x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 2

acessos 2.589

Diferença entre entrada e saída de mercadorias e prestação d

Samir

Samir

Iniciante DIVISÃO 4, Programador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 23 outubro 2014 | 11:49

Bom dia a todos

Sou programador e no sistema que trabalho iremos fazer o EFD, só que eu não entendo nada de contabilidade, fiz algumas pesquisas estudei um pouco e levantei quais são os requisitos para o meu sistema fazer o lançamentos no livros de entrada e saída, mas uma dúvida ainda permanece.
Existe diferença no lançamento de entrada e saída de mercadorias e entrada e saída de prestação de serviços??? Se existir alguém pode me dar um exemplo de como é feito?? Onde posso buscar este tipo de informação??

Desde já agradeço
Samir

Jefferson Fernandes

Jefferson Fernandes

Bronze DIVISÃO 2, Consultor(a) Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 23 outubro 2014 | 17:15

Boa tarde Samir,
EFD(Escrituração Fiscal Digital), acredito que seria EFD IPI ICMS Correto?
Se for, a escrituração será somente de circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual, intermunicipal e de comunicação (Empresas optantes pelo Lucro Real ou Arbitrado ou Presumido)

No caso de EFD Contribuições (PIS e COFINS) , engloba o todo, mas o que mais vai importar, será a apuração de PIS e COFINS, e no caso de empresas que estão enquadradas no regime de desoneração fiscal(onde a contribuição previdenciária será o percentual administrado pelo órgão sobre a receita).
Nesse caso, deverá ser a apuração do PIS e da Cofins(Onde as alíquotas são as mesmas dependendo do regime da empresa Cumulatividade e Não Cumulatividade) ou seja, Entradas e saídas de Serviços incidirá(Regime Cumulatividade: 0,65% Pis e 3,0% de Cofins - Tanto para serviços quanto para Venda de Mercadoria ou produto); (Regime de Não Cumulatividade: 1,65% Pis e 7,60% de Cofins - tando de serviços quanto para Vendas de Mercadorias ou Produtos - Observando Legislação na apuração de Entradas ou Saídas, pois há algumas particularidades - Vide Coletânea da RF: www.receita.fazenda.gov.br )
Mas nas Vendas há outros quesitos como operação de vendas, descontos, devoluções, abatimentos etc.

Aguardando resposta e ou contato.

Jefferson Fernandes (31) 9503-5186
"Temo o dia em que a tecnologia ultrapasse a nossa interação humana,
e o mundo terá uma geração de idiotas" Albert Eintein
Samir

Samir

Iniciante DIVISÃO 4, Programador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 24 outubro 2014 | 09:36

Bom dia Jefferson,

Muito obrigado pelas informações me ajudaram muito a entender.
Tenho mais uma duvida eu baixei o programa do SPED de ICMS/IPI e comecei a olhar as notas de entrada. Vi que existe 4 tipos de Notas Fiscais: NF, NF Avulsa, NF Produtor e NF-e. Então quando o nosso cliente for dar entrada de NF usarei um desses 4 tipos, correto?
Minha duvida é a seguinte um dos cliente que iremos implementar é um comercio de móveis então ele tem que contratar montadores freteiros etc. Esse pessoal geralmente não trabalha com NF, como eu lançaria isso no EFD ?? em qual tipo eles se encaixariam?? eu tenho duvidas nestas entrada do dia-a-dia entende, tipo compra de copinho de café?? a entrada é a mesma de compra de madeira para fabricação de móveis?? Tenho muito que aprender ainda .

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.