x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 1.779

Como fazer um BP no MEI (ajude-me iniciante)

jose cicero s. dos santos

Jose Cicero S. dos Santos

Bronze DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 23 setembro 2014 | 17:31

Oi pessoal minha esposa vai colocar uma funcionária na loja e pediu para eu fazer o BP dela.
de antemão sei que:

Custo para contratação de um empregado

O Microempreendedor Individual (MEI) pode ter um empregado ganhando até um salário mínimo ou o piso salarial da profissão.
Ao preencher e entregar a GFIP, o Microempreendedor Individual deve depositar o FGTS, calculado à base de 8% sobre o salário do empregado. Além disso, deverá recolher 3% desse salário para a Previdência Social.

Em resumo, o custo total do empregado para o Microempreendedor Individual é 11% do respectivo salário, ou R$ 79,64, se o empregado ganhar o salário mínimo. O cálculo é sempre feito pelo valor do salário multiplicado por 3% (parte do empregador) e por 8% (parte do empregado).

É preciso lembrar também que todos os demais direitos trabalhistas do empregado devem ser respeitados.

Peco para quem puder que me mande um modelo (em anexo) com dados [ nomes e valores] fictícios de Bilhete de pagamento para esse caso MEI considerando pagamento: salário mínimo de 724,00 somente daí considerando as informações acima retirado do portal do MEI.
sem hora extra/ sem ferias/ sem 13/ sem salário família, pois não faz jus / sem dependentes/ sem vale transporte, pois a funcionária mora próximo ao trabalho.
muito grato a quem me ajudar, um abraço e tudo de bom.

Jose Cisso

Jose Cisso

Ouro DIVISÃO 2, Account Manager
há 9 anos Quarta-Feira | 24 setembro 2014 | 09:59

Ola Jose,

Não tenho a minima ideia o que seja esse BP.

Quanto ao holerith de pagamento, o empregado terá o desconto de 8% referente ao inss, peça ao se escritorio contabil para o devido registro do empregado. att

att

Os Homens perderm a saude para juntar dinheiro, e depois perdem dinheiro para recupera-la.(Dalai Lama)
ERICA DOURADO

Erica Dourado

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Depto. Pessoal
há 9 anos Quinta-Feira | 25 setembro 2014 | 13:17

Olá José Cícero,

1° Registra o funcionário
2° Todo mês vc deve recolher o FGTS e o INSS
3° se sua dúvida é qto ao contra-cheque, holherith, vc pode elaborar um no word, excel ou pega um modelo pela internet e os dados são:
Salário Base: 724,00
Inss 8%: 57,92
Líquido: 666,08
Peça para o empregado assinar e fique com uma via.

Vale lembrar que a contratação de um empregado exige a transmissão de informações mensais à Receita e Previdência, por isso te aconselho procurar um contador que poderá fazer lhe auxiliar, e irá elaborar todas as obrigações mensais, inclusive quanto à concessão de férias, 13° salário e outros.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.