Sabrina Mendonça da Fonseca
Prata DIVISÃO 4, Contador(a) Prezados,
Tenho um cliente que faz pagamentos a funcionários em dinheiro e não coloca estes pagamentos na Folha. Agora estamos contabilizando os pagamentos da empresa e eu estou descobrindo. Acho que está tudo errado, mas preciso da opinião de vocês pois estou muito confusa... vou separar as perguntas para facilitar:
1) a empresa paga "prêmio" mensalmente a alguns funcionários. Os funcionários assinam um recibo feito em papel timbrado da empresa dizendo que receberam este valor a título de prêmio.
Estes valores não deveriam constar na folha de pagamento para sofrer incidência de INSS, FGTS e IR?
2) a empresa também paga horas extras desta maneira, sem incluir na folha de pagamento. Até aí já sei que está errado, mas a minha dúvida é com relação ao vale transporte destes dias. A empresa não funciona oficialmente nos finais de semana, porém chegaram vários recibos (como os da situação 1 descrita acima) de horas extras e também de vale transporte. Os funcionários recebem cartão riocard, porém para estes dias de sábados e domingos trabalhados, recebem o valor da passagem em dinheiro. Não sei como orientar meu cliente. Sei que está errado, mas qual seria a maneira correta? A empresa não tem como prever que haverá horas extras no mês seguinte quando faz a recarga do riocard. Também não acho correto acrescentar o valor da passagem daquele mês ao riocard do mês seguinte, visto que o funcionário pagou em dinheiro... Como vocês fazem?
Desde já muito obrigada pela atenção,
Sabrina