x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 3

acessos 1.399

Capital de giro (Rotatividade)

Alex Miura

Alex Miura

Bronze DIVISÃO 3, Analista Informática
há 9 anos Segunda-Feira | 29 setembro 2014 | 19:47

Olá meus amigos(as),

Bom mais uma dúvida que vou lançar para meu modelo de negócio.

Estou em processo de abertura de empresa e me surgiu uma dúvida.

A principio minha empresa não terá um lucro vindo de clientes, onde terei que tirar do meu bolso os gastos mensais da empresa.

Eu como pessoa física posso arcar com as dividas da minha empresa?

Ou a empresa terá que ela própria se mantenha em pé com o dinheiro aplicado no capital social até conseguir algum cliente?

Kerlley Lopes da Silva

Kerlley Lopes da Silva

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 29 setembro 2014 | 22:04

Boa noite, Alex,

Você pode fazer um contrato de empréstimo (mútuo) entre sua pessoa física e a pessoa jurídica.
Então você planeja uma forma de pagamento e uma taxa de remuneração.
Quando sua empresa estiver obtendo retorno, você retorna os recursos para sua pessoa física.

Esta seria uma opção.

Att.

Kerlley Lopes
Contabilista
Goiânia - GO
Alex Miura

Alex Miura

Bronze DIVISÃO 3, Analista Informática
há 9 anos Segunda-Feira | 29 setembro 2014 | 23:19

Kerlley, bacana.

Entendi o que você propôs, só para ficar mais claro.

Vamos dizer que irei lançar de capital social para a empresa o valor de 500,00 reais.

Por mês irei gastar em média 370,00 reais com gastos para manter a empresa, dentro deste gasto esta contador, escritório virtual e site.

Sei que no período de 6 meses não terei nenhum cliente devido a estruturação de negócios da empresa, e em dois meses o dinheiro do capital se vai....

Para que este valor do capital nunca abaixe, eu como pessoa física posso realizar depósitos na conta da empresa e lançar uma nota como se tivesse prestado serviço para minha pessoa ou o certo seria realizar um empréstimo para a empresa como você citou.

Abraço..

Kerlley Lopes da Silva

Kerlley Lopes da Silva

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 30 setembro 2014 | 08:21

Bom dia, Alex,

Creio que você emitir nf prestando serviços para sua própria empresa não seja correto.

Com o contrato de empréstimo (bem feito, com as cláusulas de prazo de pagamento, remuneração de juros etc.) você ficará mais seguro quanto à possíveis fiscalizações.

Att.

Kerlley Lopes
Contabilista
Goiânia - GO

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.