x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 23

acessos 29.447

Conciliação Bancária dúvidas

ELIAS DA VITORIA SANTOS

Elias da Vitoria Santos

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 16 anos Quinta-Feira | 3 abril 2008 | 08:46

Caros amigos,

Bom dia

Estou fazendo conciliação bancária pela primeira vez estou utilizando uma planilha que foi disponibilizada neste fórum no tópico: http://www.forumcontabeis.com.br/ler_topico.asp?id=1705
Mas tenho algumas dúvidas, então gostaria que alguém fizesse para mim na planilha do tópico com os dados que estou passando:

EXTRATO BANCÁRIO

31/12/07 Saldo anterior....................... 537,18
03/01/08 Tarifa manutenção conta...........15,00
03/01/08 CPMF.......................................... 1,14
04/01/08 Deposito Bloq 1D útil................628,00
07/01/08 Desbloq deposito........................628,00
30/01/08 Deposito Bloq 4D úteis..............638,89
31/01/08 TED fornecedor.....................24.155,18
Saldo Final............................................25.304,22

RAZÃO

Conta: Banco do Brasil S/A - C Corrente Debito Credito Saldo
Data Histórico
01/01 Saldo do Mês Anterior ..................................................... 537,18 537,18
03/01 Pg despesa bancaria tar manut cta conf extrato
Banco do Brasil - Conta Corrente..................................... 15,00 522,18
03/01 Pg despesa bancaria CPMF conf extrato Banco do
Brasil - Conta Corrente..................................................... 1,14 521,04
03/01 Deposito em cheque conf Doc 282587 Banco do Brasil
S/A - C Corrente.............................................................. 628,00 1.149,04
30/01 Deposito em cheque conf Doc 600036 Banco do Brasil
S/A - C Corrente............................................................ 638,89 1.787,93
31/01 Transferência correspondente a valor de resgate de
consórcios pela administradora, Saman Adm de
Consorcios Ltda................................................................ 24.155,18 25.943,11
Movimento do período 25.422,07 16,14 25.943,11


Ficarei grato

VANDREGESILO CARLOS FERNANDES

Vandregesilo Carlos Fernandes

Prata DIVISÃO 2, Economista
há 16 anos Quinta-Feira | 3 abril 2008 | 10:25

Olá Pessoa!
Só pegando um gancho na conciliação bancária. O que acontece ou quais as consequências punitivas quando na conta da empresa está envolvidas despesas pessoais do proprietário ou de terceiros? Agradeço desde já!
Vandregésilo

Norma Lucia Nobre

Norma Lucia Nobre

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 15 anos Terça-Feira | 22 julho 2008 | 17:06

Boa tarde, se alguém poder me ajudar ficarei muito grata, estou fechando um balanço e faço a conciliação bancária mensal, para não me atrapalhar, mas estou com uma dúvida:
1 - no mês 02 - tem um valor de R$ 1.030,00 de cheques não compensados, portanto, o saldo do meu razão era de R$ 148.611,79 e no extrato era de R$ 147.581,79.
Estou tentando fechar o do mes 03 = Banco R$ 149.178,39 - no razão o mesmo valor, mas na conciliação coloco os valores:
saldo anterior ext. R$ 147.581,79
total de depósitos R$ 977.886,51
Total chqs emitidos R$ 502.654,45
Total despesas R$ 3.527,58
Transferências R$ 27.445,80
Pgtos trib.siscomex R$ 443.692,08
--------------
total 148.148,39
diferença 1.030,00


1 - Pergunto: como dá baoxa nesses R$ 1.030,00?
2 - Uso o programa folhamatic, e nele eu faço a conciliação e imprimo a conferência de conciliação. Com essa conferência eu ainda preciso fazer um demonstrativo de conciliação manual?
Se alguém poder no e-mail a baixo eu agradeço.

Obrigada

Norma L. Nobre
e-mail: @Oculto

Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 15 anos Terça-Feira | 22 julho 2008 | 20:29

Boa noite Norma.


A conciliação bancaria é um comparativo entre as movimentações existentes em uma conta bancária e as existentes no razão. Todos sabemos, por exemplo, que existe um atraso natural entre a emissão de um cheque e sua compensação pelo banco. Este atraso refletirá um saldo temporariamente incorreto o qual a conciliação bancária deve demonstrar.

No seu caso, se valor de 1.030,00 que não foi compensado pelo banco, deve ser lançado no controle financeiro no lado das pendencias bacarias, fechando desse modo com valor existente no razão, isto é apenas para que você você tenha controle sobre os saldos das contas. mensalmente deve ser feito a conciliação bancaria, cabe salientar que esta demonstração é extra contábil, ou seja, não se deve contabilizar, porque no mes seguinte o lançamento vai aparecer no extrato e esta situação ficará regular, naturalmente existirar outras e assim por diante.

Exemplo de conciliação bancaria:

NO EXTRATO BANCARIO

Saldo do extrato em 28/02/2008................. R$ 147.581,79

+ cheques lançados no razão
ainda não compensados................................ R$ 1.030,00

Saldo conciliado em 28/02/2008.................. R$ 148.611,79


NO RAZÃO

Saldo do Razão em 28/02/2008.................... R$ 148.611,79

Agora Imagine se fosse o contrario, por exemplo despesas bancarias constante no extrato ainda não lançadas no razão e naturalmente leveando em consideração que o valor da despesas fossse também R$ 1.030,00, a conciliação seria da seguinte forma:

NO EXTRATO BANCARIO

Saldo do extrato em 28/02/2008............... R$ 148.611,79


NO RAZÃO

Saldo do Razão em 28/02/2008..................R$ 147.581,79

+despesas bancarias cfe extrato................R$ 1.030,00

Saldo conciliado em 28/02/2008............... R$ 148.611,79

Desculpe se me alonguei na exposição, espero que não tenha atrapalhado seu entendimento do asssunto, qualquer coisa retorne.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 15 anos Terça-Feira | 22 julho 2008 | 20:30

Boa noite Elias.

Acredito que nessas alturas, seu questionamento ja esteja sanado, se não, retorne.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 15 anos Terça-Feira | 22 julho 2008 | 20:45

Boa noite Wandre.

Caro amigo me desculpe, mas infelismente somente agora estou tomando ciência do seu questionamento, mesmo assim espero que sirva.

Caro colega, o hábito de misturar as contas é uma irregularidade tributária. Quando o empresário tira dinheiro do caixa para quitar suas despesas, fica configurada a remuneração por trabalho, sobre a qual a legislação prevê a cobrança de contribuição previdenciária e no caso de terceiros, se configura como emprestimo e a punição fica por conta do Imposto de Renda, quando for o caso.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
Norma Lucia Nobre

Norma Lucia Nobre

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 24 julho 2008 | 08:46

Bom dia Luiz, agradeço pela sua atenção. Faço a minha conciliação bancária da seguinte forma, gostaria de saber se está correta.

Saldo P.anterior.............................= 147.581,79
TotaL ´depósitos...........................(+) 977.886,51
Total de chqs comp.p.ant..............(+) 1.030,00
Devolução cheques dep................(-) 12.445,80
Total chqs emitidos.......................(-) 502.654,45
Despesas bancárias......................(-) 3.527,58
Transferências..............................(-) 15.000,00
Pagtos.trib.siscomex....................(-) 443.692,08
saldo período seguinte .................= 149.178,39
Saldo extrato.................................= 149.178,39

Está correto?

Um bom dia a todos.

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 14 anos Domingo | 21 junho 2009 | 01:26

Bom dia, Fabiana


Analisando os dizeres em questão ("Saldo P. anterior"), conclui-se que isto é referente somente a "Saldo Anterior".

Sendo assim, não seria possível "fazer um lançamento contábil deste dado" porque um saldo, conforme o próprio nome sugere, é o resultado da confrontação entre saldo anterior, débitos e créditos.

Portanto, um saldo não é um fato contábil a ser lançado de modo específico (e ser estabelecido desta forma), e sim, um saldo é nada mais que o valor - devedor ou credor - obtido a partir dos lançamentos específicos (de movimentação) de uma conta contábil.

Saudações

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Denise Aparecida Ribeiro

Denise Aparecida Ribeiro

Iniciante DIVISÃO 5, Auxiliar Escritório
há 14 anos Terça-Feira | 4 agosto 2009 | 14:56

Bom Dia!

Estou com um problema fizemos um retirada do banco no dia 03/08/2009 porem meu chefe quer que eu lançe essa retirada no dia 31/07/2009 por esse motivo o saldo final do meu extrato de mês de julho/2009 e diferente da conta banco!

Como eu devo fazer com essa diferença tenho que lançar em alguma conta em especial.

Ele me falou pra fazer conciliação bancária, porém eu nunca fiz e estou com dúvidas?

No aguardo

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 14 anos Terça-Feira | 4 agosto 2009 | 16:52

Boa tarde Denise,

Veja neste mesmo tópico as explicações acertada e apropriadamente exemplificadas pelo Luiz José ao responder o questionamento da Norma (22/06/2008)

Estou certo de que se você lê-las obterá as respostas que procura, se não, torne a entrar em contato.

...

Luciana Silva

Luciana Silva

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 4 agosto 2009 | 20:59

Boa Noite, acabei de ler todos os questionamentos acima. E dúvidas surgiram.
Gostaria de saber se os cheques recebidos das vendas pré-datados posso lançá-los somente após a liberação dos mesmo, onde no extrato aparece LIBERAÇÃO DE DEPÓSITO, pq assim minha conciliação sempre ficará igual ao meu extrato bancário. Em contra partida tenho uma planilha extra onde faço todas as anotação devidas dos cheques recebidos. Lanço direto:

D - Bco
C - Duplicatas

Posso fazer esse procedimento?

Grata

Luciana Silva

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 14 anos Quarta-Feira | 5 agosto 2009 | 08:53

Bom dia Luciana,

Os cheques pré-datados recebidos de clientes devem ser contabilizados a débito de conta própria (Cheques a Receber) e a crédito da conta Clientes, ambas no Ativo Circulante.

Isto porque uma vez que você recebeu o cheque em pagamento de determinada duplicata ou débito do cliente, para quaisquer efeitos ele (o cliente) já não lhe deve a duplicata e sim o valor do cheque

Se você depositou determinado cheque e no final do mês este cheque ainda não foi compensado pelo Banco, o saldo bancário não será idêntico ao da contabilidade, pois você deverá contabilizar tal depósito na data em que foi feito e não na que será compensado.

Para "bater" o saldo da contabilidade com o constate do bancário, deve ser elaborada a Conciliação Bancária conforme indicada pelo Luiz José na resposta à Norma.

..

Eliane Denise

Eliane Denise

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 17 junho 2010 | 08:48

Olá preciso fazer uma conciliação bancária pela primeira vez e estou perdida, pois fiz o técnico contábil a mais de 6 anos, e é a primeira vez que estou trabalhando com isso. Gostaria muito de aprender, se alguém puder me ajudar, ficarei agradecida.
Gostaria de saber tbm se a conciliação bancária, é igual lançamento contábil, debita-se o q entra e credita-se o q sai???

Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 17 junho 2010 | 09:20

Eliane Denise.

A sua dúvida ja foi respondida aqui por Saulo e Reiterada por Mim.

Evite repetir dúvidas em vários post´s, pois isso não fará que alguem lhe responderá visto que nossos amigos contadores e afins respondem as duvidas dos colegas a medida em que sobra um tempinho.

Não repita a duvida em demais topicos porque isso também agride as Regras do Forum. Ademais uma boa e simples pesquisa tendo por palavra chave "conciliação bancária" eximirá suas dúvidas pelo que já há muita informação sobre esse mesmo tema.

Bons estudos.

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/
Ric Luthor

Ric Luthor

Iniciante DIVISÃO 3, Administrador(a) Empresas
há 11 anos Segunda-Feira | 7 maio 2012 | 19:17

Eu vou apresentar um exemplo simples e gostaria de uma orientação sobre como fazer a conciliação bancária do mesmo.

Razão
Saldo Anterior = 0,00
Crédito = 500,00
Pagamentos em Cheques/Débitos:
130,00
120,00
150,00
100,00
200,00
Saldo Final = -200,00

Extrato Bancário
Saldo Anterior = 0,00
Crédito = 500,00
Pagamentos em Cheques/Débitos:
130,00 (compensado)
120,00 (compensado)
150,00 (compensado)
Saldo Final = 100
-------------------

Como conciliar as duas contas levando em consideração os cheques nos valores de 100,00 e 200,00 que não foram compensados ?

E em uma célula de uma planilha que representasse essa conciliação, como seria a fórmula ?

Grato pela ajuda daquele(a) que se propor a ajudar !

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 7 maio 2012 | 19:24

Prezado Ric,

Sobre os valores pendentes por não estarem apresentados no extrato, quer dizer que ainda não foram compensados, sendo assim, você precisa reclassifica-los para a conta Cheques a compensar e apenas na sua compensação confirmada pelo extrato que você transfere para a conta Banco.

At.
Marcos Vinicius

Ric Luthor

Ric Luthor

Iniciante DIVISÃO 3, Administrador(a) Empresas
há 11 anos Segunda-Feira | 7 maio 2012 | 20:06

Prezado Marcos Vinicius Araujo Moura Silva, como ficaria o preenchimento dos dados do meu exemplo na 1ª planilha desse link:

Oculto" target="_blank">www.contabeis.com.br

Ficaria assim ?

Saldo do Extrato = 100,00 (A)
Débitos no Extrato = 130 + 120 +150 (B)
Créditos no Extrato = 500 (C)
Débitos no Razão = 130 + 120 + 150 + 100 + 200 (D)
Créditos no Razão = 500 (E)
Saldo do Razão = 200 (= A + B - C + D - E)

Porque o Saldo do Razão na planilha dá + 200 enquanto que no livro razão deu - 200 ?

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 7 maio 2012 | 20:28

Ric, sinceramente não compreendi a logica esse método de conciliação, pois, você ao mesmo tempo está tentando somar informações distintas: contábil (razão) e extra contábil (extrato). Uma conciliação deve ser feita levando em consideração os saldos das duas informações e levantamento das possíveis pendencias, o que você já identificou, caso sendo situações em que você possui conhece a solução é corrigi-lo, caso contrario, fará parte da composição da conta até que a solução seja encontrada.

No meu entendimento a conciliação o que você deve fazer é a classificação dos cheques não compensados para conta devida, conforme havia sugerido anteriormente.

Espero ter ajudado.

At.
Marcos Vinicius

renilda da conceicao rates

Renilda da Conceicao Rates

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 12 junho 2012 | 10:47

Bom Dia
Pessoal, estou fazendo uma conciliação bancária. O saldo final do extrato bancário está credor, no razão ficou devedor.Isso está correto ou ambos tem que estar credor?
Fiz os seguintes lançamentos
Saldo anterior = 0,00
Deposito = 1.182,75 (D)
Tarifa = 28,50 (c)
Transferencia = 1.150,00 (c)
Saldo Final = 4,25 (D)

Lembrando que no extrato esse saldo final estar Credor

Renilda Rates
Auxiliar Contábil
PerfilContabilidade & Assessoria
[email protected]
Roberto Mielitz

Roberto Mielitz

Bronze DIVISÃO 5, Supervisor(a) Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 12 junho 2012 | 11:47

Renilda,
Bom dia,

O extrato do bancário é a posição do Banco referente a conta, o Credor dele significa uma obrigação que o mesmo tem com você.
o Razão contábil é a posição da sua empresa referente a conta, o Devedor, significa um direito que você tem com o Banco, por isso utilizamos o termo "o saldo bancário é ao contrário do contábil".

Espero ter ajudado,


Roberto

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.