x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 0

acessos 914

FECP-RJ - Recolhimento antecipado em cálculo e recolhimento

Contadora

Contadora

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 30 setembro 2014 | 14:51

Uma empresa, estabelecida no Estado do Rio de Janeiro, tem o benefício da redução da base de cálculo do ICMS de forma que a alíquota seja de 1,5%, sendo 1% para FECP e 0,5% para o ICMS.

Ocorre que de acordo com a legislação fiscal, ela deve apurar o imposto por estimativa e no mês seguinte encerrar a apuração e recolher a diferença do imposto, em caso de saldo devedor. Em caso de saldo credor, deve lançar o crédito na apuração do mês seguinte.

O problema é que se der saldo credor e o FECP já tiver sido recolhido, não encontrei previsão legal para creditar essa parcela do imposto no mês seguinte.

Minha dúvida é: como a legislação não é clara quanto ao momento em que deve ser recolhido o FECP, deve ser recolhido já no momento do cálculo da estimativa, ou apenas no encerramento da apuração?

Grata,

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.