x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 18

acessos 61.021

Conciliação de contas a pagar e a receber

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 16 anos Sábado | 5 abril 2008 | 21:10

Prezados (as) colegas. Sei que existe nº tópicos sobre o assunto mas na prática. Pois eu gostaria de saber na teoria com um pouco de prática , o que é uma conciliação de contas a pagar ou a receber.
Se possível , uma explicação com um pouco de prática ajudaria.
Desde já muito obrigado!

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 16 anos Sábado | 5 abril 2008 | 21:38

Boa noite Luís,

De modo geral, a conciliação nada mais é do que a conferência de saldos.

Vale dizer que conciliar determinada conta é conferir se os saldos estão certos, para isto você precisa conferir os valores que compõem aquele saldo.

Para exemplificar, vamos supor que você contabilizou na conta "Clientes" uma Nota fiscal de 10.000,00 que deverá ser paga em 5 parcelas de 2.000,00

Vamos supor ainda que após dois meses você tenha contabilizado o recebimento da primeira no valor de 2.000,00 e da segunda no valor de 2.100,00 pois o cliente pagou com juros.

O saldo desta conta será logicamente de 5.900,00 ou,
10.0000,00 - (2.000,00+2.100,00) = 5.900,00

No entanto deveria ser de 6.000,00 pois restam ainda 3 parcelas de 2.000,00 a serem pagas, e quando o cliente quitar a última o saldo desta conta estará negativo (credor).

A conciliação permitirá você "descobrir" o erro que está no fato de ter baixado o valor da parcela acrescido do valor dos juros.

A correção ficará por conta de apropriar também os juros recebidos, ou se preferir, reconhecer a parcela pela valor líquido e os juros recebidos em conta própria.

...

R. Oliveira

R. Oliveira

Prata DIVISÃO 1, Analista Custos
há 16 anos Terça-Feira | 8 abril 2008 | 10:43

Saulo

Bom dia

Você como um amplo conhecedor da area contabil,
É normal que se tenha muitas contas para se conciliar para fechar o balanço? ou teria que ter só pquenos ajustes?
Você me indicaria algum software integrado para industria?

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 16 anos Terça-Feira | 8 abril 2008 | 19:03

Boa noite R.Oliveira,

Com vistas a apresentação de Balanço Patrimonial confiável, elaborado nos moldes que se espera de qualquer empresa contábil, aconselha-se a conciliação de todas as contas.

No entanto, se considerarmos a margem de erros implícita, é necessário que pelo menos as contas que compõem o Ativo e o Passivo Circulantes, sejam conciliadas.

Eu diria, sem exagêro, que a conciliação das contas de Clientes, Fornecedores, Bancárias e as de Tributos e Contribuições a Compensar, Recuperar e a Pagar, é obrigatória.

Não que haja em lei dispositivo que obrigue, mas (principalmente) para que se tenha o mínimo de certeza de que não haveremos de corrigir erros de exercícios anteriores, ou de pagar multas e juros desnecessários por não havermos conciliado as contas que tratam da compensação, recuperação e pagamento de tributos e contribuições.

...

JOÃO DO CARMO VERONESI

João do Carmo Veronesi

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 16 anos Quinta-Feira | 10 abril 2008 | 21:09

Só complementando as explicações e sugestões, eu tenho como prática, fazer demonstrativos das contas conciliadas até porque, fica mais fácil caso fique pendência antiga. Desta forma, depois que fechar seu balanço, faça um demonstrativo da composição dos saldos das contas acima citadas. Passei a fazer e isso tem sido muito útil ! (principalmente em pendências a recolher ou a recuperar, etc ) de exercícios anteriores.

Tolo do homem que se julga dono da verdade
Marcílio Silva

Marcílio Silva

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 14 anos Sábado | 8 agosto 2009 | 21:22

Boa noite pessoal, como esta é a primeira vez que estou fazendo uma consiliação gostaria de saber se estou fazendo o correto.Como o nosso sistema contábil é integrado, e foi implantado a pouco tempo, ainda estar havendo muitos erros de lançamento por parte dos setores que alimentam as informações no sistema,(fiscal) depois de seis meses estou assumindo esta área contábil junto com um escritorio externo, e sobrou pra mim estar acompanhando estes lançamente daqui pra frente, só que vou ter de rever todos os lançamentos anterior, e estou revendo nota por nota, e olha que são bastante, este seria a forma correta, ou teria uma forma mais prática de consiliação?

Abraço!

M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 14 anos Domingo | 9 agosto 2009 | 08:26

Amigos

Quando vemos a conciliação como um confronto entre relátorios, a mesma torna-se fácil de se fazer. Exemplo:
-Conta contábil Banco versos extrato bancário;
-Conta contabil a Receber com o relatório do contas a receber
-Idem para o contas a pagar;
-Conta Salários a Pagar com o liquido da folha de pagamento;

Contas que não tem relatório como por exemplo os tributos eu faço a conciliação com a guia de recolhimento. O saldo contábil tem quer ser igual ao valor da guia. Quanto ao ICMS e IPI se credores com o resumo do livro fiscal de apuração.

Enfim, cada conta tem sua particularidade. É em cima desta peculariedade que faço a conciliação da conta.

Uso de certos artificios legais para que as contas já fiquem conciliadas na momento da contabilização. Por exemplo

1-Quem contabiliza os cheque pagos nunca deixo que credite banco. Ordeno que credite cheques emitidos;

2-Pela contabilização do banco faço:
2.1-Pelos cheque compensados-->
D-Cheques Emitidos
C-Banco
2.2-Pelos recebimentos de Clientes
D-Bancos
C-Clientes Bco X (Conta Transitória)

Para quem contabiliza o contas a receber
D-Clientes Bco X (Conta Transitória)
C-Clientes por Clientes
Mesmo raciocinio para o contas de fornecedores

Uso este sistema para firma onde o contas a pagar e a receber são intregados diretamente na contabilidade. Este é inclusive um meio de controlar este setores. Se o contas a pagar ou contas a receber favorecer um cliente ou fornecedor será detectado pela contabilidade

Editado por M Messias Santos em 10 de agosto de 2009 às 08:24:58

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 14 anos Sábado | 22 agosto 2009 | 16:49

Boa tarde, Josias


A expressão "conciliação contábil" gera muitas dúvidas por ser vaga. Por gentileza, informe-nos qual seria a conta passível de de conciliação, visto que a dita conciliação é feita em contas especificas, e não no contexto de "contábil", em geral.

Estamos no aguardo.

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Josias Verissimo de Medeiros

Josias Verissimo de Medeiros

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 24 agosto 2009 | 11:08

Olá Ricardo, bom dia!

descupe a minha falta de conhecimento, é que pensei que o modelo seria um só, independente da conta, por exemplo eu pensei que poderia usar o mesmo modelo para conta cx. clientes, bancos, etc.

grato

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 25 agosto 2009 | 09:48

Josias, conciliação é o ato de conferir o razão de cada conta, observando se os lançamentos estão corretos e foram feitos ao espelho do documento de origem.
O exemplo mais prático é conciliação de uma conta corrente bancária, onde o razão deve ter os mesmos lançamentos do extrato bancário, salvo cheques que ainda não foram compensados, os saldos serão iguais.
Portanto não existe uma Planilha de Conciliação, existe técnicas ou formas através de controles das contas à pagar e à receber para que você possa conferir e saber se o saldo do razão está correto.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Regina Mohor

Regina Mohor

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 1 fevereiro 2010 | 09:18

Bom dia a todos.

Estou trabalhando com uma empresa que possui ICMS.
Para mim é algo novo, pois venho de prestação serviços.

Pergunta: Como consigo conciliar uma conta de ICMS a recolher
que sobrou saldo, visto que, houve mais créditos do que débitos
pelas entradas.
E existem também valores na conta de ICMS a compensar, pois os débitos foram transferidos p/esta última conta.
Mas na verdade não deveria sobrar saldo no a recolher, pois não houve imposto a recolher, a conta deveria estar zerada, já chequei as devoluções de vendas e de compras e não há nenhum valor próximo dessa diferença.
O saldo da conta ICMS a compensar deveria ser o valor que tenho no livro fiscal e não é.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 14 anos Segunda-Feira | 1 fevereiro 2010 | 15:11

Boa tarde Regina,

Antes de tudo vamos convencionar aquilo que denominamos "débitos" e o que entendemos por "créditos".

Quando tratamos do imposto decorrente da nossa emissão de Notas Fiscais (vendas) a ser pago , dizemos que temos um débito.

Por outro lado, temos um crédito do impostos sempre que adquirimos mercadorias para revenda, etc...

Contabilmente, o ICMS a pagar é um débito (obrigação) da empresa para com a Fazenda Estadual, a despeito de a conta contábil ser credora por excelência.

No mesmo raciocício o ICMS constante das Notas Fiscais de Entradas, é um crédito da empresa representado por um conta contábil devedora.

Neste contexto você contabiliza o ICMS das entradas a débito da conta "ICMS a Compensar" no Ativo Circulante e o ICMS sobre as Notas Fiscais de Saídas a crédito da conta "ICMS a Pagar" no Passivo Circulante.

Ao final do mês a apuração contábil do ICMS será demonstrada debitando-se a conta "ICMS a Pagar" e creditando-se a conta "ICMS a Compensar", sempre pelo menor saldo entre as duas contas.

Neste sentido, depois de efetuada a transferência, se sobrar saldo na conta "ICMS a Compensar" você nada terá a pagar e ainda preserva saldo a compensar no mês seguinte.

Se sobrar saldo na conta "ICMS a Pagar" você deverá recolhê-lo via Guia própria à Fazenda Estadual de seu Estado.

...

CHARLES TEMPO ROCHA

Charles Tempo Rocha

Iniciante DIVISÃO 4, Analista Sistemas
há 13 anos Terça-Feira | 27 abril 2010 | 18:47

Senhores,
Estou aqui mais uma vez precisando da ajuda de vocês.
Meu problema agora é o seguinte:
Estou desenvolvendo no meu sistema de gestão, uma rotina para Contas a Pagar e a Receber.
Pois bem...
Estou querendo desenvolver uma rotina que o usuário do sistema ao quitar por exemplo um Contas a Pagar ele tenha as seguintes opções:
Escolher diversas contas de débito para o valor:
Exemplo: O Valor a pagar é de 1000,00
Na conta Caixa Geral da Empresa tenho um saldo de 600,00 (Vou e pago com esse saldo)
Porém ainda faltam 400,00 que está numa conta do banco, Conta 220002-1, e então quero fazer uma transferência ou emtir um cheque a vista desse valor.
Gostaria de saber de vocês se existe algum impedimento contábil que me impende a quitação com múltiplas contas de movimento financeiro.
Sempre agradecido pela presteza das informações de vocês, sempre muito ágeis.
Att.
Charles Tempo Rocha

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 13 anos Domingo | 2 maio 2010 | 15:46

Boa tarde Charles,

Nada há em lei que o impeça de pagar um débito com recursos diferentes.

Vale dizer que você pode (perfeitamente) pagar uma duplicata contra a entrega de parte em dinheiro e parte em cheque, ou parte em cheque e parte em mercadorias, ou de qualquer outra maneira, desde que o fornecedor (credor) aceite suas condições de pagamento.

Por sua vez a contabilidade deverá demonstrar o fato de forma clara que permita aos usuários a visão da realidade.

...

Francisco Avelino Jorge

Francisco Avelino Jorge

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 14 junho 2012 | 12:40

boa tarde,
Estou precisando saber da experiência dos colegas da melhor maneira para se conciliar contas a receber. Tenho cliente que emitem volume muito grande de notas fiscais com parcelamentos em varias parcelas e tenho muita dificuldade e grande perda de tempo na conciliação dessas contas. Alguém tem algo parecido ou alguma experiência com esse tipo de conciliação e que possa compartilhar experiencia?

Desde já agradeço

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.