x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 5

acessos 1.430

Escrituração Fiscal de NFs Referente a Material Aplicado em

Inaiá Cristina da Silva Paulo

Inaiá Cristina da Silva Paulo

Prata DIVISÃO 2, Assistente Financeiro
há 9 anos Quarta-Feira | 15 outubro 2014 | 11:56

Caros, Bom dia!

De acordo com o escritório contábil que me auxilia, todos gastos referente a benfeitoria em imóveis de terceiros serão contabilizadas como Ativo da minha empresa ( Conforme CPC 27, item 11).

Minha grande dúvida é no momento da escrituração, devo escriturar as NFs dos materiais empregados nestas benfeitorias como Uso e Consumo ( 1556/1407) e contabiliza-los como ativo, ou então escriturar direto direto como ativo ( CFOP 1551/1406) .

Muito obrigado pela atenção.

Inaiá Paulo


"A dúvida é o principio da sabedoria."
Aristóteles
Fernando H. Buzaneli

Fernando H. Buzaneli

Ouro DIVISÃO 4, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 15 outubro 2014 | 12:00

Inaiá, bom dia

Se puder especificar melhor a situação.

Entendo que por exemplo:

A pintura de um determinado ativo, pode ser classificada como manutenção e reparo (despesa), algumas peças de valor maior, por exemplo que seja primordial para o funcionamento do ativo (ex: placa mãe, memoria, HD e placa de som de um computador), eu classificaria como ativo.

Atenciosamente,
Fernando Buzaneli
https://www.buzaneli.com.br
Inaiá Cristina da Silva Paulo

Inaiá Cristina da Silva Paulo

Prata DIVISÃO 2, Assistente Financeiro
há 9 anos Quarta-Feira | 15 outubro 2014 | 13:22

Então Fernando,

Nós estamos montando a parte elétrica para instalação do equipamento em um galpão aonde iremos realizar processo de industrialização por encomenda.

Os equipamentos e maquinários nós estamos lançando como imobilizado, a grande dúvida é referente a compra do material elétrico que será utilizado.

Compramos aproximadamente R$ 10.000,00 em fios, disjuntores etc.

Inaiá Paulo


"A dúvida é o principio da sabedoria."
Aristóteles
Inaiá Cristina da Silva Paulo

Inaiá Cristina da Silva Paulo

Prata DIVISÃO 2, Assistente Financeiro
há 9 anos Quarta-Feira | 22 outubro 2014 | 16:49

Então, é um conjunto de material com valor um tanto quanto alto...

Na mesma NF temos , cabos de cobre, barras de cobre, placas... ETC. que tem o valor mais alto, e também temos Alavancas, disjuntores, canaletas, que tem valor menor.

Todos esses gastos serão contabilizados como ATIVO - Benfeitorias em Imoveis de Terceiros, minha dúvida é : Sendo será contabilizado como ativo eu devo lançar com CFOP de ATIVO ( me baseando na contabilização), ou devo escriturar com CFOP de USO e CONSUMO (me baseando pelo valor)?

Inaiá Paulo


"A dúvida é o principio da sabedoria."
Aristóteles
Fernando H. Buzaneli

Fernando H. Buzaneli

Ouro DIVISÃO 4, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 23 outubro 2014 | 07:31

Inaiá,

Se vocês analisando a NF adotaram o critério de lançar como Ativo (1406/1551), não se pode utilizar CFOP de Uso e Consumo (1407/1556).

O correto é analisar item a item e verificar se que na mesma NF tem produtos que sejam destinados a Ativo e outros Uso e Consumo, e desta forma classificar cada mercadoria de acordo com sua função.

Atenciosamente,
Fernando Buzaneli
https://www.buzaneli.com.br

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.