x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 3

acessos 30.468

CFOP 6603 - credito de ST

Suzane Vandresen

Suzane Vandresen

Prata DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 9 anos Quarta-Feira | 29 outubro 2014 | 11:16

Bom dia!

Alguém já deu entrada nessa CFOP? Estamos aqui com um cliente do RS (sou de SC) que nos mandou essa nota com CFOP 6603 de restituição de ICMS ST. ...

No caso, dou entrada como 2603, mas tenho credito desse imposto?

E como ele deve aparecer no meu livro fiscal?

A nota só vem com os campos base de cálculo de ICMS ST e valor do ICMS ST preenchidos, e o valor total da nota....e não sei se considero esse valor total como valor contábil no meu livro fiscal..

Agradeço qualquer ajuda!

Suzane

Suzane P. Vandresen
Analista Fiscal
Dirceu Pereira

Dirceu Pereira

Ouro DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 30 outubro 2014 | 14:01

Boa tarde, Suzane Pereira!

Deverá lançar a NF-e no campo de Observação, com o valor do credito do icsm ST, lançaria no campo de outros credito do icms st, mas só poderá fazer esse procedimento se você for substituto tributário no seu estado, desta forma estará reduzindo o ICMS/ST nos próximos recolhimentos.

CFOP 2.603 - Classificam-se Neste Código os lançamentos destinados ao registro de ressarcimento de ICMS retido por substituição tributária a contribuinte substituído, efetuado pelo contribuinte substituto, nas hipóteses previstas na legislação.

Na devolução de mercadoria alcançada pelo regime de substituição tributária, o estabelecimento destinatário deverá:

I - emitir Nota Fiscal para documentar a devolução das mercadorias;

CFOP – DEVOLUÇÃO DE COMPRAS

Comércio – 5.411 / 6.411

Indústria – 5.410 / 6.410

II - adjudicar-se do imposto destacado na Nota Fiscal de aquisição relativo ao débito próprio do substituto tributário, proporcional às mercadorias devolvidas, mediante emissão de Nota Fiscal específica para este fim;

CFOP – 1.603 / 2.603 – Ressarcimento de ICMS retido por ST

III - emitir Nota Fiscal para fins de restituição do imposto relativo ao débito de responsabilidade por substituição tributária, em nome do estabelecimento que tenha efetuado a retenção e no valor do imposto retido, proporcional às mercadorias devolvidas.

CFOP - 5.603 / 6.603 – Ressarcimento de ICMS retido por substituição tributária

Preencher os campos “Base de cálculo Icms ST” , “Valor do Icms ST” e “Valor total da NF”.

Suzane Vandresen

Suzane Vandresen

Prata DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 9 anos Quinta-Feira | 30 outubro 2014 | 14:25

Boa tarde Dirceu!

Você faz exatamente desta forma?

A saída fizemos com 6603 também, então no caso mantenho em observações e me credito normalmente certo?

Obrigada!

Suzane P. Vandresen
Analista Fiscal

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.