x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 83

acessos 95.226

Retificar GFIP FPAS Errado

BRUNA

Bruna

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 6 anos Domingo | 2 julho 2017 | 23:59

Boa noite!
Comecei a fazer a folha de pagamento de uma empresa e detectei que foi declarado o FPAS durante aproximadamente 10 anos de forma errada.
O FPAS correto seria 566 (CNAE 8112500: CONDOMÍNIOS PREDIAIS) e foi declarado como 515, inclusive, recolhendo a maior o valor referente a Terceiros.
No entanto, a empresa sempre pagou todos os seus encargos sociais dentro do prazo, nunca recebeu notificação referente a divergência de GFIP ou erro de preenchimento.
Como o erro foi detectado somente agora, será que haverá problema em começar a declarar a partir de agora com o FPAS correto? Inclusive, isso irá diminuir o valor de INSS que a empresa recolhia em 1,3% (devido à alíquota de Terceiros).
Porque será praticamente impossível retificar mais de 10 anos de GFIP.
Gostaria de saber a opinião de vocês e se alguém já passou por uma situação parecida.
Obrigada!

Ediene Galuppo

Ediene Galuppo

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 6 anos Segunda-Feira | 5 fevereiro 2018 | 17:00

Boa tarde!

Estou com uma situação referente GFIP de uma empresa Prestadora de Serviço com tomador de obra.

A Empresa prestadora de serviço é CNPJ e prestou serviço em um mês a diversos tomadores, e um desses tomadores a empreitada foi total e os demais foi empreitada parcial.

E há época foi informado a GFIP com o código 150 e FPAS 515 para todos os tomadores.


As informações que tenho hoje:

Para empreitada total o código 155 e para empreitada parcial o código é 150

Para empreitada total o FPAS é 582 (está por ser órgão publico) e para a empreitada parcial o código é 507.

Minhas duvidas:

Posso enviar na mesma competência duas GFIP's com os códigos de FPAS distintos?

E mais uma duvida:

Como a empreitada foi total, neste caso a prestadora ( CNPJ) é a responsável pelo a abertura do CEI da obra.
No campo tomador eu coloco o nome da obra e na parte de inscrição eu coloco o CEI que a prestadora de serviço abriu para esta obra e coloco os funcionários alocados que prestaram serviço na obra?

Desde já agradeço atenção de todos.

Ediene Galuppo



Igor Pinheiro

Igor Pinheiro

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 4 abril 2018 | 23:05

Boa noite. Estou com uma situação. Peguei uma empresa recentemente e tiver de gerar GFIP para o cliente começar a quitas seus débitos com código referente 06 até 12/2017. Pedi a contabilidade anterior para enviar os relatorios GFIP para confirmar os dados, o que não foi feito e enviei assim mesmo com código FPAS 515. Após consulta no eCac vi que havia Divergências de GFIP e estava cobrando as mesmas competências em duplicidade. A contabilidade anterior também enviou e uma com código FPAS 507(seria o correto) e outra 515(o que envie).
O cliente já pagou os FGTS. A minha dúvida é: Nesse caso o que eu poderia fazer? Excluir as GFIPs com códigos 515 as quais eu enviei e gerei os fgts para o cliente pagar?? Se sim, isso não daria problemas?

Igor Pinheiro

Igor Pinheiro

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 10 abril 2018 | 21:09

Olá Vania. Isso mesmo. Eu gerei essa guia para o cliente pagar. E como a contabilidade anterior gerou também, ficou em duplicidade. 507(correto) e 515(incorreto). Conforme pude acompanhar enviar do mes 6 ao 10 o pedido de exclusão do 515. E estou aguardando da baixa. Como nunca tinha feito esse pedido(sou novo no setor) eu acabei enviando o mes 06/2017 sem ser com modalidade 9(como indicado no grupo). Acho que enviei ou em brando ou 1. Ai agora está minha dúvida é: Vou ter problemas por enviar em outra modalidade que não a 9? Se sim, tenho como corrigir?

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 6 anos Quinta-Feira | 12 abril 2018 | 09:47

Veja Igor Linard :

Manual SEFIP:

Exemplo n° 1: Retificação de um FPAS informado para um FPAS correto:
Foi transmitida GFIP/SEFIP para o estabelecimento 0001, a competência 08/2005, o código de recolhimento 115 e o FPAS 507, contendo 20 trabalhadores (Modalidade branco ou 1). Houve erro na informação do FPAS. O correto era o FPAS 515.
Para correção, deve ser transmitida uma nova GFIP/SEFIP, com a chave correta; ou seja, para o estabelecimento 0001, a competência 08/2005, o código de recolhimento 115 e o FPAS 515, contendo os 20 trabalhadores informados com a Modalidade 9.
Deve ser transmitido também um pedido de exclusão para a GFIP/SEFIP com o FPAS 507. O pedido de exclusão é feito no próprio SEFIP, em “Abertura do Movimento”, selecionando a opção “Pedido de exclusão de informações anteriores”. É necessário informar os dados da chave da GFIP/SEFIP a excluir: competência 08/2005, código de recolhimento 115, selecionando o estabelecimento 0001 para participar do movimento. Este estabelecimento deve estar cadastrado com o FPAS 507.


Att

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Monica Vieira

Monica Vieira

Ouro DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 5 anos Terça-Feira | 31 julho 2018 | 13:50

Bom dia.

Estou com o mesmo problema de muitos nesse tópico...

Enviei uma GFIP com o FPAS 507 (errado), quando o correto deveria ser o FPAS 515.
Já enviei a nova GFIP com os colaboradores na modalidade 9 e FPAS correto. Na situação fiscal da empresa, aparece a competência em questão com dois FPAS 507 e 515.
A cliente está precisando da CND, e eu não sei mais o que fazer.

Minha maior duvida: como faço a exclusão da FPAS errada?

Se alguém puder me ajudar, eu agradeço.

Nathália

Nathália

Ouro DIVISÃO 1, Encarregado(a) Pessoal
há 5 anos Terça-Feira | 31 julho 2018 | 14:08

Monica,

Boa tarde!

Você excluiu a GFIP anterior?

Conforme segue orientação do manual da SEFIP. ..

Exemplo n° 1: Retificação de um FPAS informado para um FPAS correto:

Foi transmitida GFIP/SEFIP para o estabelecimento 0001, a competência 08/2005, o código de recolhimento 115 e o FPAS 507, contendo 20 trabalhadores (Modalidade branco ou 1). Houve erro na informação do FPAS. O correto era o FPAS 515.
Para correção, deve ser transmitida uma nova GFIP/SEFIP, com a chave correta; ou seja, para o estabelecimento 0001, a competência 08/2005, o código de recolhimento 115 e o FPAS 515, contendo os 20 trabalhadores informados com a Modalidade 9.

Deve ser transmitido também um pedido de exclusão para a GFIP/SEFIP com o FPAS 507. O pedido de exclusão é feito no próprio SEFIP, em “Abertura do Movimento”, selecionando a opção “Pedido de exclusão de informações anteriores”. É necessário informar os dados da chave da GFIP/SEFIP a excluir: competência 08/2005, código de recolhimento 115, selecionando o estabelecimento 0001 para participar do movimento. Este estabelecimento deve estar cadastrado com o FPAS 507.

Atenciosamente,
Nathália
Endriw Braga

Endriw Braga

Ouro DIVISÃO 2, Assistente Depto. Pessoal
há 5 anos Quarta-Feira | 5 dezembro 2018 | 09:50

Boa Dia, estou com uma situação parecida pelas descrevíveis a cima,

Divergencia de GFIP x GPS ( Valor declarado menos o recolhido, por rubrica e FPAS)

Competencia: FPAS SITUAÇÃO RUBRICA VALOR
08/2018
523 FPG PREVIDENCIA 101,69
523 FPG OUT ENTIDADES 0,08
566 FPG PREVIDENCIA 245,27
566 FPG OUT ENTIDADES 2,31


Alguem poderia me ajudar a consertar isso?

Página 3 de 3
1 2 3

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.