x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 4.092

Cesta Básica - Contabilização

Ana Carla

Ana Carla

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 22 outubro 2014 | 16:11

Boa tarde,

na convenção coletiva de um determinado tipo de empresa, há a obrigatoriedade de pagamento de cesta básica (valor de R$ 100,00). Essa mesma convenção determina que o funcionário irá arcar com um valor referente à cesta básica recebida (R$ 2,00). A empresa compra as cestas básicas a outra empresa - Sodexo Pass (cartão vale alimentação) - que emite uma nota de serviço pelo valor total da cesta básica (R$ 100,00).

Gostaria de saber como procedo com o lançamento de toda a operação?

Analisando a situação, vi a seguinte possibilidade (mas não sei se está correta):

- Pelo pagamento da cesta básica (é paga antecipadamente)
D - Adiantamento a Fornecedores - 100,00
C - Caixa - 100,00

- Pelo desconto do funcionário
D - Salarios a Pagar - 2,00
C - Cesta básica a Pagar - 2,00

- NFSe
D - Despesa com cesta básica - 98,00 (despesa real da empresa)
D - Cesta básica a Pagar - 2,00
C - Fornecedor - 100,00

- Compensação do Adiantamento Pago
D - Fornecedor - 100,00
C - Adiantamento a Fornecedores - 100,00

Criei essa conta Cesta básica a Pagar somente para transitar o valor descontado dos funcionário por ter ouvido dizer em alguns fóruns que não se pode creditar contas de despesa.

Ficaria muito mais simples se eu lançasse o valor do desconto como credito na conta de Despesa com Cesta básica, deixando de existir a conta Cesta básica a Pagar, mas não sei se isso é possível?

Ou então poderia ainda adotar a mesma sistemática que vi no fórum sobre vale transporte, que diz lançar o valor descontado do funcionário a título de vale transporte como uma conta redutora (-) Reembolso de vale transporte, lançando a cesta básica como (-) Reembolso de cesta básica dentro das despesas com pessoal nas despesas operacionais?

Desde já agradecida,

Ana Carla

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.