x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 1.515

Compra de imobilizado pelo sócio antes da constituição da em

IGOR AYRES HEMETRIO

Igor Ayres Hemetrio

Prata DIVISÃO 5, Coordenador(a) Contabilidde
há 9 anos Sexta-Feira | 3 outubro 2014 | 11:28

Bom dia prezados colegas!

Estou com a seguinte dúvida:

O sócio de uma empresa comprou um maquinário para a mesma, antes de fazer a constituição dessa empresa. Ele comprou como pessoa física. ele não vai integralizar o capital com este maquinário. Minha pergunta é: Podemos fazer a integralização deste maquinário na empresa? Eu sei que despesas pré-operacionais podem ser contabilizadas, porém, não tenho certeza quanto a imobilizações.

Abraços!

Igor

Igor Ayres Hemetrio
CRC/MG 105.791
Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 3 outubro 2014 | 11:37

Prezado Igor,

Já que o sócio não irá utilizar o maquinário para proceder a integralização do capital social e como o bem foi comprado em nome do sócio, resta as seguintes opções:

- Venda do bem para a empresa;
- Aluguel do bem, necessita do contrato de aluguel do sócio para com a empresa;
- Cessão de uso, nesse caso se faz necessário a confecção de um contrato de comodato e respectiva nota fiscal (essa situação pode ser a mais interessante para a empresa, pois, não é onerosa).

Sugiro que leve as opções para a diretoria da empresa e entrem em consenso sobre a melhor opção para a empresa.

At.
Marcos Vinicius

FERNANDO CESAR LEONARDO

Fernando Cesar Leonardo

Prata DIVISÃO 1, Controller
há 9 anos Sexta-Feira | 3 outubro 2014 | 12:07

Prezado Igor,

Lembre-se que por se tratar de um bem de capital, e que será utilizado na produção da empresa, ela poderá gerar a depreciação, que é um benefício fiscal bem interessante, e que com o planejamento tributário, trará uma redução no imposto de renda, contribuição social, pis e cofins caso a empresa seja optante pelo lucro real, e também para ICMS através do CIAP caso a máquina seja integralizada ou adquirida.

Abs.
Fernando Leonardo

Fernando Cesar Leonardo
Carlos Henrique Rodrigues

Carlos Henrique Rodrigues

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 3 outubro 2014 | 12:56

Prezado Igor,

Boa tarde.

Uma outra alternativa que você pode trabalhar é: usar as contas crédito/débito com pessoas ligadas, desta maneira o bem pode ser integralizado ao patrimônio da empresa

"O contador é o poeta da fortuna alheia" RNR

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.