x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 9

acessos 1.602

Qual a alíquota aplica do IRPJ E CSLL a uma empresa com ati

RODRIGO

Rodrigo

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Escritório
há 9 anos Quinta-Feira | 23 outubro 2014 | 16:23

Boa tarde pessoal, alguém pode me tirar uma duvida, tenho uma empresa com o cnae 94308/00 - (atividades de associações de direitos sociais.) a minha duvida é o seguinte com alíquota do IRPJ E CSLL que se aplica a essa empresa, sendo que ela é no lucro presumido.
Preciso de ajuda pessoal.

LINDOMAR FERNANDO CARNEIRO

Lindomar Fernando Carneiro

Bronze DIVISÃO 4, Analista Fiscal
há 9 anos Quinta-Feira | 23 outubro 2014 | 16:42

boa tarde Rodrigo.

para a base de calculo vai ser 32% tanto para o IRPJ e CSLL.

a alíquota tributada será 15% para o IRPJ e 9% para CSLL.

caso a base de calculo ( Receita x 32%) ultrapassar 60.000,00 deverá aplicar o adicional de IRPJ.


OBS: O percentual da presunção de lucros é de 32% para qualquer espécie de serviços mesmo que não seja a de profissões regulamentadas.

Atenciosamente,
Lindomar Fernando Carneiro

RODRIGO

Rodrigo

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Escritório
há 9 anos Terça-Feira | 28 outubro 2014 | 10:33

Olá ainda fiquei com duvida na resposta sobre alíquota aplicada sobre IRPJ e CSLL, sendo que a empresa está no lucro presumido , a atividade da empresa é atividade de associações de defesa de direitos sociais,será que alíquota é de IRPJ 4,80 E CSLL 2,88% , alguém mais pode tirar minha duvida?

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 9 anos Terça-Feira | 28 outubro 2014 | 11:15

Bom dia Rodrigo,


Esta classe contém as seguintes subclasses:
9430-8/00 ATIVIDADES DE ASSOCIAÇÕES DE DEFESA DE DIREITOS SOCIAIS

Notas Explicativas:
Esta classe compreende:
- as atividades de associações que são criadas para atuar em causas de caráter social, tais como a defesa dos direitos humanos, defesa do meio ambiente, defesa das minorias étnicas, etc.

Esta classe não compreende:
- as atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares (87.30-1)
- os serviços de assistência social sem alojamento (88.00-6)


Você certeza de que esta pessoa jurídica é tributada pelo Lucro Presumido? Qual é (exatamente) o código da Natureza Jurídica desta empresa?

...

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 9 anos Terça-Feira | 28 outubro 2014 | 17:39

Boa tarde Rodrigo

Se a natureza jurídica é associação de defesa de direitos sociais, esta entidade não visa lucros, logo, é isenta do IRPJ. Consequentemente será isenta também da CSLL e da COFINS, estando sujeita apenas ao PIS (1%) sobre a Folha de Salários.

Sendo isenta não pode ser tributada pelo Lucro Presumido ou qualquer outro sistema tributário.

Promova pesquisa no banco de dados do fórum acerca de Associações. Estou certo de que obterá todas as respostas que procura, se não, torne a entrar em contato.

...

Hugo Leonardo

Hugo Leonardo

Prata DIVISÃO 3
há 9 anos Quarta-Feira | 29 outubro 2014 | 09:41

Lembrando que o percentual de presunção pode ser reduzido, inclusive para os prestadores de serviços, quando a receita bruta anual for até R$ 120.000 deixando de ser 32% e passando a 16%. Outros serviços, como hospitalares, podem ter percentuais diferentes.


"Uma vida não questionada não merece ser vivida"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.