x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 2.943

Consórcios - contabilização

Adriana Rodrigues Fernandes de Sá

Adriana Rodrigues Fernandes de Sá

Iniciante DIVISÃO 5, Supervisor(a) Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 15 outubro 2014 | 11:13

Boa tarde a todos,

Tenho um cliente que uniu-se a outra empresa para criar um consórcio que prestará serviços de construção civil, tenho dúvidas quando a Receita com emissão de NF pelos consorciados:

- As empresas consorciadas emitem NF para o cliente proporcionalmente a sua participação, como contabilizar no consorciado? Será uma receita diferida, uma vez que tenho que ter essa receita lançada no consórcio?

- As empresas consorciadas emitirão NF para o consórcio também, referente a serviços de empreitada, neste caso emite-se a NF e tributa no consorciado, e no consórcio essa NF é custo, correto?


Obrigada!

Adriana Rodrigues Sá
Carlos Henrique Rodrigues

Carlos Henrique Rodrigues

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 15 outubro 2014 | 23:16

Prezada Adriana.

Boa noite.

Em relação a consórcio, eu tenho a seguinte posição.

1º - Todos os fatos contábeis do consócio devem ser mantidos em uma contabilidade distinta das empresas consorciadas, ou seja, no consócio será obrigatoriamente constituído um novo CNPJ especifico para a execução da atividade. Entretanto, o saldo apurado na demonstração de resultado deve ser proporcionalmente transferido a cada empresa do consórcio, de acordo com o que rege o contrato.

2º - Como o consórcio não tem personalidade jurídica, então não recolhe tributos tais como federais, estaduais e municipais. estes tributos será recolhido por cada consorciado, então, não sem uma personalidade jurídica, o consórcio não fatura, não apura lucro, não contrata, desta maneira não é considerado um contribuinte de impostos, o mesmo terá declaração de rendimento e o seu faturamento será proporcionalmente destinado a cada empresa consorciada.

Espero ter ajudado.

"O contador é o poeta da fortuna alheia" RNR
Priscila

Priscila

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 12 março 2015 | 13:50

Carlos,

Você pode me ajudar?

No caso eu fiz a contabilidade distinta ref. ao Consórcio, como que eu faço para passar o valor apenas do Resultado para a Consorciada, no caso qual conta eu Debito e qual conta Credito!
Tenho que criar contas no meu plano de contas ( Resultado - Consórcio .... ) ????

Desculpe minha ignorância mas nunca trabalhei com empresas de Consórcios.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.