x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 879

ITG 2002 Encerramento Contas de de Resultados

Rafael Mendes da Silva Berigo

Rafael Mendes da Silva Berigo

Prata DIVISÃO 1, Gestor(a)
há 9 anos Terça-Feira | 23 setembro 2014 | 22:07

Boa noite!

Estou com uma dúvida referente as contas de resultado para apresentação do Balanço de acorde com a ITG 2002 Resolução CFC 1409/12 para Entidades Sem Fins Lucrativos.

Gostaria de saber a opinião dos colegas, se eu devo zerar as contas de resultado apenas no fim do Projeto ou zero quando passo de um exercício para outro, já apurando o Superavit/Deficit parcial?

Lembrando que na consolidação da Entidade essas contas são zeradas normalmente no fim do ano, porém eu quero saber do projeto em si da Subvenção atendendo a ITG 2002?!

Agradeço quem puder ajudar!

Rafael

Rafael Mendes da Silva Berigo

Rafael Mendes da Silva Berigo

Prata DIVISÃO 1, Gestor(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 24 setembro 2014 | 14:16

Muito obrigado pela atenção Clovis!

Só uma dúvida: Você está dizendo o Balanço do Projeto com subvenção certo? Não o da Entidade que realmente zera todo fim de exercício, observando que agora temos que ter essa contabilidade paralela, uma consolidada da entidade e outra para ITG!

Abraços

Clovis Igarashi

Clovis Igarashi

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a) Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 24 setembro 2014 | 15:24

Rafael

O balanço da entidade é um só, não há nada paralelo. As entidades sem finalidade de lucros devem seguir as normas contábeis contidas na ITG 2002, tais como: nomenclatura das contas, reconhecimento de receitas e despesas, contabilização de gratuidades e voluntariado.

Abraço

Contador com especialização no Terceiro Setor

http://clovisakira.blogspot.com
twitter: clovisakira
Facebook: Clovis Akira Igarashi
Rafael Mendes da Silva Berigo

Rafael Mendes da Silva Berigo

Prata DIVISÃO 1, Gestor(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 3 outubro 2014 | 07:43

Bom dia Clovis!

Obrigado pela sua atenção! É que criamos dentro do nosso sistema condições de mostrar o Balanço individual para cada Projeto/Convênio com Prefeituras, Estados, etc...para darmos mais transparência na prestação de contas e ter um documento contábil demonstrando as estradas e saídas dos Recursos.
De qualquer modo, eu agradeço muito sua atenção!!!

Abraços

Rafael

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.