador dos valores.
O que veio no arquivo de remessa de recursos do PIS deve ser fielmente executado, pagar a quem foi informado que tem direito e pronto.

Quem não recebeu deve procurar uma agência da Caixa pra saber porque não recebeu.
Se alguém que recebeu quiser reclamar, também deve procurar uma agência da CEF.

MARCIA JULIANA DA CRUZ

Marcia Juliana da Cruz

Prata DIVISÃO 2, Analista Pessoal
há 9 anos Quarta-Feira | 17 setembro 2014 | 17:01

Juliano

Essa sua resposta é óbvia, sei bem que a caixa que deve se responsabilizar... Mais a empresa que repassa as informações pela RAIS para que o governo faça a validação de quem tem direito ou não.

A minha dúvida é se o funcionário que se sentiu lesado entre em contato com a Caixa e ela verifique o erro, os outros colaboradores podem ser questionados desse recebimento indevido...

Quero saber se aconteceu isso com alguém aqui já...

Thalita Cardoso

Thalita Cardoso

Prata DIVISÃO 5
há 9 anos Quarta-Feira | 17 setembro 2014 | 17:02

Obrigada pela resposta Juliano, estava com uma situação parecida e agora foi esclarecida.

Há mais felicidade em dar do que receber!
Luciano castelo Branco Rebouças Filho

Luciano Castelo Branco Rebouças Filho

Bronze DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 17 setembro 2014 | 17:14

Marcia Juliana da Cruz

Se ele não tem direito e recebeu, o correto seria devolver, se o que não tem direito de receber e questiona ele pode ir reclamar com a caixa o máximo que vai acontecer é ele verificarem que cometeram um erro e enviar uma comunicação para os que receberam, devolverem o valor. mas para a empresa não existe penalidades, isso se a empresa informou corretamento a RAS. lembrando que a informação é o salário na carteira, ja que existe algumas empresa que pagam a comissão por fora, que é errado.

Juliano Rodrigo Vieira

Juliano Rodrigo Vieira

Prata DIVISÃO 2, Analista
há 9 anos Quarta-Feira | 17 setembro 2014 | 17:30

Marcia,

Acho que você deve reler minha resposta.
Se a RAIS foi preenchida com as remunerações corretas E o arquivo do PIS foi executado corretamente, a parte da empresa está encerrada.
Como você mesma disse, É ÓBVIO que se a Caixa pagou um valor indevidamente e alguém denunciar, irá querer a devolução.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.