x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 1.193

calculo dos impostos para Empresa Lucro Presumido -Imune de

Susimara Assis

Susimara Assis

Bronze DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 24 outubro 2014 | 15:58

Estou com uma Associação sem fins lucrativos, que presta Atividades de Orientação Pedagogica as Escolas Estaduais, Municipais e algumas particulares.
Minha duvida é o seguinte: Ela seria uma empresa do Lucro Presumido - Imune de IR.
Quando que ele seria isento- não pagaria impostos (PIS, COFINS, IR, CSLL) ?
Quais os impostos a serem pagos sobre essas Notas e suas porcentagens?
Ao fazer o Balanço está dando Superavit, tem algum imposto a ser pago sobre isso?
Na maioria das notas veem descontado 1% do IR, é correto isso?

Aguardando uma resposta, agradecendo antecipadamente

Susimara

Susimara
Escritório Contábil TURIBA
Ricardo Dias

Ricardo Dias

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 24 outubro 2014 | 19:30

boa noite Susimara,
No que se refere à isenção, consideram-se isentas do Imposto de Renda e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido as instituições de caráter filantrópico, recreativo, cultural e científico, as fundações e as associações civis que prestem os serviços para os quais houverem sido instituídas e os coloquem à disposição do grupo de pessoas a que se destinam, sem fins lucrativos.
No caso da COFINS e do PIS, conforme previsto no artigo 14 da Medida Provisória nº 2.158-35/01, as instituições de caráter recreativo, cultural e científico, as fundações e as associações civis isentas do Imposto de Renda nas condições acima serão isentas também da COFINS e recolherão o PIS à alíquota de 1% sobre a folha de salários.
seguem links sobre o assunto:

www.receita.fazenda.gov.br
www.portaldecontabilidade.com.br

Ricardo Dias
CRC/RJ 073365-O


Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 9 anos Sexta-Feira | 24 outubro 2014 | 19:54

Boa noite Susimara,

Estou com uma Associação sem fins lucrativos, que presta Atividades de Orientação Pedagogica as Escolas Estaduais, Municipais e algumas particulares. Minha duvida é o seguinte: Ela seria uma empresa do Lucro Presumido - Imune de IR.

Se é uma associação sem fins lucrativos e não se trata de templo de qualquer culto, não é imune e sim isenta do IRPJ

Se é isenta do IRPJ não pode ser do Lucro Presumido, pois não visa lucro.

Reveja suas afirmações e torne a entrar em contato caso persista alguma dúvida.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.