x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 6

acessos 1.052

Financeiramente é mais viável ser pessoa física ou jurídica?

SIMONE

Simone

Iniciante DIVISÃO 1, Fonoaudiólogo(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 20 outubro 2014 | 22:52

Boa noite, preciso de ajuda. Sou Fonoaudióloga e pretendo abrir um consultório para atendimento individual e/ou e, grupo e realização de exames audiológicos, gostaria de saber onde tem mais vantagem, o que me custaria menos. Trabalhar como profissional liberal ou abrir uma empresa? Não pretendo ter funcionarios.

Obrigada

Simone Corrêa

Anderson Kolera Silva

Anderson Kolera Silva

Ouro DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 9 anos Terça-Feira | 21 outubro 2014 | 08:15

bom dia Simone

A principio abrir uma empresa é mais econômico, mas recomendo a você procurar um bom contador que possa te ajudar a tomar a decisão mais acertada.

Att.
Anderson Kolera Silva
[email protected]
https://www.linkedin.com/in/anderson-n-silva-17948740/
Consultoria e Freelancer:
Lucro Real | DFC - Demonstrativo do Fluxo de Caixa | ECD/ECF | Demonstrações Financeiras | Notas Explicativas |
"Quem come o fruto do conhecimento, é sempre expulso de algum paraíso"
KLEBER  RIBEIRO

Kleber Ribeiro

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 21 outubro 2014 | 08:40

Simone;

Depende de como será seu empreendimento...

Você emite recibos sobre seus atendimentos aos clientes? É para todos os clientes ou alguns? Você faz o livro caixa?

Se acaso abrir a empresa, pretende emitir nota fiscal para todos os seus clientes? Deverá emitir notas a fim de superar seus gastos. (Uma empresa não vive de prejuízos o tempo todo e o caixa da empresa nunca pode ficar negativo).

Tenha em mente que, se acaso não for abrir empresa, dependendo da quantidade de recibos que emite no ano, a tributação do IRRF (pessoa física) pode chegar a 27,5%.

Porém se abrir empresa, os gastos com impostos, fora os impostos sobre folha de pagamento (que você informou que não haverá) está hoje em torno de 11,33% no lucro presumido.

Só que, veja que terá que pagar contador e outras taxas que prefeitura e estado sempre cobram... Sua empresa ano que vem poderá optar pelo Simples Nacional (porém já aviso que não compensa entrar no simples, lucro presumido pagará menos impostos).

Kleber Ribeiro

CRC-GO 023025/O-8

Contador
Carlos Henrique Rodrigues

Carlos Henrique Rodrigues

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 21 outubro 2014 | 11:01

Prezada Simone.

Bom dia.

Montar uma empresa sem sombra de duvidas é mais vantajoso, entretanto assim como mencionou o Kleber eu não te recomendo a aderir o Simples Nacional. Busque em sua região o Sebrae que eles podem te indicar um consultor que viabilizará a melhor maneira de constituir a sua empresa com base no faturamento que você aumeja ter com o seu negócio.

Boa sorte.

"O contador é o poeta da fortuna alheia" RNR
KLEBER  RIBEIRO

Kleber Ribeiro

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 21 outubro 2014 | 13:40

Boa tarde;

Apenas corrigindo uma informação dada por mim anteriormente....

Lucro presumido atualmente para fonoaudilogia não se paga cerca de 11,33% e sim 15,30%.

Kleber Ribeiro

CRC-GO 023025/O-8

Contador
SIMONE

Simone

Iniciante DIVISÃO 1, Fonoaudiólogo(a)
há 9 anos Terça-Feira | 21 outubro 2014 | 16:26

Obrigada a todos que responderam! Já tinha lido um pouco a respeito e vi que o simples não é uma boa opção.
Sabem me informar se, eu como empresa, vou poder sublocar a minha sala para outra empresa ou pessoa física? Obrigada

Carlos Henrique Rodrigues

Carlos Henrique Rodrigues

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 21 outubro 2014 | 16:44

Prezada Simone.

Boa tarde.

Sim, se esta sublocação auferir receita e se a sua clasificação empresarial não for de locação. Este valor que você receber da sublocação será uma "receita não operacional" e sua alocação é viavel dentro da contabilidade.
A receita não operacional são valores auferidos pela empresa onde o mesmo se origina de atividades que não são as informadas na constituição da empresa ou em seu ramo de atividade.

EX: Fonoaudiologia (areas afins - ramo da saúde); Aluguel imovel (locação)

"O contador é o poeta da fortuna alheia" RNR

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.