x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 31

acessos 4.784

Abertura Empresa RJ

THIAGO HERCULIS GOMES BARROS

Thiago Herculis Gomes Barros

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 21 outubro 2014 | 16:19

Boa Tarde!

Estou com umas duvidas em abertura de empresa no RJ pois sou de SP .

Já fiz a DBE, liberou a VIABILIDADE e na JUNTA preenchi o requerimento onde me gerou RELATORIO DE CONCLUSAO, REQUERIMENTO E Declaração ME.

Minha duvida é que não gerou nenhuma taxa, qual seria agora o procedimento? tento ligar na JUNTA mas é muito difícil pois não atendem.

Desde já agradeço a Atenção.

Eric Pereira

Eric Pereira

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Administrativo
há 9 anos Terça-Feira | 21 outubro 2014 | 16:32

Boa tarde Thiago,

A taxa não é gerada automaticamente. Entre no link www.jucerja.rj.gov.br faça um cadastro e gere a guia.

Juntamente com essa guia, você deverá pagar um DARF 6621, veja o valor da guia aqui http://www.jucerja.rj.gov.br/Servicos/TbPrecos/
Normalmente o valor é de R$ 21,00.

E caso você não saiba, a JUCERJA usa formulário próprio para dar entrada nos processos. A venda é feita por papelarias aqui no Rio.

Espero ter ajudado.

Att,

Eric Pereira

Britto Contabilidade

Britto Contabilidade

Bronze DIVISÃO 4, Não Informado
há 9 anos Quinta-Feira | 23 outubro 2014 | 11:05

Bom dia Eric,

Sou de S.J.Campos - SP, e estou abrindo a empresa por aqui, porém preciso deixar tudo bem organizado, pois o meu cliente que irá protocolar os documentos na Junta.

Só confirma por favor se ainda preciso fazer mais alguma coisa, eu fiz a Viabilidade no Alvarajá no site da Prefeitura, depois a viabilidade na Jucerjá, depois o DBE, o Requerimento Eletrônico, que já me liberou a capa do processo, o requerimento de empresário e o enquadramento de ME, agora é só pagar as taxas né? O E-rucca é só depois que sair o CNPJ?

Além dos DARF's cod. 6621, eu tenho que pagar algo mais, pessoalmente la na Junta?

Outra dúvida, além dos documentos liberados pelo site da Junta (capa, requerimento de empresário e o enquadramento de ME), eu ainda tenho que comprar esse formulário?

No caso de Empresário Individual quantas vias tenho que enviar do Requerimento Empresário e do Enquadramento de ME.
Preciso reconhecer firma em algum documento?

Eric Pereira

Eric Pereira

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Administrativo
há 9 anos Quinta-Feira | 23 outubro 2014 | 14:42

Boa tarde,

Correto, basta pagar as taxas. O e-rucca deverá ser preenchido após o CNPJ ou, se for o caso, depois da Inscrição Estadual.

Você deverá pagar um DARF 6621 e um darj, retirado no proprio site da JUCERJA. www.jucerja.rj.gov.br faça um cadastro e gere a guia.

Não é preciso pagar nada a mais. E leve as guias originais junto ao processo. Se for pago pela internet, anexe as guias e o comprovante de pagamento.

Sobre o formulário, alguns fiscais pedem somente o impresso e outros pedem os 2. Para não correr o risco do processo cair em exigência, sempre levo os 2.

Leve 4 vias do requerimento e 2 do enquadramento de ME.

É necessário o reconhecimento de firma apenas no requerimento de empresario.
E autentique 1 via do RG e CPF do sócio.

Espero ter ajudado.

Att,

Eric Pereira

Britto Contabilidade

Britto Contabilidade

Bronze DIVISÃO 4, Não Informado
há 9 anos Quarta-Feira | 29 outubro 2014 | 09:59

Bom dia Eric,

Tenho mais uma dúvida, vi que no processo de viabilidade, sai uma data limite em que o sistema reserva o nome empresarial escolhido.
Minha dúvida é, tenho que protocolar o processo na junta até essa data?
Eu gerei os documentos (DBE, Requerimento de Empresário, etc) no dia 22/10, mas meu cliente só deve ir para o RJ no dia 10/11, preciso gerar outro?

Mais uma vez, obrigada pela ajuda.

Rita

Eric Pereira

Eric Pereira

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Administrativo
há 9 anos Quarta-Feira | 29 outubro 2014 | 10:14

Bom dia,

Não é necessário dar entrada até essa data, mas após a mesma, o nome empresarial fica desprotegido, correndo o risco de outra empresa escolhe-lo. Mas é muito difícil acontecer, pode ficar tranquila.

E não é necessário gerar outro.

Att,

Eric Pereira

Paulo

Paulo

Ouro DIVISÃO 1, Sócio(a) Comercial
há 9 anos Sexta-Feira | 14 novembro 2014 | 13:40

Bom dia Thiago,

Desculpe intrometer, já devia ter liberado sim. Geralmente libera até antes do contrato...

Bom, se não liberou, provavelmente está em exigência, e aí, na capa do processo que vem scaneado vc verá qual foi a exigência.

A forma mais rápida de resolver é ir pessoalmente da delegacia da Receita, com o sócio, e dar entrada pessoalmente, em um ou dois dias sairá...

(Claro, será preciso fazer outro DBE, mas se o sócio for pessoalmente, não precisará reconhecer firma da assinatura, dependendo do serventuário, recebe de boa, se for chato, vc terá que explicar que ele tem fé pública, e o sócio está ali assinando na frente dele, que ele pode atestar a veracidade, na delegacia de Campo Grande, RJ, nunca tivemos problemas com isso).

Sds

THIAGO HERCULIS GOMES BARROS

Thiago Herculis Gomes Barros

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 14 novembro 2014 | 13:46

Boa Tarde!

Sergio

O extranho que quando consulto a DBE libera normalmente, nao aparece nenhuma pendencia.

Aqui em SP quando acontece isso foi erro da JUNTA aí voltamos na JUNTA e eles liberam.

Na processo do contrato aparece tudo certo, como DEFERIDO.

Britto Contabilidade

Britto Contabilidade

Bronze DIVISÃO 4, Não Informado
há 9 anos Segunda-Feira | 17 novembro 2014 | 10:17

Bom dia Eric,

Preciso da sua ajuda!

O boy foi protocolar o meu processo na Junta e eles não aceitaram, alegando que a viabilidade está vencida.
Acredito ser por conta daquela data de reserva do nome empresarial.

Bem, no site da jucerja vi uma opção de reentrada de nome empresarial, minha dúvida é: com esse protocolo posso dar entrada novamente, ou preciso gerar todo processo novamente (consulta prévia, viabilidade, requerimento empresario, dbe) ???

Obrigada!

Rita

Eric Pereira

Eric Pereira

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Administrativo
há 9 anos Segunda-Feira | 17 novembro 2014 | 16:11

Boa tarde Rita,

Olha, nunca tive esse problema de vencimento do REGIN. Mas com a reentrada de nome empresarial você consegue sanar essa pendencia. Pode ficar tranquila, pois não será necessário fazer um novo processo. Somente no caso do nome escolhido não ser aceito.

e

Boa tarde Thiago,

Pelo que vejo muito aqui no forum, a JUCESP tem vinculo com a SEFAZ. E já vi muitas pessoas falando sobre essa demora. Muitas vezes há uma demora por parte do Estado.Tente ir à junta comercial e verifique se é isso mesmo.

THIAGO HERCULIS GOMES BARROS

Thiago Herculis Gomes Barros

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 1 dezembro 2014 | 16:02

Boa Tarde!

Sou se SP e estou fazendo uma abertura de uma empresa no RJ.

Ja registrei o contrato e estou com o CNPJ, como faço para liberar agora a inscrição estadual? tentei achar o contato do posto fiscal mas não coinsegui.

A empresa fica em MARICA.

Alguem poderia me ajudar?

Deste ja agradeço a atenção.

Eric Pereira

Eric Pereira

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Administrativo
há 9 anos Segunda-Feira | 1 dezembro 2014 | 16:07

Boa tarde Thiago,

Entre nesse link Oculto00&datasource=UCMServer%23dDocName%3A106508&_adf.ctrl-state=bha26v7q0_484" target="_blank" rel="nofollow" class="redirect-link">www.fazenda.rj.gov.br

Baixe o programa DOCAD. Preencha os campos solicitados e transmita através do site. No mesmo link acima.

No momento da emissão irá mostrar se o processo será analisado automaticamente ou se será necessário a comprovação dos documentos na Repartição.

Espero ter ajudado.

Att,

Eric Pereira

Eric Pereira

Eric Pereira

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Administrativo
há 9 anos Segunda-Feira | 1 dezembro 2014 | 16:16

De nada Thiago. Sempre que precisar é só chamar.

Caso seja necessário apresentar os documentos na repartição, me mande uma mensagem que lhe informo os documentos necessários.

Abraço.

Britto Contabilidade

Britto Contabilidade

Bronze DIVISÃO 4, Não Informado
há 9 anos Terça-Feira | 2 dezembro 2014 | 15:19

Boa tarde Eric,

Deu certo, já estou com o CNPJ em mãos, obrigada peja ajuda!

Eu já preenchi aquele E-rucca para o alvará, agora, como faço para pedir a inscrição municipal? ou já saí junto com o alvará?

Rita

Eric Pereira

Eric Pereira

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Administrativo
há 9 anos Terça-Feira | 2 dezembro 2014 | 16:32

Boa tarde Rita,

Que ótimo!!! Fico feliz em ter ajudado.

O E-RUCCA é o pedido de inscrição municipal. Aguarde o comunicado, por e-mail, da prefeitura.

Saindo o Deferimento, entre novamente no site do alvará já, vá no campo "DARM" e emita a guia. O valor é de R$ 638,95.

Para buscar o Cartão do Alvará, leve a guia paga(original), e procuração se for o caso.

Caso a empresa queira participar do simples nacional, é possível fazer o pedido logo após a emissão do DARM, uma vez que a inscrição municipal consta no mesmo.

Espero ter ajudado mais uma vez.

Att,

Eric Pereira

THIAGO HERCULIS GOMES BARROS

Thiago Herculis Gomes Barros

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 4 dezembro 2014 | 16:10

Boa Tarde!

Eric

Tudo blz?

Cara ja preenchi o DOCAD e apareceu a mensagem que não precisaria apresentar a documentação, sabe quanto tempo demora essa analise?

Ja posso dar entrada na Prefeitura? no caso a Prefeitura é de Marica teria os procedimentos?

Cara muito obrigado pela força, pois como é a primeira vez que estou abrindo uma empresa no RJ estou com essas duvidas.

Eric Pereira

Eric Pereira

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Administrativo
há 9 anos Sexta-Feira | 5 dezembro 2014 | 10:43

Bom dia Thiago,

O prazo varia bastante de inspetoria para inspetoria. Mas em média se demora 1 semana, 2 no máximo.

Espere o deferimento da inscrição estadual para dar entrada na prefeitura. E infelizmente não tenho os procedimentos. Veja se no site da prefeitura tem alguma ajuda http://www.marica.rj.gov.br/empresa/

De nada cara, sempre que precisar é só chamar!!

Abração!

RHUAM BARBOSA DE SOUSA

Rhuam Barbosa de Sousa

Iniciante DIVISÃO 1, Analista Programador
há 9 anos Segunda-Feira | 8 dezembro 2014 | 09:23

Olá pessoal,
Sou do Rio de Janeiro e estou com algumas duvidas, se poderem me ajudar.

Estou fazendo ALTERAÇÃO DE ENDEREÇO do alvará, enviei a consulta previa e no outro dia tiver a aprovação e realizei o preenchimento do E-Rucca, cai em dependência para anexar o alvará antigo e a inscrição municipal, realizei este procedimento. Passado uma semana e meu processo não se movimenta, me dirigi ate o local informado e a menina viu que estava com o chefe dela para ser deferido, viu que eu tinha cumprido as exigências e me solicitou que enviasse novamente o E-Rucca assim o fiz e ela disse que era só acompanhar que seria emitido o alvará.

Aqui começam as duvidas do E-Rucca, eles deveriam enviar um e-mail confirmando que o processo foi deferido ? Gostaria de saber por quem

já passou por estes processos quais são as etapas e quais respectivos tempo para conclusão.
- Envio da consulta previa (2,3 dias)
- Envio do E-Rucca
- Apresentação das pendencias

Quais são os próximos passos ?

receber e-mail confirmando deferimento(em quanto tempo)
envio de guia para pagamento
emitir alvará


Ficarei muito grato se poderem me ajudar a saber ao certo as etapas e o tempo estimado ate a emissão do alvará, tenho certeza que ira me ajudar e muito e também sanará a duvida de outros.

Neste link pode-se verificar o processo http://www2.rio.rj.gov.br/sicop/sicop.asp

Eric Pereira

Eric Pereira

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Administrativo
há 9 anos Segunda-Feira | 8 dezembro 2014 | 10:56

Bom dia Rhuam,

Você deverá aguardar um e-mail da prefeitura, informando o deferimento do E-RUCCA.

Vamos agora aos prazos.Todos os processos da prefeitura não possuem prazo fixos(em tese sim, mas na prática não funciona assim), varia de IRLF para IRLF. Não é possível mensurar um tempo. Infelizmente temos que aguardar a prefeitura.

Os passos estão corretos, menos o envio da taxa, que é tirada pelo site do Alvará já.
Peça para o seu cliente pagar a guia e retornar com a original. Pois você deverá comprovar o pagamento junto à IRLF. Leve a original e cópia simples da mesma para a inspetoria.

O cartão de Inscrição Municipal será entregue assim que comprovar o pagamento.

Att,

Eric Pereira

Página 1 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.