x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 16

acessos 12.150

Preenchimento de guia para pagamento de PIS e COFINS

PAULO HENRIQUE

Paulo Henrique

Bronze DIVISÃO 5
há 9 anos Segunda-Feira | 20 outubro 2014 | 11:36

amigos, bom dia para todos!
quem poderia me ajudar? preciso pagar pis e cofins e não sei onde pegar a guia/formulário para o preenchimento e pagamento. onde eu encontro?
desde já obrigado pela ajuda.

PAULO HENRIQUE

Paulo Henrique

Bronze DIVISÃO 5
há 9 anos Segunda-Feira | 20 outubro 2014 | 11:58

Paulo Suzuki, muito obrigado. Vou acessar.

Instalei o programa mas ele dá um erro quando clico na opção 1 ou 2 de cálculo.
Esse caminho ele me dá também o formulário para preencher?

Obrigado!

Dines Aguiar

Dines Aguiar

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 21 outubro 2014 | 09:55

Olá Paulo,

Há a possibilidade também de você utilizar o SICALC WEB. Assim você não precisa instalar o programa no seu computador, nem atualizar as tabelas mensalmente para cálculo de tributo em atraso. Você faz tudo on line. Segue o link: www.receita.fazenda.gov.br

Espero ter ajudado.

Dines Aguiar

PAULO HENRIQUE

Paulo Henrique

Bronze DIVISÃO 5
há 9 anos Terça-Feira | 21 outubro 2014 | 15:08

Paulo Suzuki e Dines Aguiar muito obrigado mesmo, não tenho como agradecer. Vou acessar e qualquer dúvida torno a entrar em contato novamente com vocês. Um Grande abraço à vocês.

Amigos, esse erro aparece quando clico em pagamento:

Microsoft OLE DB Provider for SQL Server error '80004005'

[DBNETLIB][ConnectionOpen (Connect()).]SQL Server does not exist or access denied.

/SicalcWeb/UF.asp, line 32

Sabem me dizer, porque acontece isso?

Obrigado!

Dines Aguiar

Dines Aguiar

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 21 outubro 2014 | 15:40

Paulo,

Acho que este problema está acontecendo por causa da unificação de certidões que a RFB está fazendo junto com a PGFN e a Previdência. Sugiro que você continue tentando acessar o link até funcionar, de preferência à noite.

Boa sorte, abraço.

PAULO HENRIQUE

Paulo Henrique

Bronze DIVISÃO 5
há 9 anos Terça-Feira | 21 outubro 2014 | 16:37

Dines Aguiar, mais uma vez muito obrigado. Acabei de conseguir acessar e tenho outra dúvida. tenho uma empresa de lucro presumido e emiti um nota de serviço, tenho que pagar COFINS, PIS, CSLL . O código que devo usar é 5856 COFINS NÃO-CUMULATIVA. e 6912 PIS NÃO-CUMULATIVO (lei 10.637/02) e CSLL qual seria o código? o ISS já paguei. Desculpe o trabalho e o transtorno que estou causando. Abraços!

Dines Aguiar

Dines Aguiar

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 22 outubro 2014 | 10:27

Paulo,

Se a sua empresa é do Lucro Presumido, você deve apurar o PIS e a COFINS pelo regime CUMULATIVO, pois o regime NÃO-CUMULATIVO é aplicável apenas para as empresas do Lucro Real. Desse modo, você deve apurar mensalmente o PIS e a COFINS, utilizando os códigos 8109 e 2172, respectivamente. O IRPJ e a CSL devem ser apurados trimestralmente e recolhidos através dos códigos 2089 e 2372, respectivamente. Quanto ao trabalho ou transtorno, não se preocupe. Estamos aqui para trocar conhecinmentos.

Abraço e boa sorte.

PAULO HENRIQUE

Paulo Henrique

Bronze DIVISÃO 5
há 9 anos Quarta-Feira | 22 outubro 2014 | 11:45

Dines Aguiar, estarei pagando COFINS, PIS e CSLL quais desses documentos depois de pago, tenho que transmitir eletronicamente utilizando o cartão certisign ou seria só IRPJ trimestral?
Desculpa, o valor principal que aparece no formulário COFINS, é o valor total da nota fiscal que colocamos ou já é o valor do tributo calculado os 3%? vou fazer manual para pagar. Muito obrigado mais uma vez.

Dines Aguiar

Dines Aguiar

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 22 outubro 2014 | 16:26

Paulo,

Veja o passo a passo para a apuração fiscal e entrega das obrigações acessórias da sua empresa (pretação de serviços), supondo que sua empresa teve receita de R$ 0,00 em julho/2014, R$ 0,00 agosto/2014 e R$ 5.000,00 no mês de setembro/2014:

Apuração:


(Mensal - 09/2014) PIS - 5.000 x 0,65%_______32,50 (emitir DARF código 8109 c/ vencimento para 24/10/2014)

(Mensal - 09/2014) COFINS - 5.000 x 3%______150,00 (emitir DARF código 2172 c/ vencimento para 24/10/2014)

(Trimestral - 3º trim/2014) IRPJ - 5.000 x 32% x 15%_______240,00 (emitir DARF código 2089 c/ vencimento para 31/10/2014)
Observação: Se não houver previsão do faturamento de sua empresa ultrapassar o limite de R$ 120.000 durante o ano de 2014, você pode se beneficiar da redução do percentual de 32% para 16%. Sendo assim, o cálculo ficaria dessa forma: IRPJ - 5.000 x 16% x 15%______120,00.

(Trimestral - 3º trim/2014) CSL - 5.000 x 32% x 9% ________144,00 (emitir DARF código 2372 c/ vencimento para 31/10/2014)


ATENÇÃO: Se houve retenção de algum tributo (IR, CSL, PIS, COFINS) sobre a receita, você pode deduzir do tributo a pagar apurado no mês, recolhendo apenas a diferença. Exemplo: IR 1,5% x 5.000____75,00 Este valor pode ser subtraído dos R$ 240,00 apurados para o trimestre.


OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS

SPED CONTRIBUIÇÕES (informações sobre o PIS e COFINS do mês 09/2014) Deve ser entregue até o 10º dia útil do segundo mês subsequente ao da competência.

DCTF (informações sobre todos os tributos federais apurados no mês 09/2014 e 3º trim/2014: PIS; COFINS; IRPJ e CSL) Deve ser entregue até 15º dia útil do segundo mês subsequente ao da competência).


AS OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS DEVEM SER ENTREGUES UTILIZANDO O CERTIFICADO DIGITAL, ATRAVÉS DOS PROGRAMAS DISPONIBILIZADOS PELA RECEITA FEDERAL.

Abraço,

PAULO HENRIQUE

Paulo Henrique

Bronze DIVISÃO 5
há 9 anos Quarta-Feira | 22 outubro 2014 | 17:07

Dines Aguiar, nem preciso dizer o quanto estou grato pelo seu gesto de generosidade em tirar todas as minhas dúvidas, quero novamente dizer que se tiver algo em que possa auxilia-lo de alguma forma pode contar comigo. Muito obrigado e um grande abraço amigo.

PAULO HENRIQUE

Paulo Henrique

Bronze DIVISÃO 5
há 9 anos Quinta-Feira | 23 outubro 2014 | 00:24

Dines Aguiar, Bom Dia!

Estou tentando realizar o preenchimento da guia para pagamento do PIS, coloquei o valor de 0,65% calculado em cima de R$ 750,00 e me dá a informação: Para este código de receita não são aceitos pagamentos inferiores a R$ 10,00.

E também não consegui fazer manual, devido o período informado (24 de Setembro de 2014).

Conforme a imagem no Link, abaixo:
clique aqui

Se puder me ajudar, ficarei grato.
Mais uma vez, obrigado.

Itamar Kramm

Itamar Kramm

Ouro DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 23 outubro 2014 | 08:16

Paulo Henrique, bom dia!

Veja o que prevê a legislação:

Lei 9430/96 no artigo transcrito abaixo, e não é preciso fazer nenhuma declaração para informar a Receita:

Art. 68. É vedada a utilização de Documento de Arrecadação de Receitas Federais para o pagamento de tributos e contribuições de valor inferior a R$ 10,00 (dez reais).

§ 1º O imposto ou contribuição administrado pela Secretaria da Receita Federal, arrecadado sob um determinado código de receita, que, no período de apuração, resultar inferior a R$ 10,00 (dez reais), deverá ser adicionado ao imposto ou contribuição de mesmo código, correspondente aos períodos subseqüentes, até que o total seja igual ou superior a R$ 10,00 (dez reais), quando, então, será pago ou recolhido no prazo estabelecido na legislação para este último período de apuração.

Espero ter ajudado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.