x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 7

acessos 2.613

Contabilização dos fatos Contábeis - Extrato- falta de copmr

Jose Elias

Jose Elias

Bronze DIVISÃO 4
há 9 anos Sexta-Feira | 26 setembro 2014 | 15:27

Boa tarde , amigos de profissão.

Tenho uma dúvida referente ao perigo, riscos e consequência de uma contabilização a qual o clinte não manda as despesas corretamente... alguns pontos negativos importantes sobre o caso:

Cliente não envia todas as despesas

Guias de pagtos de Impostos ,DARF, GARE ,FGTS, INSS .

Pgto da folha, salários, ad. salários ( em alguns casos transf valores bem maior do que a folha ).

Contrato de Financimento, aquisição de veículos, e etc,


Enfim, não mandam quase nada, e quando manda , enviar somente o extato.

E o que no meu ver é o mais grave: Envia o extrato mas não consta descrição do que se trata a transação de Débito oo Crédito....e gui instruido a lançar tudo que for Saida, lançar como pgto de Fornecedor e tudo que for Entrada, recebto de Duplicatas.

Acredito que essa não seja a forma ideal de contabilização... não sei quais são as possiveis consequências e gostaria de saber sobre
como poderia fazer para mudar a situação.

Tenho pouco tempo na área e gostaria de saber se isso é normal ou não, cobro dos clientes mas os mesmo já estão acostumados a não enviar a documentação


Obrigado .

att,,


Elias



Lucia

Lucia

Bronze DIVISÃO 4
há 9 anos Sexta-Feira | 26 setembro 2014 | 16:03

Tem que cobrar toda a documentação: Fluxo de caixa interno identificado, movimento dos bancos identificados, todos os pagamentos e recebimentos. Não tem como fazer contabilidade sem a documentação.

Jose Elias

Jose Elias

Bronze DIVISÃO 4
há 9 anos Sexta-Feira | 26 setembro 2014 | 16:15

Muito obrigado Lucia pela resposta.

É realmente complicado mesmo...os lctos como falei são reazliados dessa forma; tudo que for D no extrato é pgto de fornecedor e C recbto de clientes...tenho certeza que nem tudo se trata de clientes e fornecedores.

SANDRA ANTONIA FRANKLIN BRASILEIRO

Sandra Antonia Franklin Brasileiro

Bronze DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 26 setembro 2014 | 17:16

José Elias, realmente essa é uma realidade em todos os escritórios de contabilidade, pois, são poucas as empresas que possuem administradores que compreende como as leis da contabilidade funciona, aqui nós temos resolvido esse problema da seguinte forma: todo inicio de mês enviamos um protocolo solicitando todos os documentos exigíveis de contabilização, o responsável da empresa assina uma via do protocolo que volta para o escritório e outra fica com ele, nesse protocolo deixamos bem claro que sem esses documentos não é possível realizar uma contabilidade correta da empresa, como a lei exige. Tem funcionado, principalmente com empresas que tem empréstimos em bancos.

Donizete

Donizete

Prata DIVISÃO 4, Atendente Comercial
há 9 anos Sexta-Feira | 26 setembro 2014 | 20:13

Boa noite!

Eu não trabalho na área, ainda. Mas sempre leio tópicos a respeito do assunto. É impressionante nos dias de hoje que ainda existam empresários (se é que podemos chama-los assim), que não dão a menor importância à contabilidade.

Abs

Donizete

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 9 anos Segunda-Feira | 29 setembro 2014 | 08:06

Bom dia

O Contrato de Prestação de Serviços Contábeis celebrado entre o contador e o cliente deve (obrigatoriamente) dizer das obrigações e responsabilidades de ambos, assim como dos motivos que ensejam a rescisão contratual.

Se o cliente não manda a documentação que respalda os lançamentos contábeis, deve ser alertado em reunião. Persistindo no erro a rescisão contratual é imprescindível. O contador não deve/pode "adaptar-se" as práticas erradas do cliente com vistas a mantê-lo em sua carteira. É esta a única maneira de evitar transtornos futuros.

...

Jose Elias

Jose Elias

Bronze DIVISÃO 4
há 9 anos Segunda-Feira | 29 setembro 2014 | 10:22

Boa tarde a todos,

Primeiramente...Obrigado pelas inormações tão valiosas.


Jadson,

E como se faz a contabilização sem a documentação necessária?...deve ser meio complicado mas como seria mais ou menos?

Abcs

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.