x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 4

acessos 17.345

Contabilização das vendas do estoque

Marcos Vinícius

Marcos Vinícius

Prata DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 9 anos Quarta-Feira | 15 outubro 2014 | 20:48

Boa Noite a todos do Fórum,

Estou desenvolvendo um trabalho da faculdade e estou com um problema na contabilização do meu estoque como se segue:

O desenvolvimento do trabalho pede que eu crie uma empresa, então eu criei uma empresa no ramo de comércio varejista. Na aquisição de estoque para revenda eu tive um total de estoque de mercadorias para revenda no total de R$ 18.554,00, esse foi meu valor de compra. Já pela venda desse mesmo estoque, que esta com o valor de aquisição por assim dizer, eu vendi por R$ 20043,00 que foi meu valor de venda para haver lucro, mas agora não sei como contabilizar esses lançamentos. Já que o valor da saída foi maior do que a entrada. Vale ressaltar que ambos valores (compras e vendas) são frutos de projeções realizadas em outro momento anterior à esse trabalho que está sendo desenvolvido.

Pelo registro da aquisição de mercadorias para revenda:

D - Estoques (Ativo Circulante)
C - Caixa/Fornecedores (Ativo Circulante/Passivo Circulante)
R$ 18.554,00


Pelo registro de ICMS recuperável sobre a aquisição de mercadorias para revenda:

D - ICMS a recuperar (Ativo Circulante)
C - Estoques (Ativo Circulante)
R$ 3.339,72


Pelo registro das vendas de mercadorias:
?????????????????

Como ficaria agora?

Vincius

Vincius

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 16 outubro 2014 | 11:40

Bom dia Marcos,

Primeiramente com a contabilização mostrada acima por você seu estoque é de R$ 15.214,28 pois você recuperou icms no valor de R$ 3.339,72(o custo de estoque diminui após o reconhecimento dos impostos recuperáveis)

Bom pela venda o lançamento sera o seguinte:

Pelo registro das vendas de mercadorias:

D = Banco/Caixa ou clientes (caso seja a prazo) = R$ 20.043,00
C = Receita de vendas de mercadorias = R$ 20.043,00

Reconhecimento do Custo das mercadorias vendidas:
Bom no caso agora é dada a baixa do estoque como eu não tenho o percentual de estoque vendido considerarei 100%

D = CMV (custo das mercadorias vendidas) = R$ 15.214,28
C = Estoque de mercadorias = R$ 15.214,28

Espero ter ajudado,

Caso tenha alguma duvida por favor entre em contato

Atenciosamente,

Vinícius

Jéssica Menezes

Jéssica Menezes

Bronze DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 16 outubro 2014 | 11:57

tem que ver sobre pis e cofins tbm.....


pois no caso do valor da compra vc tera que abater os valores dos imposto pra saber o seu valor de estoque.

agora na venda vc tem uma receita que no caso vc contabiliza debito em clientes(no caso se Á prazo)/caixa/banco e creditar receita com vendas , depois abater as alÍquotas para gerar as despesas com impostos a recolher ex: d - icms c - icms Á recolher;
tem que observar se a venda foi de 100% do estoque pra vc da baixa no estoque , entao vc pega o valor do seu estoque pra contabilizar da seguinte maneira: d - cmv c - estoque

Jéssica Menezes,



Tudo posso naquele que me fortalece.....
Obrigado senhor por tudo que tens me feito......
Marcos Vinícius

Marcos Vinícius

Prata DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 9 anos Quinta-Feira | 16 outubro 2014 | 15:34

Entendi muito bem as respostas e fico muito grato por elas tanto a sua Vinícius, quanto a sua resposta Jéssica, foi bem esclarecedor, vou aplicar aqui no trabalho. Porém eu não vendi 100% do estoque, nesse caso acho então que vou ter que fazer uma contabilização manual de item por item que eu vendi pra saber o CMV de cada um. Tô enrolado.

Vincius

Vincius

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 17 outubro 2014 | 15:30

Boa Tarde Marcos

Acredito que não seja necessário calcular o custo item a item.

A dica que posso lhe dar, é realizar uma tabela com o acompanhamento de estoques( PEPS ou Média Ponderada) que ira auxilia-lo no controle dos estoques e a chegar no valor do CMV

Att,

Vinícius

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.